Análise PEST: saiba o que é e como realizá-la na sua empresa!

Embora a pandemia de COVID-19 tenha sido decretada pela OMS em março de 2020, ela já dava sinais de que poderia acontecer em dezembro de 2019. Nesse caso, a análise PEST poderia ajudar as empresas a, pelo menos, elaborar um plano de contingência, tendo em vista a possibilidade de uma crise em função dessa pandemia.

Esse é apenas um exemplo de como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa a crescer ou se antecipar aos obstáculos aos quais todo negócio está sujeito. Veja como funciona! 

O que é análise PEST e por que investir tempo nela? 

Também conhecida como matriz PESTAL, a análise PEST serve para mapear o cenário externo para identificar oportunidades, ameaças ou ambos. É mais ou menos o que se faz na matriz SWOT — que abordaremos mais à frente — mas em um nível bem mais aprofundado.

Quais fatores devem ser analisados?

Na verdade, PEST é o acrônimo para designar os fatores Políticos, Econômicos, Sociais e Tecnológicos que podem afetar a performance de uma empresa. Com o tempo, a esses fatores foram acrescentados os Ambientais e Legais, formando assim a matriz PESTAL, ou PESTEL na sigla em inglês. Saiba como cada uma entra nessa análise.

Políticos 

No “P”, a empresa se dedica a avaliar os impactos da política em suas atividades como um todo. Um bom exemplo disso é a análise da influência que as eleições podem exercer no ambiente de negócios, caso um candidato X ou Y venha a ser eleito. 

Econômicos

Na dimensão econômica, a análise procura mapear fatores como taxa de inflação, de câmbio e políticas monetárias ao nível macro. Vale questionar aqui sobre a performance da economia do país e do estado e se as projeções são otimistas ou não para os próximos meses e anos.

Tecnológicos

Considerando a influência crescente da tecnologia digital em negócios de diversos nichos, é preciso sempre ter em conta a evolução desse setor e de que forma ele pode impactar nos resultados. Para empresas do segmento industrial, é indicado analisar e fazer projeções sobre o desenvolvimento em termos de máquinas e equipamentos, por exemplo.

Sociais

Nesse item entram as análises dos fatores demográficos, como taxa de crescimento populacional e de desemprego. Outro fator que pode ser “destrinchado” aqui é o comportamento do consumidor, especialmente se a empresa pretende expandir suas atividades para outros locais.

Legais

Novas leis surgem o tempo todo — veja, por exemplo, a nova LGPD. Por isso, é de extrema importância acompanhar as publicações e notícias dos órgãos legislativos na análise PEST e, a partir disso, identificar ameaças e oportunidades.

Ambientais

Com a economia verde cada vez mais em alta, é fundamental analisar de que maneira os fatores ambientais poderão impactar o seu negócio. Nesse quesito, pode ser feita uma análise mista, na qual entram elementos de legislação (quais leis ambientais podem favorecer ou não a empresa?) e sociais (meus clientes preferem produtos “verdes”?)

Qual a diferença entre análise PEST e matriz SWOT?

Ao conhecer melhor a matriz PESTAL, provavelmente você deve ter recordado de outra ferramenta de gestão consagrada, a matriz SWOT (ou FOFA). Nesse caso, vale destacar que, no caso desta última, além dos fatores externos (Opportunities e Threats/ Oportunidades e Ameaças), são avaliados os internos (Strengths e Weaknesses / Forças e Fraquezas). Sendo assim, pela matriz PESTEL, a empresa pode se aprofundar ainda mais na análise do contexto externo, se compararmos com o que se faz na análise FOFA.

Portanto, a análise PEST deve ser aplicada sempre junto à SWOT para que se tenha um panorama completo sobre o negócio. Use-a para controlar melhor o seu orçamento, já que ela pode fornecer um quadro mais completo a respeito de possíveis custos e despesas futuras. Isso vale tanto para ameaças quanto para as oportunidades, certo?

Gostou desse conteúdo? Se sim, talvez você goste também do nosso novo eBook: Planejamento Estratégico 2021. Nele nós desmistificamos o tema e, apresentamos o leitor a um roteiro para elaboração bem como a diversas metodologias e ferramentas de apoio. É gratuito, baixe aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.