Conheça os novos 3 P’s da gestão: Pessoas, Processos e Propósito
A gestão das empresas passa por um momento de transformação. O que era tido como certo, já tem mais toda essa certeza. E o que parecia algo distante, precisa de mudanças para ontem. E é nesse ponto que entra o método 3 P’s, que divide a nova forma de gerenciamento entre Pessoas, Processos e Propósito.
Criada pela consultora empresarial e sócia da Attrend Consultoria, Kárita Morais, os novos 3 P’s são a reformulação dos 3 P’s clássicos, que se referem a Pessoas, Processos e Produtos. Assim, a nova forma de ver os negócios troca o Produtos por Propósito, visto que hoje sentir-se trabalhando por algo maior virou um dos pilares das equipes de sucesso.
Como nasceu o método 3 P’s
O método 3 P’s surgiu da necessidade de adaptação do ambiente empresarial para o que o mercado demanda atualmente. Assim, vendo na prática o que as empresas passam no dia a dia, a criadora, Kárita Morais, elenca em três pontos o porquê do desenvolvimento da metodologia.
São eles, a vontade de ajudar as companhias a pensar em processos de forma integrada, a necessidade de desdobrar o planejamento estratégico e a importância de disseminar a cultura da gestão de processos em todos os níveis organizacionais.
Como funcionam os 3 P’s
Para ter clareza sobre o método, é importante entender o que cada divisão entre Pessoas, Processos e Propósito significa. No final, todas elas estão interligadas, porém, para colocar a mão na massa, é essencial saber como cada uma delas funciona.
Pessoas
Uma empresa nada mais é do que a união de pessoas trabalhando em prol de um objetivo em comum. Assim, para ter resultados acima da média, é preciso focar em como tornar a vida delas melhor. E aqui que entra um dos principais papeis do gestor: fomentar um ambiente de segurança e de resultados para a sua equipe.
O foco em pessoas passa pela construção de uma matriz de comunicação, focada em auxiliar a compreensão da hierarquia empresarial. Juntamente, entra a definição de papeis e responsabilidades de cada profissional — prática que deve ser feita ainda antes da abertura de vagas.
Ainda, o método dos 3 P’s mostra a relevância do relacionamento saudável entre os setores. Ao ter uma relação de qualidade entre os departamentos, os times conseguem ter um melhor entendimento e visualização dos fluxos de trabalho e saber o que cada área da empresa é responsável.
Essa atividade não traz benefícios apenas para as pessoas, mas também para os objetivos do negócio, já que possibilita a identificação de gargalos.
Processos
Se tem uma coisa que toda a empresa precisa, é de processos bem definidos — independente do tamanho da organização. Nesse contexto, o Processos dos 3 P’s consiste em definir as bases do funcionamento do negócio pelo planejamento estratégico. Aqui, entram pontos como a determinação da visão, da cadeia de valor, do alinhamento estratégico e das diretrizes de foco do cliente.
Ter isso mapeado traz vantagens tanto para os gestores, quanto para os colaboradores. Para os gestores, o P de Processo facilita a gestão e o acompanhamento do desempenho, possibilita a visão do todo da empresa e mostra onde estão as oportunidades de melhorias. Já para os colaboradores, oferece uma maior clareza nas atividades, segurança na execução das iniciativas, conhecimento das metas e objetivos e o entendimento das suas responsabilidades.
Propósito
O propósito se traduz no porquê das pessoas fazerem algo. E, em um mercado cheio de mudanças, a procura por um trabalho que responda essa pergunta e traga realização é o que permeia os novos profissionais. E, para oferecer esses pontos para os colaboradores, entra a construção da cultura organizacional. Afinal, de acordo com pesquisa da Gallup, apenas 23% dos colaboradores se consideram engajados com suas companhias.
Em meio a esse cenário, cabe às companhias e gestores trabalharem por uma gestão que valorize os desejos e anseios dos membros das equipes. Até porque, todos estão ali por um motivo. Assim, desenvolver ações que conversem, mesmo que de forma indireta, com esses motivos é o caminho para a criação de um ambiente de bem-estar aliado a bons resultados.
O gestor deve ser o elo de ligação entre o colaborador e a empresa. Ou seja, ele precisa conhecer o que o seu time e empresa precisam para, então, pensar em como unir os propósitos. Aqui, o interesse genuíno vindo pelas pessoas dos cargos maiores e o entendimento das perspectivas de cada geração são práticas essenciais para um propósito bem trabalhado.
As competências do líder nos 3 P’s
Diante de tantas mudanças na forma de gestão empresarial, os líderes precisam se reinventar. E, por isso, eles precisam desenvolver novas competências para andar em sintonia com os novos 3 P’s e construir equipes qualificadas para o que o cenário presente pede dos profissionais.
Aqui, o que o novo mercado pede dos líderes são habilidades como:
- Visão estratégica: é preciso conhecer o negócio a fundo e ter nas mãos a estratégia da empresa
- Análise de dados: os dados são o novo petróleo. É importante saber analisar os dados de mercado por meio de plataformas de gestão.
- Ferramentas de Gestão: precisam entender como implementar ferramentas que auxiliam no gerenciamento do planejamento estratégico e de pessoas.
- Foco em aprimorar a gestão: os líderes devem saber desdobrar as ações necessárias para empresa, desenvolver uma escuta ativa dos colaboradores e saber se comunicar de forma clara e objetiva.
Como implementar os 3 P’s na sua empresa
Depois de entender o que os 3 P’s significam e o porquê os gestores devem se atentar a eles, é hora de saber como colocar o método em prática. Então, pensando em te mostrar com profundidade como a metodologia funciona, nós vamos fazer um evento ao vivo e gratuito com a Kárita Morais para ela explicar como as empresas conseguem implementar os 3 P’s nas suas gestões.
Para participar, é só clicar aqui ou no banner abaixo.