Software na nuvem: conheça 5 vantagens para sua empresa

As tendências em software na nuvem apontadas pela consultoria Gartner, em uma conferência no final de 2019, estão se confirmando. Entre elas, a democratização dos códigos de programação, que torna acessível ao público leigo recursos para criar sites, aplicativos, entre outras funções. Ou seja, as pessoas estão aderindo cada vez mais à cloud computing devido às suas vantagens.

A sua empresa já conhece essas tendências ou os benefícios de aderir à cloud computing ainda não são totalmente compreendidos? Seja qual for a sua resposta, avance na leitura e saiba como aproveitar melhor as incríveis possibilidades que só a nuvem pode oferecer.  

Afinal, quais são as vantagens de um software na nuvem?

De forma resumida, software na nuvem é todo aquele que dispensa espaço em hardwares próprios. Em vez de sua empresa ter que comprar discos rígidos ou mesmo servidores para instalar programas, ela faz isso utilizando a infraestrutura remota de outras empresas.

Por isso, a computação na nuvem está se disseminando tão rapidamente, já que, ao eliminar a necessidade de investimentos, ela traz consigo uma série de benefícios. Veja quais são!

1. Aumento na produtividade

Tempo é tudo! Quando as atividades em uma empresa dependem de sistemas on-premises — instalados no mesmo local — acabam por gastá-lo mais que o necessário. Isso porque passa a existir toda uma demanda por manutenção e atualizações, que são de difícil gestão. Sendo assim, ao passar seus sistemas e softwares para a nuvem, o tempo passa a ser utilizado de maneira mais racional e, assim, a sua produtividade aumenta.

2. Segurança dos dados

Ao deixar a cargo de outra empresa a tarefa de gerir seus dados, aumenta também a segurança, já que eles passam a ser criptografados. Isso significa que, para acessá-los, será preciso passar por verificações de segurança que, em servidores próprios, dificilmente poderiam ser implementadas.

3. Redução de custos

Pessoas mais produtivas e dados protegidos são alguns dos fatores que levam à redução de custos. Logo, com um software na nuvem, seu orçamento fica mais folgado, já que uma série de custos associados a sistemas próprios deixam de existir.

Outro aspecto que torna a cloud computing mais em conta é que ela aumenta a sua capacidade de trabalhar remotamente, como veremos no tópico a seguir. Ou seja, a empresa também pode eliminar gastos com transporte, combustíveis e outros relacionados ao trabalho presencial.

4. Mobilidade

O trabalho com times remotos está em alta, mas para aproveitar essa onda é indispensável contar com softwares e sistemas baseados na nuvem. Além de facilitar a gestão de equipes, a cloud computing permite que você tome decisões com efeitos imediatos. Ou seja, não será preciso esperar muitos dias ou que o fim de semana passe logo para que seja possível implementar uma melhoria ou corrigir falhas.  

5. Controle e restrição de acesso

Por meio da nuvem o controle de acesso é muito mais confiável. Afinal, em servidores remotos, os mecanismos de checagem em acessos é muito mais rigoroso do que em sistemas on-premises

Portanto, optar por opções “em nuvem” na hora de escolher um software de gestão, pode ser a solução.

E se você ainda não decidiu se vale a pena ou não investir em tecnologia, conheça 7 bons motivos para fazê-lo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.