Como montar Squads para sua empresa

Empresas que sabem como montar um Squad se habilitam a ter o mesmo sucesso de startups que cresceram vertiginosamente, como a Spotify. Embora esse resultado não seja garantido, esse sistema de gestão de equipes garante, no mínimo, uma gestão de pessoas mais ágil e acertada.

Então, vamos conhecer como esse método funciona, suas vantagens e como aplicá-lo, em um passo a passo simples.

O que é Squad?

Squad é um termo bastante comum no meio militar de países de língua inglesa, pois serve para designar um pelotão ou uma esquadra. No meio civil, ele ganhou popularidade depois que Henrik Kniberg e Anders Ivarsson, coaches da Spotify, publicaram um artigo no qual contam como implementaram o modelo na startup de streaming de música.

Ele consiste em organizar equipes multidisciplinares de até 10 membros para atuar em projetos específicos. Dois ou mais Squads podem formar tribes e, dentro delas, existem os “chapters”, subgrupos de profissionais de uma mesma área. Ainda, há os “guilds”, grupos de diferentes tribes e chapters, reunidos por um propósito em comum.

Por que adotá-la na empresa?

O salto de qualidade promovido pelo modelo de Squads está em eliminar os silos na empresa. Esse foi um problema também enfrentado pela Spotify que, ao encampar novos projetos, tinha dificuldades em geri-los por causa da falta de comunicação entre setores diferentes.

Sendo assim, o sistema de Squads cai como uma luva para empresas que trabalham constantemente com novos projetos que exigem a participação de profissionais de segmentos diversos. Um Squad pode ser formado, por exemplo, por especialistas em TI, marketing, design de produto, SEO, entre muitos outros.

Quais as principais vantagens desse modelo?

A gestão de projetos via Squads é vantajosa porque, em primeiro lugar, facilita os processos de comunicação. Em vez de ter que se reportar a setores isolados, em um Squad, todos os profissionais indispensáveis para a realização de um projeto já estão ali, disponíveis. Uma comunicação mais fluida e sem barreiras, por sua vez, eleva a produtividade, o que traz como “efeitos colaterais” o aumento da motivação e até da energia.

Como montar um Squad?

Outra vantagem é que a montagem de um Squad não é nenhum bicho de sete cabeças. Isso pode ser feito em sete passos, como descrito a seguir. Confira:

  • ensine sobre o conceito, as vantagens e o objetivo da metodologia Squad;
  • esclareça para todos os envolvidos as razões da nova estrutura de trabalho;
  • saiba quais são as habilidades e as competências de cada colaborador;
  • avalie seus respectivos potenciais, perfis e eventuais limitações;
  • estruture equipes com, no máximo, 10 profissionais;
  • faça ajustes na divisão de atividades quando necessário;
  • revise também a sua própria forma de avaliar e acompanhar a performance de profissionais e Squads.

Aprender como montar um Squad pode ser muito mais que adotar uma metodologia de trabalho. Se bem implementado, ele pode ser o começo de uma nova fase para a empresa e, quem sabe, até vir a representar a mudança de sua cultura. Afinal, a base para o sucesso do modelo é o trabalho em equipe.

Os Squads têm relação direta com a metodologia ágil, que você pode conhecer melhor neste artigo imperdível. Leia para complementar o que você acabou de aprender!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.