Quais são os fatores que prejudicam a cultura empresarial e como evitá-los?

A existência de uma boa cultura empresarial é fundamental para o crescimento da empresa. Os comportamentos dos colaboradores refletem os valores de uma empresa. Portanto, é essencial alinhá-los à missão do negócio.

Quando uma empresa está com a cultura contaminada por fatores tóxicos, como alta rotatividade de pessoal e falta de motivação, é hora de mudá-la. Afinal, uma cultura empresarial tóxica tende a desmotivar equipes e a reduzir a produtividade da organização. Com algumas técnicas, é possível realizar a implantação de uma nova cultura empresarial com sucesso, gerando motivação e harmonização. Com isso, a produtividade aumenta.

Neste artigo, vamos explicar quais são os fatores que prejudicam a cultura de uma empresa e como evitá-los. Também, vamos dar algumas dicas para você modificar uma cultura empresarial para melhor. Confira!

Saiba o que é uma cultura empresarial

Esse é o nome do conjunto de valores compartilhados pelos integrantes de uma organização, isso inclui os comportamentos comuns entre os funcionários. Assim, os perfis das lideranças, as políticas, os tipos de remuneração, o organograma e o nível de rotatividade são determinantes para a construção dessa cultura.

Aprenda a identificar uma cultura empresarial que precisa melhorar

Quando uma empresa está com sua cultura prejudicada, apresenta sinais como baixa produtividade e funcionários desmotivados. Nas organizações com uma cultura empresarial tóxica, o clima organizacional, ou seja, como as pessoas se sentem no ambiente de trabalho, tampouco é dos melhores. 

Conheça os maiores vilões da cultura empresarial

Entre os fatores que mais prejudicam a cultura empresarial de qualquer organização, podemos citar as fofocas. Elas fomentam intrigas, que levam tensão ao ambiente de trabalho. Outros vilões são os chamados jogos de poder entre os colaboradores, que colocam os interesses pessoais acima dos coletivos, prejudicando as metas da empresa.

Outro aspecto que sabota a cultura empresarial é o alto índice de rotatividade de funcionários, o que faz com que talentos sejam perdidos. A presença de líderes de perfil controlador também contribui para contaminar a cultura das empresas, pois tende a prejudicar a harmonia das equipes. Além disso, chefes controladores costumam resistir a ferramentas e a métodos inovadores que poderiam alavancar os resultados do negócio.

Saiba como você pode começar a mudar a cultura organizacional

É possível tanto melhorar a cultura empresarial tóxica de uma empresa quanto construir uma cultura corporativa do zero. Essa tarefa não deixa de ser um desafio, pois os gestores devem seguir algumas etapas importantes.

O primeiro passo no desafio de mudar ou implantar a cultura empresarial é definir os valores desejados pela organização. Os gestores devem ter em mente a missão e a visão da empresa, e como seus gestores querem que ela seja vista no mercado.

No caso de uma cultura já existente, os gestores precisam avaliá-la. Para isso, devem ser analisados o comportamento em comum e a motivação dos funcionários, assim como o perfil dos líderes. Somente após essa análise, será possível promover ações para alinhar a cultura da empresa à missão do negócio.

Envolva os funcionários na implantação da cultura empresarial

A participação dos colaboradores junto à nova cultura empresarial é fundamental para cumprir as metas corporativas. Para conquistar tal engajamento, o primeiro passo é informá-los sobre os objetivos da empresa e sobre os valores que norteiam a nova cultura empresarial.

Estabelecer formas eficientes de comunicação com os colaboradores é muito importante nessa missão. Podem ser feitas campanhas, boletins informativos e banners. Reuniões também podem ser promovidas para esclarecer as diretrizes empresariais. Os materiais usados na comunicação externa, inclusive aqueles distribuídos em eventos, também devem conter os símbolos e a linguagem da cultura empresarial.

Incentive o engajamento dos colaboradores junto à nova cultura empresarial

Uma maneira de aumentar o envolvimento dos funcionários na implantação da cultura empresarial é promover recompensas. Os gestores podem criar prêmios para os colaboradores que se empenham na adoção dos comportamentos desejados pela empresa. Funcionários engajados podem ganhar cursos de capacitação, por exemplo. Isso pode aumentar o grau de motivação dos demais colaboradores.

Estipule metas para avaliar o sucesso da implantação da cultura empresarial

Para avaliar o impacto da nova cultura empresarial, você deve estipular metas. Somente assim terá parâmetros para avaliar realmente em qual nível a nova cultura organizacional influencia as atitudes dos funcionários. Faça uma auditoria nos processos de gestão da cultura empresarial, converse com os funcionários e avalie se houve melhoria no grau de motivação dos colaboradores.

Alinhe a cultura empresarial à missão do negócio ao longo do tempo

O alinhamento da cultura corporativa à missão do negócio faz parte do planejamento estratégico das empresas. Por isso, os gestores devem procurar manter esse alinhamento de forma permanente.

Os gestores devem elaborar um plano de ação específico para a gestão da cultura organizacional que contenha todas as etapas previstas. Esse plano deve incluir modelos de comportamentos que a empresa deseja que se tornem os padrões da sua cultura.

Dar feedback aos funcionários é um fator importante na manutenção da cultura da empresa. Os gestores de recursos humanos podem fazer pesquisas com os funcionários com esse fim, assim como reuniões individuais. Também, é importante, ao longo do tempo, identificar e evitar os fatores que podem prejudicar a cultura empresarial a qualquer momento.

Faça novas contratações alinhadas à nova cultura empresarial

Definida a nova cultura empresarial, você poderá realizar processos de seleção de pessoal mais direcionados e eficientes. Procure perfis de candidatos alinhados aos valores da empresa. Dessa forma, a adaptação dos novos talentos será facilitada e a produtividade dos recém-contratados tende a ser alta. Para isso, use métodos e soluções que a tecnologia oferece para filtrar os perfis de candidatos.

Uma cultura empresarial não se desenvolve do dia para a noite. É importante manter o foco e sustentar os padrões de comportamento da cultura ao longo do tempo. Com essas dicas, certamente, você conseguirá identificar os fatores que contaminam a cultura da sua organização.

Este artigo foi útil para você? Aprenda mais sobre outros assuntos, que podem ajudar na gestão estratégica de sua empresa, em nossas redes sociais. É só nos seguir no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.