Já ouviu falar em reunião one-on-one? Veja 5 maiores vantagens!

Colaboradores desalinhados com os objetivos de negócios, desmotivados e com baixa produtividade… você percebe esses problemas na sua empresa? Saiba que tudo isso poderia ser evitado com a reunião one-on-one. Essa é uma ferramenta de gestão de pessoas que está cada vez mais em alta no mundo corporativo.

Afinal de contas, os encontros individualizados entre liderança e funcionário tem o objetivo de ouvir o que o colaborador tem a dizer e construir um relacionamento de confiança. Isso é fundamental para garantir alta performance do time e bons resultados para o negócio.

Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!

Entenda o que é reunião one-on-one

A reunião one-on-one — em tradução literal para o português, um-a-um (1:1) ou cara-a-cara — é uma conversa particular entre líder e colaborador. Esse bate-papo individual serve para trocar informações como:

  • estratégias da empresa;
  • planejamento de próximas tarefas;
  • desempenho do colaborador;
  • acontecimentos na vida pessoal;
  • plano de carreira;
  • objetivos profissionais, entre outros.

Vale lembrar que o foco da reunião é o funcionário. É ele quem deve conduzir a conversa a fim de expor suas frustrações no trabalho e dar sua opinião sobre potenciais melhorias. De maneira geral, a recomendação é que o colaborador tenha a palavra em cerca de 90% do tempo.

Além disso, para aproveitar ao máximo esses encontros, eles precisam ser muito bem estruturados — com pauta, tempo de duração e periodicidade definidas. Isso garante um fluxo contínuo de informações. O ideal é que o intervalo das reuniões não ultrapasse 30 dias.

Conheça 5 vantagens de fazer reuniões one-on-one

Primeiramente, é importante ressaltar que as reuniões 1:1 são uma ferramenta valiosa que visa fortalecer a cultura organizacional, pois tornam a empresa um lugar melhor para trabalhar. Veja, a seguir, os 5 principais benefícios.

1. Reforça a cultura de confiança e transparência

Conversar honestamente sobre as estratégias da empresa e descentralizar o poder de decisão é uma forma de reforçar a confiança das lideranças no colaborador. As reuniões one-on-one garantem essa abertura e geram um sentimento de pertencimento à equipe.

2. Aproxima gestores e colaboradores

Durante a conversa particular é possível fortalecer o relacionamento com a equipe. Afinal de contas, nesse momento, o líder também pode expor suas fraquezas e pedir sugestões de melhoria.

Demonstrar vulnerabilidade e dar voz ao funcionário faz com que o trabalhador se sinta em posição de igual para igual. Isso gera aproximação com os membros do time e garante feedbacks mais honestos.

3. Aumenta o engajamento

Ouvir o que o colaborador tem a dizer é fundamental para que ele se sinta valorizado e respeitado pela empresa. A reunião individual permite isso.

Dessa forma, é possível conquistar profissionais cada vez mais comprometidos com suas tarefas e satisfeitos com seus ofícios. O resultado ainda pode ser percebido na melhora do clima organizacional.

4. Melhora a produtividade

As conversas particulares são momentos oportunos para o bom gestor dar feedbacks, orientar o colaborador, além de incentivar o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades e competências. Com mais conhecimento e alinhamento estratégico, o colaborador tende a produzir mais e melhor.

5. Garante rápida solução de problemas

Os encontros individuais geram uma mudança no fluxo de informações, que passam a ser mais intensos de baixo para cima. Essa é uma oportunidade para antecipar problemas e agir proativamente. Os dados coletados ainda podem ser usados como insumos para adaptar as estratégias, para que os resultados possam aparecer mais rapidamente.

A reunião one-on-one é uma ferramenta de gestão de pessoas que serve para dar e receber feedbacks, além de fortalecer o relacionamento entre gestores e equipe. Com isso, é possível perceber melhora na produtividade, no engajamento, na cultura organizacional e até uma maior agilidade na solução de problemas. No entanto, é importante estruturar bem o processo para aproveitar ao máximo esses encontros.

Gostou do artigo e quer ver mais materiais como este? Então, siga a Scoreplan nas redes sociais! Estamos no FacebookInstagramYouTube e LinkedIn!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.