Gestão por resultados: saiba o que é e como implementá-la na empresa

A gestão empresarial não se trata de um padrão que se aplica da mesma forma em todas as organizações. Há diversas metodologias e ferramentas diferentes que podem ser aplicadas, caso a caso, com o objetivo de trazer melhores resultados para o negócio.

Uma delas é a gestão por resultados — um método bastante interessante, criado na década de 1950, e bastante utilizado até os dias atuais.

Você já havia ouvido falar nele? Então, leia nosso artigo e tire suas dúvidas sobre este tema!

O que é a gestão por resultados?

A gestão por resultados (ou Management by Objectives — MBO) foi um conceito criado por Peter Drucker, um dos grandes nomes da administração, em seu livro The Practice of Management.

A ideia central da metodologia é ter uma gestão orientada pela definição de objetivos específicos em uma organização, de modo que todos os colaboradores devem buscar atingir esses objetivos após a definição e disseminação. Com isso, os gestores e respectivos times conseguem trabalhar com maior organização e, consequentemente, eficácia.

Drucker defende que, com a gestão por resultados, a administração consiga priorizar os resultados em todas as atuações de todos os atores envolvidos nos processos internos. E como objetivo final está sempre o aumento do desempenho da organização.

Sendo assim, as metas traçadas são definidas com a ideia de orientar os esforços da sua equipe rumo ao cumprimento dos objetivos pretendidos pela organização.

Ela se baseia nos seguintes pilares:

  • transparência;
  • objetividade;
  • engajamento das pessoas.

Quais os objetivos da gestão por resultados?

O principal objetivo da gestão por resultados diz respeito a orientar os esforços para um objetivo final, independentemente dos meios que seu negócio utilizará para isso. Porém, não se restringe apenas a esse.

Outro objetivo da gestão por resultados é potencializar o trabalho em equipe, de forma que os times se unam em prol de conseguirem cumprir a meta pretendida. Afinal, não é uma guerra em prol de conquistar a vitória, mas, sim, uma construção coletiva dos times na busca por um objetivo da organização. Com isso, há uma maior integração entre as equipes, o que favorece a empresa como um todo.

Como ela funciona?

Quando você passa a aplicar uma gestão por resultados em seu negócio, passa a estabelecer alguns princípios em seu negócio. São eles:

  • os resultados pretendidos são a referência-chave para todas as ações, planejamentos e processos que são realizados internamente em seu negócio;
  • todos os colaboradores são igualmente responsáveis pelos resultados do negócio;
  • deve ocorrer uma integração completa de todos os setores do negócio, para que caminhem juntos em prol dos resultados pretendidos;
  • os processos e procedimentos não são a ênfase do negócio, e sim os resultados pretendidos.

Para ser aplicada, os gestores precisam seguir algumas estratégias, tais como:

  • realização de treinamentos;
  • apoio à diversidade;
  • definição de metas;
  • união dos times;
  • definição do processo e avaliação dos riscos e vantagens.

Quais os benefícios da gestão por resultados?

Alguns dos principais benefícios que a gestão por resultados gera para a organização são:

  • aumento na retenção de talentos;
  • diminuição da taxa de turnover;
  • aumento da produtividade dos funcionários;
  • melhor sinergia para trabalho em equipe;
  • melhor clima organizacional;
  • melhor alinhamento da cultura organizacional;
  • maior alinhamento das métricas;
  • maior transparência entre os setores.

Implementar a gestão por resultados na sua empresa pode ser o diferencial para conseguir melhorar seus resultados e alcançar os objetivos propostos.

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