4 motivos para usar a análise swot

4 motivos para usar a análise SWOT no seu planejamento estratégico

A análise SWOT é uma ferramenta que ajuda a identificar o ponto de partida das empresas antes de tomar qualquer decisão, a fim de garantir uma gestão assertiva.

Sabendo disso, nós listamos aqui os 4 principais motivos para você aplicar a análise SWOT no seu planejamento estratégico.

Confira!

4 razões para usar análise SWOT no planejamento estratégico:

1. Entender o mercado e a posição da sua empresa

A análise SWOT é peça-chave para o sucesso do Planejamento Estratégico. Assim, para que seja efetiva, você precisa considerar as ameaças, oportunidades, forças e fraquezas na hora de definir seus objetivos, ações e metas.

Por exemplo, digamos que no início de 2020 uma empresa planejou um investimento alto. No planejamento, os gestores fixaram seu olhar nesse objetivo, traçaram ações e vislumbraram o cenário ideal para o contexto. Porém, pelo ano ter sido atípico, o período fez com que a maioria das empresas precisasse reformulas seu planejamento.

Dessa forma, para se adaptar ao cenário, a análise SWOT serve como uma forma de encontrar possíveis alternativas que conversam com as metas traçadas anteriormente. A partir da lista de oportunidade, os gestores conseguem ver novos caminhos que, até então, estavam escondidos.

2. Reconhecer os processos que precisam de melhorias

A análise SWOT não é apenas uma metodologia para avaliar o que acontece fora da corporação. Ela também é útil para identificar gargalos internos — problemas que, muitas vezes, passam despercebidos no dia a dia do negócio.

Essa percepção é possível devido à identificação dos pontos fracos da organização. Ao entender o que é preciso melhorar, fica mais fácil entender quais medidas precisam ser tomadas. Ainda, a avaliação possibilita que você identifique se algo está “anulando” um dos seus pontos de destaque.

Ao identificar essas nuances, fica muito mais fácil criar planos de ação para e criar diferenciações. Dessa forma, seu planejamento estratégico estará alinhado a uma abordagem de expansão do negócio.

Template análie SWOT Scoreplan

3. Detectar e reter ameaças

Com o mercado em constante mudança, muitas ameaças podem ser mensuráveis.

Problemas relacionados à falta de segurança cibernética, por exemplo, são possíveis de serem previstos ao analisar as ameaças que podem atingir à empresa. Ainda, se a empresa atua com vendas em um e-commerce, ela pode estar sujeita a estratégias da concorrência para se destacar nos resultados do Google.

Nesse contexto, a análise SWOT auxilia as empresas a detectar esses riscos e ameaças. A partir da análise, fica mais fácil inserir ações necessárias no planejamento estratégico e montar uma força-tarefa para contornar e resolver os problemas mapeados.

4. Identificar oportunidades reais

Assim como os pontos fracos e fortes muitas vezes não estão visíveis “a olho nu”, as oportunidades também podem estar ocultas. Como já mencionado anteriormente, a análise SWOT serve como um exercício para detecção de pontos de evolução, como vender mais, ser mais rentável, aumentar a produtividade dos times e ter ciência de quais mercados valem a pena entrar e quais não.

Tendo as oportunidades como um norte, o planejamento estratégico deixa de ser baseado em achismos para focar em resultados concretos e baseados em evidências.

Você já faz análise SWOT no seu Planejamento Estratégico? Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!

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