Metodologia FCA (Fato, Causa Ação): o que é e para que serve

Metodologia FCA (Fato, Causa Ação): o que é e para que serve

A metodologia FCA é muito simples. Ela vem sendo adotada com bastante frequências por gestores que querem resolver problemas estratégicos com rapidez e eficiência.

Neste artigo, resolvemos explicar conceitualmente o que é FCA e demonstrar para que ela serve.

Continue lendo para entender na prática do que estamos falando!

O que é a metodologia FCA?

Acrônimo de Fato, Causa e Ação, a metodologia FCA pode ser descrita como uma forma de realizar diagnósticos empresariais. Ela foi criada para auxiliar lideranças nas tomadas de decisões e pode ser aplicada durante qualquer período dos processos, agindo como um facilitador na solução de problemas e na geração de melhorias.

A FCA também serve para prevenir riscos e gerar conhecimento aprofundado sobre processos aplicados. Ela é utilizada tanto reativa como preventivamente, pois consiste em analisar não só os “sintomas dos fatos”, mas também a raiz dos problemas. A partir dela, é possível criar ações alternativas e formular soluções fáceis de serem implementadas.

Na prática, o método FCA pode ser utilizado nos problemas relativos ao processo produtivo, nas vendas, no desenvolvimento de projetos e até mesmo no engajamento de equipes.

Seu grande trunfo é ajudar no aprofundamento das causas dos problemas e facilitar a análise para tomar decisões mais coerentes com a realidade.

Como usar a metodologia FCA na sua empresa?

Dito isso, vamos agora a algumas indicações de como a metodologia FCA pode ser aplicada em um negócio.

Na prática, tudo começa com a identificação do fato a ser analisado. Em seguida, são consideradas as possíveis causas que deram origem a esse problema e, finalmente, um plano de ação é formulado para controlar e resolver a eventualidade.

Em termos ainda mais simples:

Mergulha-se no FATO

O FATO é o problema presenciado (externa ou internamente) pela pela empresa. Pode ser uma eventualidade que esteja afetando a operação, a performance ou os resultados.

Por exemplo, os gestores estão percebendo um aumento de 25% nos gastos com telefonia nos últimos meses.

Entende-se a CAUSA

A CAUSA é o conjunto de motivos que desencadearam o problema. Ela nem sempre está visível a olho nu; é preciso estudá-la e, tão rapidamente, formular maneiras de controlar seus efeitos.

Seguindo nosso exemplo citado no tópico anterior, a empresa começa a desenvolver a análise FCA e descobre que o gasto com telefonia cresceu porque os colaboradores têm utilizado esse recurso para fins pessoais — foi determinada a causa.

E parte-se para a AÇÃO

Como o próprio termo sugere, a AÇÃO é a atitude de que a empresa deve desenvolver para resolver o problema. Ela só é bem realizada depois da identificação do fato e de suas casas — sem isso, é possível agir de maneira equivocada.

Para solucionar o problema do aumento nos custos com telefonia, os gestores podem aumentar os controles de uso do telefone em todas as linhas, trabalhar a conscientização do desperdício de recursos, delimitar gastos mínimos por área (criação de centros de custos) e assim por diante.

A metodologia FCA torna seu negócio mais estratégico?

Por fim, é interessante pensar que a metodologia FCA é uma das ferramentas que podem ajudar uma empresa a ser mais estratégica.

Ela pode ser utilizada, inclusive, para o acompanhamento de projetos por meio de metas e indicadores de desempenho. Se as metas estão dentro do planejado, ótimo. Se não, a análise FCA facilita o entendimento do que está atrapalhando o andamento do projeto.

Um outro ponto em que a metodologia FCA pode ser incluída é nos sistemas utilizados para realizar planejamento estratégico.

Utilizando o Scoreplan, por exemplo, você pode tornar a análise do desempenho dos seus indicadores de negócio mais rápida e eficiente com base nesse método! Peça uma demonstração, converse com um de nossos especialistas! É sem compromisso; solicite um contato ? aqui

Você já utiliza a metodologia FCA em sua gestão estratégica? O que achou deste artigo? Deixe seu comentário!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

6 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.