Futuro do planejamento estratégico: confira 3 tendências!

Em um futuro (já muito presente, diga-se de passagem) o planejamento estratégico promete ser mais tecnológico; orientado por dados, transparente e ágil, afim de proporcionar melhores resultados e maior eficiência na tomada de decisão.

O avanço do fator “tecnologia” é essencial para qualquer negócio, principalmente em um cenário competitivo e dinâmico.

O desenvolvimento de novos métodos de aplicação da gestão estratégica é fundamental. É uma forma de melhorar processos, por vezes não tão eficientes mas, com muito potencial – visto que sua aplicação é necessária para alcançar metas e objetivos.

Do mesmo modo, estar por dentro das novidades é parte das atribuições de bons profissionais. Se você deseja saber mais sobre o “futuro” do planejamento estratégico, confira 3 tendências e dicas para estar preparado!

Importância do planejamento estratégico

O planejamento estratégico é um dos instrumentos de gestão mais importantes para as empresas, independentemente do porte e segmento de atuação. Sua aplicação proporciona inúmeros benefícios.

Estabelecer o planejamento estratégico é essencial para:

  • alinhar propósito em todos os níveis organizacionais;
  • tomar decisões certas e rápidas;
  • ter maior clareza sobre as prioridades do negócio;
  • otimizar o tempo da equipe de trabalho;
  • ter uma orientação clara para alcançar os objetivos a curto, médio e longo prazo.

Ao definir estratégias para o negócio, naturalmente a gestão vai evoluir em todos os sentidos, contribuindo até mesmo para questões mais específicas e pontuais. Além disso, a mudança positiva no comprometimento da equipe é notável.

3 tendências para o futuro do planejamento estratégico

O avanço da tecnologia sempre revolucionou as atividades econômicas de todos os setores. Muitas vezes de uma forma abrupta – e essa realidade tende a permanecer e ser cada vez mais comum.

Independente, toda empresa que deseja se manter competitiva deve acompanhar as tendências – antecipando-se a elas ou pelo menos adaptando-se em tempo. Para isso, é necessário planejamento estratégico.

Veja então, as principais tendências para o futuro do planejamento estratégico!

1. Uso de softwares especializados

Desenvolvidos para atender necessidades específicas e otimizar o gerenciamento empresarial, os softwares especializados estão chegando e vieram para ficar. Os softwares especializados em planejamento estratégico por exemplo, tem como finalidade tornar o processo de planejamento mais realista, coeso e contínuo.

Cada vez mais a utilização dos softwares ganha espaço. Justamente por eles apresentarem especialidade, o que garante agilidade nos processos – através de atualizações automáticas; acessibilidade – em um mundo onde o home office já é realidade; e, dados confiáveis e informações “amarradas”.

Certamente o fator “software” precisa ser considerado no seu planejamento estratégico visando a otimização de processos e do trabalho. Dependendo do seu core business e tamanho, até mesmo um software especializado no próprio planejamento estratégico pode ser necessário.

2. Preferência por soluções Cloud

Em 2019 essa tendência já havia sido apontada pelo Gartner e ao longo deste ano veio se consolidando. As empresas estão aderindo cada vez mais à cloud computing devido às suas vantagens. O uso de soluções cloud dispensa muitos dos altos custos com a infraestrutura necessária para o suporte das soluções mais tradicionais.

Além disso, outros benefícios que influenciam essa curva ascendente são; o aumento na segurança das informações visto que os dados são criptografados e, o acesso facilitado – de qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer dispositivo.

3. Utilização de inteligência artificial

A inteligência artificial é mais uma das tendências que se desenvolve rapidamente. Suas aplicações são inúmeras e auxiliam a aprimorar e automatizar os serviços, para que os profissionais se concentrem em ações mais táticas, estratégicas e importantes.

Considerar o impacto desta tendência e pensar na aplicabilidade em seu negócio é essencial. Portanto, é mais um fator que deve ser analisado no seu planejamento estratégico.

Dicas para se preparar para as mudanças

O segredo para uma gestão de sucesso é estar sempre atento ao mercado para não ficar para trás. Estar preparado para tudo, ou quase tudo, é fundamental para a prosperidade do negócio. É claro que existem fatores externos que influenciam o negócio e são muito difíceis de mapear antes do impacto, no entanto é o seu modelo de gestão que vai ditar o ritmo e o sucesso da resposta.

Esse processo exige capacidade de adaptação constante, principalmente por parte dos profissionais que atuam diretamente com a gestão. Então:

Mantenha-se informado

Todo gestor deve ter informações sobre a sua equipe e operação em primeira mão. Assim, é possível identificar pontos que podem ser melhorados para atingir a alta performance, atribuindo novas tecnologias para conseguir resultados mais expressivos. É essencial também investir na capacitação constante, tanto pessoal quando da equipe de trabalho. 

Aposte na inovação

Ser inovador é quase uma necessidade para ter sucesso profissional, ainda mais quando se trata de tendências para o futuro. O planejamento estratégico, por ser um instrumento de gestão importantíssimo, precisa da inovação como um dos seus pilares, pois ela é indispensável para para garantir a adaptação de que tanto falamos. É importante estar aberto as novas ideias e usar todos recursos em favor dos interesses da empresa.

Invista na tecnologia

Não há como falar em tendências para o futuro sem considerar a tecnologia. As inovações constantes em termos de software proporcionam aos gestores um controle inteligente sobre a gestão e, ainda, facilitam a busca pela melhoria contínua em diversos sentidos. A melhor maneira para se preparar para as mudanças é investir em inovação e softwares para facilitar a gestão da qualidade, a gestão da equipe, a financeira e a gestão da empresa como um todo.

Como você percebeu no contexto deste artigo, o futuro do planejamento estratégico é agora, e ele é volátil mas promissor. Está na hora de fazer o Planejamento Estratégico para 2021, não deixe de buscar as melhores ferramentas para apoiar este processo e manutenção dele ao longo do próximo ano.

Gostou do post? Agora que você está bem informado sobre as tendências, conte-nos o que achou! Deixe aqui o seu comentário! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.