Cultura Organizacional

Cultura Organizacional: a chave para o sucesso de uma estratégia. Veja como criar e mudar a Cultura Organizacional da empresa

Você já parou para pensar para onde a cultura organizacional está conduzindo todo o negócio da sua empresa? O comportamento dos colaboradores, determinado por crenças, atitudes e hábitos, contribui decisivamente para um desempenho de excelência, ou para um outro resultado. Mesmo que a empresa não envolva esforços, a cultura organizacional vai ser formada e transformada durante o seu ciclo de vida. Lembre-se sempre: a cultura organizacional é a chave para o sucesso de uma estratégia.


O que é cultura organizacional

Cultura Organizacional é um sistema, formado por um conjunto de valores, crenças e hábitos, que diferencia uma empresa de todas as demais. É a maneira como todos, em uma organização, pensam, sentem e agem. Uma das primeiras referências teóricas sobre o assunto é o livro de Edgar Schein: Organizational Culture and Leardship. Nas palavras do autor, “a cultura representa para grupos e organizações o mesmo que o caráter para os indivíduos”.


Porque é peça chave no sucesso das estratégias da empresa

A cultura organizacional tem influência significativa na realização das estratégias da empresa. As grandes corporações realizam estudos para conhecer o modelo de cultura de toda organização para entender qual tipo de estratégia será mais eficaz.

São as pessoas que executam as atividades e ações para que os objetivos estratégicos se realizem. A motivação, o empenho e a busca por melhores resultados são elementos culturais essenciais para a realização eficaz das estratégias da empresa.


Como criar ou mudar uma Cultura Organizacional

Para o sucesso da empresa é fundamental que se faça a gestão da cultura organizacional. Entendendo que ela está no cotidiano da organização e em cada um de seus membros, mudar uma cultura é um desafio muito difícil para os gestores e lideranças. Vamos entender melhor quais passos podem ser dados para a mudança da cultura organizacional de uma empresa.


Avalie a cultura e desempenho atual

Em relação ao desempenho, faça uma análise nos indicadores de satisfação dos clientes, participação de mercado, produtividade e lucratividade. Depois entenda a relação que os hábitos e comportamentos da equipe tem com o sistema de gestão da empresa. Os resultados obtidos e mostrados pelos indicadores de desempenho são consequência dessa relação. O importante, nesse momento, é identificar se existem fatores culturais que estão impedindo um melhor resultado nos negócios e o que precisa ser feito para mudar essa situação.


Defina os valores e comportamentos desejados

A partir do passo anterior, defina os valores e comportamentos que se espera da equipe para que os resultados desejados sejam alcançados. Essa mudança cultural deve propiciar a realização das estratégias definidas. Se a empresa está avançando num processo de mudança de cultura é de suma importância que esse novo modelo permita que os objetivos estratégicos se realizem.


Comunicação clara e eficiente da nova cultura

Esse passo necessita de muita atenção, pois é vital para o sucesso de todo o processo de mudança da cultura organizacional da empresa. Todos precisam perceber o esforço que está sendo realizado pela empresa no sentido de criar canais e transmitir uma comunicação transparente e consistente sobre as práticas e valores que devem ser seguidos. A equipe não pode identificar uma imposição, pelo contrários, deve perceber que está sendo convidada a participar de um processo para a evolução da empresa onde todos têm a ganhar.


Admissão de novos colaboradores

É uma oportunidade de identificar talentos que possam exercer influência na mudança da cultura organizacional. Quando são contratados para cargos de liderança ajudam na mudança de hábitos e comportamentos.


Recompensas

Os esforços da equipe para a mudança da cultura organizacional da empresa precisa ser recompensado para que se estabeleça um clima de confiança mútua. Não é fácil para os gestores promover essa mudança e tão pouco para cada um dos colaboradores que precisam adotar novos hábitos. Um programa com incentivos e prêmios promove a motivação de toda a equipe a seguir adiante. Priorize a premiação coletiva incentivando o trabalho em grupo, mas não deixe de reconhecer, através de prêmios, os indivíduos que tiveram papel de protagonismo para a mudança da cultura e melhoria de resultados.


Avaliação e monitoramento

Assim como é feito em todas as atividades de uma empresa, um programa de mudança de cultura não poderia seguir sem uma avaliação periódica dos resultados conseguidos. No início faça um monitoramento mais frequente, pois a tendência é fazer do jeito que as coisas vinham acontecendo. A forma de monitoramento deve ser de incentivo, e não de cobrança, para vencer a resistência. Entenda o que está funcionando, transmita as conquistas com a comunicação dos resultados e através de premiação. Da mesma forma compartilhe com todos o que não se conseguiu alcançar ainda e entenda, junto com a equipe, os motivos.


A mudança da cultura organizacional de uma empresa não é fácil para ninguém. Mas, quando necessário para o sucesso do negócio, é um processo que não pode ser negligenciado. Então, a cultura organizacional está levando sua empresa a quais resultados?

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