Como melhorar a eficiência operacional da sua empresa em 6 passos

A necessidade de aperfeiçoar resultados para manter-se competitivo é um desafio comum a todos os negócios. Sendo assim, investir na eficiência operacional é indispensável. A eficiência operacional atua de forma a, entre outras coisas; evitar falhas, otimizar as atividades internas, elevar o desempenho, reduzir custos e aumentar a satisfação dos clientes e do time.

Para te ajudar não só a entender melhor, mas a atingir a eficiência operacional, confira neste post 6 passos infalíveis!

O que é e para que serve a eficiência operacional

Eficiência operacional consiste em métodos e procedimentos para melhorar os processos internos de uma empresa. De forma simples, significa a capacidade de produzir, sejam produtos ou serviços, de forma econômica sem que isso interfira na qualidade.

O objetivo da eficiência operacional é otimizar os processos internos de forma geral, ou seja, elevar o desempenho da mão de obra e dos equipamentos.

A importância da eficiência operacional para a empresa

Ainda não entendeu porque a eficiência operacional é tão importante? Se algum dos itens abaixo mencionados for uma meta ou objetivo no seu negócio, saiba que a eficiência operacional é crucial para conseguir alcançar.

  • redução dos custos;
  • melhora da experiência dos clientes;
  • processos dinâmicos e flexíveis;
  • maior controle operacional;
  • ganho de produtividade;
  • maior competitividade.

Os 6 passos para a alcançar a eficiência operacional

Muitas empresas enfrentam grandes dificuldades com a falta de controle na gestão operacional. Com isso, a possibilidade de ocorrer prejuízos e desperdícios que influenciam na qualidade e custo do produto final são evidentes.

Investir em ações que promovam a eficiência operacional é a melhor maneira maneira de evitar esse tipo de problema.

Veja como alcançar esse objetivo!

1. Faça um planejamento

Muitas pessoas não sabem, mas antes de planejar é preciso analisar. A análise aqui, precisa ser no sentido de entender o motivo ou, os motivos pelos quais você deseja alcançar a eficiência operacional; pode ser por exemplo, porque você identificou (análise) uma demora excessiva em determinado processo, o que acaba por prolongar o tempo de entrega (motivo) de um produto ou serviço e isto impacta na percepção de valor do cliente (motivo).

No caso do exemplo acima citado, um dos objetivos do seu planejamento estratégico poderia ser; alcançar a eficiência operacional – e a partir deste objetivo você pode ter iniciativas que contemplem não só esta mas todas as frentes da sua busca pela eficiência operacional como: aumento de produtividade, redução no tempo de entrega e etc. A partir de cada uma dessas iniciativas, você deve criar um plano de ação.

A dica é: invista tempo na criação do plano de ação. Utilize ferramentas como 5W2H para garantir que tudo esteja bem definido.

2. Mapeie processos

Ao mapear os processos, você vai poder analisar o desempenho de cada um deles. O objetivo é identificar pontos que causam perdas e desperdícios de tempo ou outros recursos. Como os processos têm grande influência nos resultados, os que não são bem executados devem ser reestruturados. Para este mapeamento, considere os indicadores para avaliação e, invista em conversas e no processo de observação para entender como os processos estão sendo executados, só assim você conseguirá compreender a raiz do problema e, consequentemente, a solução a ser buscada.

3. Identifique falhas e riscos

A análise criteriosa dos processos internos permite não só identificar etapas desnecessárias e morosas, como também as falhas e os riscos que podem comprometer os resultados. É uma etapa essencial para a eficiência operacional, pois determina as situações incertas, que geram riscos, e as quais os gestores devem ficar atentos. Para tanto, tenha uma visão sistêmica da empresa e todas as suas atividades, desde o início das operações até a entrega do produto ou serviço. Assim, você pode se antecipar e agir preventivamente para evitar ou contornar o impacto dos riscos no negócio.

4. Busque parcerias

As parcerias são importantes para o desenvolvimento de qualquer empresa, seja para incluir processos mais tecnológicos ou para agregar formas de gestão modernas e inovadoras a fim de aprimorar os resultados. De acordo com o segmento do negócio, busque parcerias que possam contribuir de forma positiva para a empresa.

5. Otimize os equipamentos e processos

Para ter maior eficiência, é preciso otimizar a operação dos equipamentos e processos, reduzindo a perda de tempo da mão de obra e os desperdícios de matéria-prima. A tecnologia é uma grande aliada e contribui com ferramentas inteligentes para tornar os processos mais eficazes. A otimização dos equipamentos e processos é um dos pilares para atingir a eficiência operacional. Consiste no momento no qual as ações para reduzir as perdas são, de fato, colocadas em prática.

6. Providencie a reestruturação

A reestruturação da organização promove a ordenação das tarefas, definido desde os procedimentos operacionais até a hierarquia, estabelecendo gestores e líderes. Portanto, é essencial para evitar desgastes, garantindo uma atuação harmoniosa, padronizada e que leva à melhoria contínua.

Além disso, também é importante investir na capacitação e no treinamento dos profissionais de forma frequente. Mesmo após o processo de reestruturação, afinal uma equipe bem treinada contribui de forma considerável para a eficiência operacional.

Para alcançar a eficiência operacional, é crucial monitorar e mensurar os resultados. É importante, sobretudo, para ter maior embasamento das decisões e acesso a informações valiosas sobre o desenvolvimento dos processos. Para tanto, a tecnologia é a maior aliada, oferecendo softwares de gestão com funcionalidades que permitem ter maior controle sobre cada resultado.

Como você percebeu neste artigo, a eficiência operacional é extremamente importante para qualquer empresa.

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