Perguntas para o sucesso do seu negócio

3 perguntas que vão te ajudar a conduzir o seu negócio ao sucesso

Todo gestor precisa reservar um tempo para refletir sobre como conduzir seu negócio ao sucesso. No ritmo frenético do dia a dia corporativo, no entanto, encontrar esse tempo de reflexão é cada vez mais difícil.

Pensando nisso, resolvemos trazer neste artigo algumas perguntas que todo líder precisa se fazer para conduzir sua empresa ao futuro.

Acompanhe!

1. Onde estamos com nosso negócio?

O pensamento estratégico só é possível se a realidade atual do negócio for colocada na mesa. É muito importante que os gestores levantem a real situação de seus empreendimentos, sobretudo no que diz respeito ao lugar ocupado no mercado.

Também é fundamental uma autocrítica quanto aos processos operacionais que são realizados;o que funciona, o que não funciona, onde precisam-se de melhorias, onde estão os gargalos, que práticas precisam ser implementadas, e assim por diante.

Acontece que empresas pouco orientadas a dados, ou seja, pouco amparadas pela tecnologia para processar e analisar informações reais, normalmente não conseguem fazer isso de forma efetiva.

Saber onde a empresa está é bem mais fácil se há integração entre as informações das diversas áreas, pois assim há facilidade no levantamento das análises de dados, por meio da tecnologia.

2. Para onde queremos ir?

O segundo passo é traçar um norte para a organização. Isso é realizado por meio do planejamento estratégico que, em linhas gerais, é o esforço de:

  • estabelecer missão ou visão;
  • definir metas e métricas de mensuração;
  • identificar forças e fraquezas internas;
  • avaliar o ambiente externo para  perceber oportunidades e ameaças;
  • avaliar e selecionar opções estratégicas;
  • estabelecer ações e tarefas;
  • identificar as etapas que os indivíduos e as equipes devem usar ao executar a estratégia;
  • fortalecer os controles. Estabelecer um sistema para comparar o desempenho real com o planejado e, se necessário, corrigi-lo.

O planejamento estratégico só tem sentido, ou só funciona, se há uma visão de futuro para o negócio. Por isso, os gestores precisam se fazer essa pergunta em todas as frentes estratégicas do negócio; para onde queremos ir em termos de ganho de mercado? E em relação ao desenvolvimento de novos produtos e serviços?

3. Como chegaremos lá?

A resposta à pergunta “como chegaremos lá?” também precisa ser parte do planejamento estratégico. Afinal, é nesse esforço de estabelecimento de uma visão de futuro que os planos de ação são definidos.

Por definição, um plano de ação é um documento que lista quais etapas devem ser realizadas a fim de atingir uma meta específica. O objetivo é esclarecer quais recursos são necessários para atingir a meta, formular um cronograma para quando tarefas específicas precisam ser concluídas e determinar quais recursos são necessários.

Não dá para conduzir um negócio sem traçar planos de ação bem elaborados, detalhados e com viabilidade para curto, médio e longo prazos.

? Leia também: A importância de revisar e atualizar o planejamento estratégico!

Que tal, você está conduzindo seu negócio ao sucesso? Gostou dessa reflexão? Deixe seu comentário!

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