O que é orçamento incremental e porque implementá-lo na empresa?
O orçamento empresarial consiste em uma abordagem estratégica para cuidar das finanças da empresa. Através dele torna-se possível antecipar custos e simular cenários afim de garantir o atingimento dos objetivos estratégicos do negócio.
O orçamento incremental é um dos métodos disponíveis que oferece mais agilidade. Para entender como funciona e quais são as suas vantagens e desvantagens, continue lendo este post!
Do que se trata o orçamento incremental?
Entre as formas de fazer orçamento empresarial, o incremental pode ser considerado o de mais fácil aplicação. Isso ocorre porque seu princípio básico é bastante simples: para a montagem de um budget, a empresa toma como referência o último orçamento. A única alteração, no caso, é o reajuste dos valores com base na inflação e outros índices de correção monetária.
Em que ele pode ser útil em uma empresa?
Por sua simplicidade, o orçamento incremental se revela de grande utilidade, desde que aplicado no contexto certo. Assim, ele não é uma garantia de sucesso por si só, devendo ter sua implementação cuidadosamente avaliada para que os efeitos positivos sejam percebidos. Veja algumas vantagens!
Mais agilidade elaboração do orçamento
Uma outra característica dessa estratégia de montagem de orçamento é ser top-down. Portanto, ele é determinado pela alta direção da empresa, devendo ser cumprido pelos escalões menores. Dessa forma, gerentes, supervisores e outros profissionais de nível intermediário ficam dispensados de apresentar orçamentos específicos de seus setores. Isso confere mais rapidez à aprovação e aplicação do novo orçamento.
Menores custos de execução
Por incrível que pareça, a elaboração de um budget também gera um custo, ainda que recursos gratuitos como planilhas de orçamento possam baratear o processo. Afinal, o maior custo envolvido neste processo ainda está relacionado com a mão de obra, e como no caso do orçamento incremental não há o envolvimento de tantos profissionais, esses custos diminuem muito e até mesmo deixam de existir.
Há desvantagens?
Como tudo na vida, há sempre o outro lado da moeda a ser considerado. Além disso, para que seja efetivo, o orçamento incremental precisa ser aplicado com bastante critério. Caso contrário, ele pode até gerar discrepâncias no orçamento, já que toma como referência somente os dados passados. Por isso, destacamos a seguir duas possíveis desvantagens que devem ser colocadas na balança. Acompanhe!
As projeções podem ser superficiais
O s indicadores, em geral, tomam como ponto de partida o atual cenário em que a empresa está inserida. Se o seu negócio estiver pautando suas atividades pela abordagem da gestão de indicadores, o orçamento incremental pode não ser tão eficaz, já que ele se baseia 100% em budgets anteriores.
A diminuição de cabeças pensantes no processo
Embora o modelo top-down proporcione mais agilidade, por outro lado ele pode ser enxuto demais, já que tira do processo decisório pessoas que estão na linha de frente. Assim, a alta gestão corre o risco de ignorar dados que seriam relevantes para a montagem de um orçamento mais preciso.
Como implementá-lo?
Ao optar pelo método de orçamento incremental geralmente os passos a serem adotados são:
- Apuração dos dados;
- Classificação dos valores;
- Realização de ajustes nos valores;
- Disponibilização das projeções aos responsáveis de cada área para que sejam validadas;
- Consolidação e geração do orçamento empresarial.
No entanto, antes de qualquer coisa, primeiro é preciso estudar todos os métodos disponíveis para escolher aquele que faz mais sentido para a empresa considerando a disponibilidade de recursos – sejam eles diretamente financeiros (necessidade de investimento) ou de mão de obra qualificada, e o modelo de gestão da empresa.
É preciso ainda, considerar algumas outras importantes variáveis na elaboração do orçamento empresarial, como: quem serão os responsáveis pela elaboração e gestão do orçamento? Quais serão suas fontes de dados? Os profissionais responsáveis, precisam de treinamento? Que ferramenta irão utilizar?
Agora que você já conhece um pouco sobre o método de orçamento incremental, que tal aprofundar seus conhecimentos assinando nossa newsletter para receber mais conteúdos?