A sua empresa não cresce e estes são os 3 principais motivos:

Você olha para os números da sua empresa e demonstra preocupação? Parece que as coisas não estão andando e não vê perspectivas de melhora? Muitas empresas, em determinado momento, passam por situações assim. É um sintoma de que algo precisa mudar. Sua empresa não cresce e vamos mostrar pra você os 3 principais e prováveis motivos.


Você não Planeja à longo prazo

Quando as definições de gestão do seu negócio visam apenas ações de curto prazo; todos os recursos, inclusive o tempo, são gastos com atividades rotineiras que muitas vezes podemos rotular de “apagar incêndios” – ao invés de investidos, efetivamente, no crescimento e alavancagem da empresa.

Quando você não planeja a longo prazo é muito difícil que consiga reconhecer e contornar, em tempo hábil, adversidades – principalmente as do ambiente externo (mercado). Isso o torna mais propenso a sofrer perdas, inclusive irreparáveis, em momentos de mudança e crises.

Quando você não planeja a longo prazo deixa de aproveitar as suas forças, perde em produtividade, e consequentemente em qualidade, vendas, etc. Isso ocorre porque você acaba gastando todo o seu potencial em atividades corriqueiras que apenas o mantém, mas não o levam a crescer.

Uma empresa que deseja crescer precisa ser orientada por objetivos estratégicos com planos de ação para alcançá-los. Desta forma, os recursos da organização serão melhor aproveitados e os resultados alcançados serão extremamente superiores.


Você planeja mas não executa

Muitos gestores planejam à longo prazo, eles só não executam. Se você é um desses, infelizmente preciso lhe dizer que planejar e não executar é pior ainda do que nem sequer planejar, por que além de não te levar a lugar nenhum você desperdiçou recursos planejando algo que não iria fazer.

Existem empresas que são muito boas em planejar, elas sabem onde querem chegar, mas acabam se deixando levar pelos acontecimentos do dia a dia e não executam o que planejaram. Ser um bom gestor também significa ser bom em garantir que o que foi planejado seja executado, porque isso vai levar a empresa a atingir seus objetivos.

Para facilitar a execução das ações de seu planejamento você pode elaborar um plano de ação detalhado que desdobre seus objetivos em pequenas tarefas diárias. Use ferramentas que que o ajudem nisso; uma delas, muito eficiente e também muito simples de usar, é o 5W2H. Ela nos auxilia a identificar desde quem vai executar uma tarefa, quando e como ela será realizada e também o orçamento necessário. Temos um artigo explicando melhor como usar e suas vantagens: Análise 5W2H: um método de resolução de problemas e desenho de planos de ação.


Você não mede o seu desempenho

O terceiro motivo que contribui para que as empresas não cresçam é não medir os resultados operacionais, táticos e estratégicos. Se você não conhece os resultados que a sua empresa está entregando, não tem como melhorar. E se não conhece os resultados, como sabe que está obtendo sucesso? Não dá mais para contar com achismos.

Indicadores são informações, dados selecionados, que demonstram como a empresa realiza suas metas. Os indicadores ajudam a entender porque alguns resultados não foram atingidos, irão te mostrar os gargalos que estão atrapalhando o crescimento da sua empresa e suas causas. E ainda, o ajudarão a conhecer seus pontos fortes e como explorá-los.

Os três principais motivos para que uma empresa não cresça são: falta de planejamento; falta de execução, e; não medir o desempenho. O planejamento estratégico, uma das categorias do planejamento empresarial, como o próprio nome diz, estabelece estratégias de longo prazo, necessárias para se alcançar resultados e objetivos que levam a empresa ao crescimento. Uma vez que o planejamento foi definido, é preciso executar todas as ações e tarefas, e medir os resultados que estão sendo alcançados.


Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.