Gestão transparente: veja as suas vantagens e 6 dicas

Uma gestão transparente, como o próprio nome sugere, é um modelo de gerenciamento no qual as informações referentes a tomada de decisão e outros processos são compartilhadas abertamente com a equipe. Dessa forma, todos entendem o seu papel dentro da empresa, assim como os objetivos por trás das ações executadas.

Afinal, aquele modelo antigo em que os colaboradores apenas cumpriam ordens sem saber o porquê já está ultrapassado. Sendo assim, prossiga na leitura desse artigo e veja 5 vantagens de tornar a sua empresa mais transparente. Vamos lá?

As vantagens da gestão transparente

O modelo de gestão transparente surgiu como uma resposta para as demandas das gerações mais novas no ambiente de trabalho. Além disso, analisando todas as vantagens que esse modelo oferece, fica claro o porquê de ele ter se tornado uma tendência. A seguir, confira algumas delas!

Aumenta o engajamento dos colaboradores

Manter seus colaboradores sempre motivados e engajados com os objetivos da empresa é um dos maiores desafios de qualquer gestor. Contudo, nem sempre é fácil lidar com demandas, conflitos e insatisfações.

Portanto, adotando uma gestão transparente, pautada em diálogos francos, torna-se possível reduzir bastante o ruído. Assim, os seus colaboradores ficarão ainda mais motivados, já que vão sentir que realmente fazem parte da empresa e que suas sugestões e ideias são ouvidas.

Reduz custos e impactos na produtividade

A transparência nas finanças pode ajudá-lo a reduzir custos e aumentar bastante a sua produtividade. Quando todos sabem qual é o maior gargalo de gastos, por exemplo, é mais simples se conscientizar da necessidade de fazer economias, utilizando os recursos com mais responsabilidade.

Melhora o clima organizacional

Poucas coisas são mais prejudiciais para o clima organizacional do que a falta de comunicação. Quando as pessoas não sabem o que está acontecendo ao seu redor, a insegurança aumenta e o ambiente de trabalho pode se tornar bastante tenso.

Portanto, ao adotar uma gestão transparente, com foco em uma comunicação eficiente, é muito provável que o clima organizacional na sua empresa melhore.

Diminui a burocracia

É comum, em algumas empresas, que os gestores não sejam acessíveis para os colaboradores. Em muitos casos, é necessário marcar hora para conversar com eles, e o tempo disponibilizado acaba sendo escasso. Isso acaba criando barreiras na comunicação, que tendem a criar bloqueios e até mesmo medo de se dirigir aos gestores.

Em uma gestão transparente, os líderes são mais acessíveis e abertos a ouvir. Além disso, os ambientes são integrados, sem muitas paredes e portas separando a equipe dos seus gerentes.

Fortalece a comunicação interna

Em uma empresa transparente e adepta da cultura de feedback, a comunicação interna tende a ser mais forte. Afinal, as pessoas podem expor suas opiniões sem medo de retaliações. Isso diminui a competitividade e aumenta a cooperação entre os colaboradores.

Veja 6 dicas para implementar uma gestão transparente na sua empresa

Agora que você já sabe quais são as vantagens de implantar uma gestão mais transparente no seu negócio, continue a leitura para entender como melhorar seus processos e modificar a cultura organizacional da sua empresa.

1. Promova uma comunicação clara e objetiva

Uma comunicação eficiente é indispensável em uma gestão pautada na transparência. É importante que os colaboradores entendam os objetivos da empresa, suas metas, seus valores e o que ela espera de cada um. Portanto, ouça o que as pessoas têm a dizer e ofereça feedbacks objetivos e respeitosos.

2. Automatize os processos internos

Automatizar os processos internos é uma ótima forma de aumentar a confiança da sua equipe. Com bons softwares, é possível acessar dados e entender o que de fato está sendo realizado na organização.

Além disso, as falhas e os rumores que podem comprometer a moral da equipe e o rendimento do negócio vão diminuir bastante, o que é perfeito para otimizar sua gestão de risco.

3. Insira a equipe no processo de gestão

Permitir que os colaboradores participem do processo de tomada de decisões e contribuam com suas ideias é uma ótima estratégia para aumentar o engajamento. Afinal, quando as pessoas sentem que suas opiniões são realmente relevantes, elas tendem a se dedicar muito mais.

Outra vantagem dessa estratégia é que você passa a observar os problemas por outros ângulos, aumentando as chances de encontrar soluções inovadoras.

4. Aposte em tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada das empresas que buscam realizar uma gestão mais transparente. Existem sistemas de comunicação interna, como e-mails corporativos e memorandos, que possibilitam uma maior clareza nas informações.

Além disso, há também softwares que otimizam processos, possibilitam o acesso a informações importantes e permitem que os membros da equipe monitorem seus resultados, além de identificar pontos problemáticos. Portanto, invista na tecnologia para facilitar o dia a dia da sua empresa.

5. Reduza as barreiras de comunicação entre os colaboradores e os gestores

Muitas empresas ainda criam barreiras físicas para afastar os gestores dos colaboradores. Salas privativas, secretárias e assistentes, por exemplo, acabam dificultando bastante a comunicação. Em muitos casos, após esperar dias por um horário, o superior disponibiliza apenas alguns instantes para o funcionário.

Esse perfil de gestão gera medo, inseguranças e uma distância tão grande que, muitas vezes, os líderes não sabem o que está acontecendo dentro da organização. Para mudar essa realidade, é importante romper as barreiras físicas, de modo que os gestores estejam inseridos no mesmo ambiente que a sua equipe. Dessa maneira, a comunicação se tornará muito mais dinâmica e eficiente.

6. Selecione a sua equipe com cuidado

O processo de recrutamento e seleção é crucial para uma boa governança corporativa. Os candidatos devem ter um perfil compatível com os valores da organização para se encaixarem na cultura organizacional que você deseja promover.

Não adianta querer implantar uma gestão transparente e contratar líderes com perfil mais tradicional, por exemplo. Portanto, antes de realizar a contratação, estabeleça as habilidades desejadas e baseie-se nelas.

Adotar uma gestão transparente na empresa eleva a confiança dos colaboradores e aumenta o engajamento, dentre muitos outros benefícios. Contudo, para conseguir implantar esse modelo, é importante trabalhar a cultura organizacional e adotar diversas práticas em conjunto.

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