Gestão empresarial de alta performance - Scoreplan

Relação entre qualidade e gestão empresarial de alta performance

Para entendermos a relação entre qualidade e gestão empresarial de alta performance, primeiro temos que delimitar que não estamos falando meramente de produtos e/ou serviços de qualidade.

A gestão da qualidade desempenha um papel crucial no crescimento e no desempenho do negócio.

Para que uma organização tenha sucesso, a qualidade deve ser mantida em todos os níveis. Por isso, é preciso implementar um conjunto de procedimentos para garantir que tudo esteja alinhado.

Sobre isso vamos conversar neste artigo. Continue lendo para entender a ligação entre qualidade e gestão empresarial de alta performance!

O que é gestão empresarial de alta performance?

Espera-se que os gestores alcancem um desempenho excepcional em sua unidade organizacional. Eles estão constantemente sob pressão para lidar com o atual ambiente de negócios que é caracterizado pela alta concorrência, mudanças no ambiente macroeconômico e outros desafios recorrentes. Eles estão sempre com pouco tempo devido às inúmeras demandas e, portanto, precisam de um forte foco no que realmente importa para melhorar o desempenho da organização.

É nesse contexto que a gestão empresarial de alta performance é fundamental. Ela é, em resumo, a capacidade que os gestores têm de alcançar os seguintes objetivos:

  • produtos e serviços mais consistentes: que entreguem confiabilidade aos públicos de interesse;
  • maior satisfação dos clientes: criação de experiências frutíferas dos consumidores com a marca;
  • custos mais baixos e lucros maiores: menos gastos para produzir, vender e entregar soluções melhores e também para conduzir os processos internos; mais retornos sobre os investimentos;
  • maior eficiência e inteligência operacional: estruturas de comunicação, responsabilidades e tarefas claras e em perfeito funcionamento;
  • riscos reduzidos: capacidade para lidar com riscos de todos os âmbitos (financeiros, de perda de clientes, de rotatividade de colaboradores etc.);
  • menos erros e mais acertos: visão e capacidade estratégica para garantir que cada escolha (cada projeto ou plano de ação) seja realizado sem a incidência de equívocos.

Em suma, podemos dizer que quando a empresa atinge uma gestão empresarial de alta performance seus gestores sabem exatamente no que focar, a fim de melhorar o desempenho organizacional e torná-lo sustentável.

Para alcançar a alta performance de gestão, é importante focar nas habilidades da equipe, gerar confiança, ter uma comunicação aberta e de mão dupla (fomentar o diálogo sem barreiras) e alcançar um nível de liderança no qual os colaboradores vejam a gerência como um espelho.

O que é gestão de qualidade?

A gestão da qualidade é um conceito que abrange quatro componentes:  planejamento, garantia, controle e melhoria contínua. Isso inclui procedimentos, ferramentas e técnicas usadas para fazer com que processo, projetos, produtos, serviços e outras áreas do negócio coloquem o negócio em um nível pré-estabelecido de qualidade.

Gerenciar qualidade significa buscar constantemente a excelência: garantir que o que a sua organização faz é adequado ao propósito, e não apenas permanece assim, mas continua melhorando.

Para sobreviver e prosperar, toda empresa precisa fazer uma boa gestão de qualidade. Ela pode melhorar a marca e sua reputação no mercado, protegê-la contra os riscos, aumentar sua eficiência, potencializar os lucros e posicioná-la para continuar crescendo. Tudo ao mesmo tempo em que deixa os funcionários e os clientes mais felizes.

Qual a ligação entre gestão empresarial de alta performance e qualidade?

Agora que já entendemos o que é gestão de alta performance e também o que é gestão de qualidade, vejamos como elas estão — ou devem estar — intimamente ligadas.

Na prática, uma empresa que realize uma boa gestão de qualidade necessariamente precisa ajustar seus processos, preparar sua equipe e organizar planos de ação que potencializem sua performance.

Isso porque produtos e serviços mais conscientes, clientes mais satisfeitos, custos sob controle, inteligência operacional e os outros pilares da gestão de alta performance precisam sempre se voltar para a melhoria contínua da qualidade.

É unindo esses dois grandes objetivos que as empresas conseguem, por exemplo, obter a certificação na ISO 9001:2015, padrão internacional que especifica requisitos para um sistema de gerenciamento de qualidade (SGQ).

A boa notícia é que o fator tecnologia tem ajudado muitas organizações a ganhar tempo e rapidez nesse esforço. Com soluções mais acessíveis, fáceis de implementar e usar, é possível organizar rotinas operacionais e estratégicas alinhadas com modernos métodos de gestão, liberar os colaboradores para uma atuação mais estratégica, mensurar melhor o retorno sobre os investimentos, testar diferentes ações e potencializar resultados.

Como os esforços qualidade estão colaborando com a gestão empresarial de alta performance do seu negócio? Deixe seu comentário!

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