cumprimento-de-metas-no-trabalho

Descubra 7 dicas de cumprimento de metas no trabalho

O cumprimento de metas no trabalho é imprescindível não só para atingir resultados, mas para que as pessoas mantenham-se engajadas. É uma forma inteligente de melhorar o desempenho individual e coletivo.

Entretanto, o processo para estabelecer metas deve acontecer de forma bem planejada, considerando o que é viável e aspectos relevantes sobre a empresa e os profissionais — além do uso de ferramentas gerenciais modernas, com potencial para otimizar a rotina..

Se você deseja saber como definir e atingir as metas da maneira correta, para impulsionar os resultados no seu setor, nós vamos ajudar. Veja 7 dicas valiosas para o cumprimento de metas no trabalho e saiba como potencializar a sua atuação de gestão. 

Importância do cumprimento de metas no trabalho

As metas são responsáveis por proporcionar rumos e direcionar os trabalhos, de acordo com os objetivos e o planejamento estratégico de uma empresa.

Diante disso, seja na rotina de um profissional de nível operacional ou um gestor de equipes, estabelecer metas contribui para a motivação e facilita a aplicação de estratégias — sejam elas para aprimorar a performance de um processo operacional, gerencial ou para impulsionar os resultados financeiros.

Sendo assim, o cumprimento de metas no trabalho é uma das principais estratégias para promover o crescimento profissional. Ou seja, uma etapa imprescindível para o sucesso de um planejamento e garante benefícios essenciais, como:

  • aumenta a produtividade;
  • melhora a comunicação;
  • aumenta o comprometimento;
  • ajuda a identificar oportunidades de melhorias;
  • maior transparência nas atividades;
  • otimização do tempo;
  • alinhamento entre estratégia e operação.

7 dicas para o cumprimento de metas no trabalho

Embora pareça algo simples, estabelecer e cumprir metas no trabalho é uma tarefa que exige um bom planejamento prévio. Portanto, não basta apenas tirar da cabeça, colocar no papel e esperar que as pessoas atinjam as metas, sem nenhum embasamento e direcionamento adequado, pois é uma situação que pode desmotivar a equipe e comprometer os resultados.

Nesse contexto, antes de estabelecer suas metas, é preciso identificar os objetivos da empresa e da equipe. Para ajudar você nesse processo, veja dicas incríveis!

1. Defina muito bem as tarefas do dia

Após definir as metas, é essencial que você organize sua rotina diária de forma estratégica, e consequentemente oriente sua equipe a fazer o mesmo, isso potencializará a atuação de cada pessoa. Imprevistos podem acontecer, mas ter as tarefas do dia bem definidas vai ajudar você a se organizar melhor e não comprometer resultados.

Uma boa dica é utilizar a matriz de Priorização ou Matriz Eisenhower, com ela você consegue entender o que é Importante, o que é Urgente, o que pode ser Delegado e o que deve ser Descartado e não faz sentido.

2. Estabeleça metas realistas

O principal fator para garantir a motivação é ter resultados sólidos e definir metas realistas, ou seja, que você pode alcançar. É mais vantajoso avançar em passos mais lentos que planejar metas surreais, que não são alcançáveis com o tempo e os esforços disponíveis.

Estipular metas inatingíveis é a receita para o fracasso. Aqui, uma boa dica é utilizar a ferramenta SMART na hora de definir metas.

3. Reveja os processos

Ter processos bem definidos é importante não só para ter um ambiente de trabalho harmônico, os processos garantem que a equipe irá conduzir as demandas da melhor forma. Com o menor desperdício de recursos e com o maior nível de excelência possível.

A partir de processos bem definidos, isso passa a depender apenas das habilidades e atitudes de cada um.

Sendo assim, os processos tem total influência no cumprimento de metas no trabalho, e portanto é imprescindível que sejam revistos com frequência.

Análises críticas de metas não atingidas, podem revelar processos falhos.

4. Invista em um software de gestão

Bons processos, pessoas qualificadas, metas assertivas, o que faltaria então para o desempenho perfeito? Ter as ferramentas adequadas.

A lógica é que não adianta colocar o melhor piloto de fórmula 1 para dirigir um fusquinha em uma corrida. Apesar do processo e objetivo bem definidos e das incríveis habilidades do piloto, é quase impossível que ele vença.

No ambiente empresarial, investir em tecnologia é essencial, pois ela será uma grande aliada da gestão da empresa e da equipe e uma facilitadora de potencial já que pode oferecer recursos para controlar, automatizar e melhorar as atividades.

Portanto, contar com um bom software é imprescindível para melhor gerir atividades, projetos, processos e equipes, e garantir uma gestão moderna e eficaz.

5. Aprimore a comunicação interna e da equipe

Outro ponto indispensável para cumprir as metas é aprimorar a comunicação. Desenvolver hábitos de comunicação contribui para uma equipe trabalhar em harmonia e com os mesmos propósitos, fator essencial para cumprir metas.

Não é o suficiente definir boas metas e objetivos e criar processos inteligente, é preciso comunicar isso. Do contrário, de nada adiantará.

6. Avalie sempre

O monitoramento contínuo também é uma excelente alternativa para otimizar o cumprimento de metas, pois permite analisar avanços e falhas. Avalie constantemente as atividades, por meio de indicadores, para saber como direcionar as tarefas e facilitar as etapas para cumprir seus objetivos.

Além de acompanhar indicadores, é importante fazer análises de causa raiz de resultados não satisfatórios e traçar planos de mudança de rota; que podem envolver um novo processo, uma mudança de processo ou ferramenta, contratação ou desligamento de profissionais, revisão das metas, entre outros.

7. Ofereça feedback constante

A melhoria contínua de uma equipe ou profissional é moldada por meio de um bom sistema de feedback, de uma forma agradável e construtiva. Assim, corrigir falhas e identificar oportunidades se torna um processo mais simples, intuitivo e constrói relacionamentos pautados na confiança e no profissionalismo.

Por mais que possa parecer óbvio para alguns, é preciso dizer às pessoas como elas estão se saindo no cumprimento das metas e diante dos processos. Da mesma forma, é preciso ouvi-las.

Como a Scoreplan pode ajudar no cumprimento de metas

Como você notou, o cumprimento de metas no trabalho é algo que exige planejamento e gestão constante e eficiente.

Sendo assim, ter um software eficiente e com funcionalidades específicas à disposição é crucial. Você não quer competir contra a equipe da Mercedes de fusquinha, certo?

Nesse sentido, a Scoreplan oferece um software com diversas possibilidades para otimizar sua rotina profissional das equipes e gestores. Com a Scoreplan, você tem as seguintes funcionalidades para ajudar no cumprimento de metas:

  • desenvolvimento de plano de ação estruturado com 5W2H;
  • gestão de tarefas e equipes, com Matriz de Priorização e Kanban;
  • criação e análise de indicadores, com definição de metas e métricas;
  • gestão de riscos através da Matriz de Impacto e Probabilidade;
  • desenvolvimento do planejamento estratégico e seus desdobramentos;
  • gestão completa de projetos;
  • alertas e notificações automáticas para garantir execução dentro do prazo e análises adequadas;
  • gestão de OKRs e muito mais!

Ou seja, recursos fundamentais para gerenciar diversos aspectos das atividades de uma equipe e, de uma empresa. Tudo, de forma intuitiva e centralizada.

Gostou do post? O que acha de conhecer o software da Scoreplan? Não perca tempo e entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a potencializar o seu trabalho!  

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.