Meta SMART - Score

Meta SMART: uma poderosa aliada na gestão estratégica

Meta SMART é uma ferramenta simples usada pelas empresas para ir além da definição de objetivos difusos em um plano acionável de resultados.

Do inglês SMART Goals, na prática trata-se do acrônimo para os 5 elementos de metas específicas: mensuráveis, realizáveis, relevantes e baseadas no tempo (measurable, achievable, relevant, and time-based goals).

Neste artigo, você vai entender esse método em profundidade e também ter algumas dicas para colocá-lo em prática para potencializar resultados. Acompanhe!

O desafio da definição de metas realistas

Todo negócio de sucesso define e articula claramente suas metas para atingir objetivos específicos, ou seja, tem um bom planejamento estratégico. Na prática, é grande o número de empresas que não atinge esse grau de determinação.

Muitas organizações definem metas que não são realmente alcançáveis. Embora esses objetivos possam gerar grandes anúncios e inspirar as pessoas a se esforçarem para além do habitual, muitas vezes levam a uma frustração e decepção quando, em última análise, não são alcançadas.

Metas também podem ser difíceis de quantificar, tornando mais complexo determinar se o negócio está ou não fazendo algum progresso real em direção aos objetivos desejados.

“Obter mais negócios” é uma resposta típica, sobretudo  dos proprietários de pequenas e médias empresas quando perguntados sobre planos futuros. Por que será que isso acontece? Eis a questão!

Uma resposta que ajuda a entender essa dificuldade pode ser a falta de um pensamento estratégico. Há ainda a questão da dinamicidade do mercado, cada vez mais exigente e cercado de incertezas, que obriga os gestores a ter uma atuação mais urgente, o que acaba por atropelar a postura projetiva e analítica.

O que é Meta SMART, na prática?

O estabelecimento de metas SMART é uma técnica popular para validar objetivos e superar essa dificuldade estratégica. Elas ajudam a economizar tempo e energia tornando o processo de definição de metas mais eficiente e produtivo.

Existem várias maneiras de definir o acrônimo SMART. Uma definição bastante apropriada que pode ser resumida assim:

  • Specific (específica): clareza no que a empresa (ou o departamento/time de projeto) quer realizar;
  • Measurable (mensurável): identificação de marcos para rastrear o progresso;
  • Attainable (alcançável): objetivo realista e gerenciável;
  • Relevant (relevante): identificação de uma meta que se ajuste ao modelo de negócio;
  • Time-Based (baseado no tempo): identificação de um período de tempo específico para a meta.

Veja, a seguir, um detalhamento maior de cada um desses direcionamentos:

Específica

Boas metas são bem definidas e focadas. “Obter dois novos clientes corporativos bilionários no mercado de seguros de propriedade de São Paulo” é mais significativo para mobilizar sua equipe do que “Obter mais negócios”.

O foco cria uma força poderosa: o poder da meta. O momento em que um time se concentra com um objetivo claro, esse objetivo se torna um imã, puxando os profissionais e recursos para ele. Quanto mais concentradas estiverem as energias, mais fácil será alcançar os objetivos.

Mensurável

Uma meta sem um resultado mensurável é como uma competição esportiva sem um placar. Os números são parte essencial dos negócios.

A ideia aqui é colocar números concretos nos objetivos, para que a equipe ao longo do caminho, saiba se está traçando a rota correta ou não, e possa então ajustá-la.

Um quadro branco de metas publicado no escritório pode ser um lembrete diário para manter as pessoas concentradas nos resultados desejados. Cada vez mais, isso é feito com o apoio de  sistemas de gestão específicos, afinal a tecnologia proporciona rastreabilidade, segurança e agilidade.

Atingível

Com demasiada frequência, as empresas e/ou equipes podem definir metas que vão além do alcance. É importante saber que geralmente os investidores descartam inúmeros planos de negócios com objetivos extravagantes.

Sonhar grande e apontar para as estrelas é ótimo, mas manter um pé firmemente baseado na realidade é fundamental.

Uma indicação para que as metas traçadas sejam atingíveis é conhecer o mercado de atuação (as oportunidades e as limitações) e também a capacidade interna (equipe, recursos, tecnologias etc.) em profundidade.

Relevante

Metas alcançáveis são baseados na realidade do negócio e seu ambiente. Você pode desejar ter seu melhor ano de negócios ou aumentar a receita em 50%, mas se uma recessão se aproxima e três novos concorrentes abrem em seu mercado, suas metas não são relevantes para as realidades do mercado.

Outro ponto a ser levantado, é que a meta precisa ir de encontro aos seus objetivos de negócio, por exemplo: se um dos seus objetivos de negócio é aumentar as vendas do produto X e diminuir as vendas do produto Y – visto que este último tem uma margem de lucro bastante reduzida; faz sentido colocar uma meta de vendas arrojada para o produto Y?

Baseada no tempo

As metas e os objetivos de negócios simplesmente não são concluídos quando não há um período de tempo vinculado ao processo de definição. Se o seu objetivo de negócio é aumentar a receita em 20% ou encontrar 5 novos clientes, escolha um prazo para atingir essa meta. Jamais deixe em aberto, pois nesse caso as pessoas entendem que “tanto faz” se atingir em 2 meses ou 1 ano — desde que atinja. E definitivamente, não é o que queremos

Por que as metas SMART são eficazes?

Do ponto de vista das pessoas dentro da organização, o método Meta SMART entrega organização e propósito junto com definições, o que inspira paixão, lealdade, motivação, produtividade e alto desempenho por meio de uma comunicação clara e aberta. Com a definição de metas SMART, todos sabem exatamente quais são as prioridades e o que se espera delas.

À medida que o desempenho dos funcionários melhora, os gerentes podem, por sua vez, superar as armadilhas gerenciais comuns, como o microgerenciamento, a comunicação deficiente e a falta de foco.

? Leia também: 5 passos para fazer um Planejamento Estratégico de Sucesso!

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