Foco na solução e foco no problema: qual a diferença?

É difícil encontrar pessoas que têm uma vida livre de adversidades. No entanto, os contratempos não são necessariamente algo ruim, eles representam uma maneira de evoluir. Empecilhos nos motivam a pensar em soluções e deixar a mente ativa e aberta.

Cada pessoa encara uma situação ruim de maneira diferente, especialmente em empresas. Indivíduos com foco na adversidade são aqueles que estudam a origem da falha. Aqueles que preferem refletir sobre todos os artifícios possíveis para resolver a questão são focadas na resolução.

Se você tem quer saber mais sobre essas duas abordagens; foco na solução e foco no problema, siga com a leitura desse artigo.

Qual a importância de lidar com dificuldades na empresa?

Momentos difíceis no ambiente profissional tendem a deixar funcionários e gestores mais fortes e criativos. Apesar disso, precisamos saber como tornar os obstáculos em algo positivo para toda a empresa.

Existe apenas um tipo de complicação: aquela que vale a pena ser resolvida.

Pensando no aproveitamento da adversidade para seu negócio crescer, é necessário considerar dois aspectos. Primeiro, como empresários resolvem questões do cotidiano. Em seguida, como transformar os contratempos em oportunidades. Com isso em mente, é possível crescer no mercado de trabalho com uma equipe mais produtiva e reflexiva, totalmente pronta para elaborar soluções inovadoras a favor da organização.

O que é foco no problema?

Algumas pessoas encaram o foco no problema como o caminho para o sucesso. Trata-se de uma habilidade universal que se aplica a qualquer função e todos os setores. Apesar de muitos preferirem focar na solução no local de trabalho, nem todos os funcionários são bons nisso. Por isso que a outra opção costuma ser bastante viável, mesmo que alguns indivíduos discordem.

Compreender componentes críticos envolvidos na estrutura do empecilho pode ajudar seus funcionários a melhorar as habilidades de pensamento e decisões. Além de demonstrar sua experiência aos demais funcionários, para usarem como base ou inspiração. Profissionais atentos para resolver reveses e obstáculos são pessoas valiosas, que se destacam em qualquer equipe. Por essa razão, é fundamental trabalhar com eles.

Há uma grande vantagem de focar em entender o problema de forma mais detalhada. Quanto mais tempo investirmos averiguando o contratempo, mais fácil será para encontrar soluções. Desse modo, há boas chances de elaborar uma resposta simples e rápida de ser implementada em empresas. Essa também é uma forma de cultivar a colaboração entre todos os funcionários.

O que é foco na solução?

Concentrar-se em soluções está relacionado à eficácia no trabalho, é uma forma de trazer alternativas diferentes e inovadoras. Quando focamos nesse aspecto, mantemos a positividade que nos ajuda a motivar as pessoas ao seu redor. Além disso, reflete apenas em maneiras de resolver contratempos o mais rápido possível. Esse foco segue alguns princípios, por exemplo:

  • desenvolver rascunhos de soluções;
  • não tentar resolver o que não precisa ser resolvido;
  • caso uma solução falhe, considere a próxima medida a tomar;
  • caso não tenha encontrado uma resposta útil, pesquise mais sobre ela;
  • ter cautela com resultados positivos.

Alguns indivíduos acham que focar no obstáculo raramente ajuda. Eles consideram que esse foco requer gestão de tempo e energia, ou seja, forçando a mente. Essa preocupação pode deixar funcionários assustados e preocupados, sem capacidade de tomar atitudes decisivas. As adversidades dificilmente desaparecem por conta própria, não importa quanto tempo você invista refletindo sobre elas.

Não é justo esperar que outros resolvam os desafios por você. Como proprietário de uma empresa, há responsabilidade de ponderar propostas mais práticas e eficazes. Quando você se dispõe a resolver uma dificuldade, consegue escolher soluções cabíveis para diferentes situações. Assim, eleva as chances de obter o resultado desejado.

Quais as diferenças entre foco na solução e foco no problema?

Quando existe algo para resolver, o profissional com foco na dificuldade começa se perguntando sobre a utilidade de fazer essa tarefa e aceitar o desafio. Já o profissional focado na solução começa a raciocinar imediatamente em como resolver aquela complicação. A maturidade das nossas atitudes decisivas influencia bastante nesses dois métodos.

Entretanto, com base nessas formas de pensar, o foco no problema pode ter efeitos negativos, já que a pessoa gasta horas pensando somente nele. Algumas empresas usam o foco no problema para desenvolver produtos e serviços para aumentar lucros. É uma forma de criar exatamente o que clientes precisam e pesquisar possíveis contratempos e seus remédios.

Se profissionais conflitam em tentar estudar em soluções, é válido fazer algumas perguntas. Por exemplo:

  • Por que preciso resolver esse impasse?
  • Por qual motivo devo estudar sobre esse assunto?
  • Qual a razão de investir tempo nessa questão?

É preciso ser persistente e considerar a importância de resolver o infortúnio. Considere a dificuldade do desafio assim como formas iniciais de elaborar soluções e maneiras de se preparar para solucionar inconvenientes.

Qual a melhor opção para seu tipo de gestão?

A melhor gestão depende do contratempo e das pessoas que estão envolvidas tentando resolvê-lo.

Concentrando-se no contratempo, você consegue definir com precisão o que ocorreu, como aconteceu e as consequências no seu negócio. Para elaborar medidas eficazes, funcionários investem mais tempo entendendo a origem da situação. É fundamental para esses profissionais identificar a questão por completo; pulando essa etapa, eles não serão capazes de desenvolver maneiras de resolvê-la.

Focando na decifração do problema, é possível avaliar algumas propostas rápidas e práticas. Não existe um propósito em entender a complicação em sua integralidade: é feita uma análise em poucos minutos. O restante do tempo é usado para analisar novas formas de solucionar as dificuldades, sejam quais forem.

Sabendo diferenciar foco na solução e foco no problema, você consegue tomar decisões com mais convicção. Precisamos lembrar de que toda contrariedade tem uma resolução e, geralmente, mais de uma. Profissionais que preferem manter os olhos nas correções ou nas adversidades são capazes de elaborar propostas eficazes para diferentes ocasiões. Isso está relacionado à maneira como funcionários se planejam para resolver inconvenientes.

Gostou do conteúdo? Então, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você fica por dentro de todas as postagens do blog!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.