Scoreplan melhora a performance da Sumig, com informações mais precisas e tomadas de decisão mais ágeis

Fundada em 1980, a Sumig é especializada em soluções para solda e corte. Atualmente a empresa conta com 210 colaboradores, uma filial em Indaiatuba, São Paulo e em Orlando, nos Estados Unidos, além de sua sede em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

Com forte presença na América Latina, a Sumig está sempre incorporando novas tecnologias e soluções para solda e corte, visando ampliar a sua área de atuação global. Dentre os países em que a Sumig está presente, destacam-se: Canadá, Estados Unidos, México, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Cuba, Panamá, África do Sul, China, Índia, Espanha e Austrália.


O Desafio

Há anos a Sumig incorporou o Planejamento Estratégico como peça chave no seu processo de gestão, a orientação ao estratégico é parte da cultura da empresa.

Apesar disso, até recentemente a empresa sofria com o manuseio de diversas planilhas para o controle das ações e indicadores advindos do Planejamento. A gestão por planilhas dificultava a avaliação dos resultados, que além de demorarem para chegar; devido ao tempo de coleta e manipulação dos dados, poderiam também não estar corretos por problemas com fórmulas modificadas, cópias de planilhas e erros de digitação.

Outra dificuldade da empresa era ter controle sobre as ações; com quem estavam, qual era a situação delas e etc.

Assista ao vídeo para entender melhor os desafios e como o Scoreplan conseguiu ajudar:


Ou, continue lendo o Case

A Solução e os Resultados

No encontro anual de planejamento estratégico, promovido pela empresa entre novembro e dezembro, a necessidade de uma solução para o problema com a gestão dos indicadores e ações ficou latente.

Em Janeiro de 2019 a Sumig começou a utilizar o Scoreplan. Atualmente a empresa possui todo o seu Planejamento Estratégico na plataforma, bem como mais de 60 ações e 120 indicadores que, através da integração com o seu sistema de ERP (Totvs – Protheus), são alimentados e atualizados de forma automática.

Felipe Alvares, Coordenador de TI da Sumig, já comemora os resultados da utilização da plataforma: “Informações centralizadas e mais visuais, reuniões mais objetivas, maior assertividade nos números dos indicadores, mais facilidade no gerenciamento das ações e um maior envolvimento da equipe de coordenação”.

Ao ser questionado sobre a sua percepção quanto a efetividade no uso da plataforma Scoreplan, Felipe ressaltou que a demora excessiva para a tomada de decisão, e a tomada de decisão por si só, embasada em dados e informações incorretas, pode levar a resultados catastróficos nos números da empresa. E nesse sentido, o Scoreplan ajudou a agilizar a tomada de decisão, assim como entregou informações mais precisas e análises mais acuradas.


A sua empresa sofre com planos que não saem do papel, prazos estourados, informações pouco confiáveis de planilhas diversas, e resultados insatisfatórios? Então você pode começar a mudar isso agora! Converse com um de nossos Consultores, peça uma demonstração!