A importância de dados atualizados para os indicadores de desempenho
O uso de indicadores de desempenho é fundamental para uma gestão eficiente. Entretanto, é preciso contar com dados atualizados, especialmente em setores estratégicos. Ainda assim, é natural ter algumas dúvidas sobre a necessidade do uso de dados mais precisos, monitorados em tempo real.
Criamos este material para mostrar a importância de lidar com indicadores de desempenho confiáveis, coletados em tempo real e integrados em um software específico para tal finalidade. Além disso, daremos algumas dicas essenciais para ter sucesso nessa prática. Confira!
A importância dos indicadores de desempenho
Indicadores de desempenho são o alicerce de qualquer empresa que busca alcançar eficiência operacional. Grosso modo, eles são uma ferramenta de mensuração para os mais variados processos. Assim, transformam em números fatores mais abstratos, permitindo que o gestor avalie com mais precisão e responda com rapidez às demandas do dia a dia.
Por isso, um bom indicador de desempenho deve estar sempre à mão. Isso exige o uso de ferramentas de coleta e manuseio dos dados — ou seja, um bom software especializado. Afinal, garantir a qualidade na execução dos processos exige controle sobre cada uma das etapas, mas sempre utilizando dados atualizados. Do contrário, a análise se perde rapidamente, comprometendo a eficácia das decisões tomadas.
E o que acontece quando não temos esse cuidado?
Os prejuízos de uma análise pouco precisa
A falta de atualização dos dados gera um impacto direto no desempenho da empresa: o atraso das respostas dos gestores. Imagine que uma equipe de TI monitore a rede da empresa para avaliar a estabilidade das plataformas de vendas online (e-commerce), mas os relatórios são gerados apenas no final do dia.
Se vários picos de acesso ocorrem de manhã, por exemplo, e o gestor só identifica isso no fim da tarde, o desastre é inevitável. Ao longo do dia, é possível que o site tenha ficado fora do ar em vários momentos, impossibilitando o fechamento de diversas vendas, sem que o gestor soubesse.
E esse é apenas um exemplo. Na era da transformação digital, em que o mercado muda rapidamente, estar apto a responder de forma imediata é fundamental para ter uma operação produtiva.
O que fazer, então, para ter sucesso no uso de indicadores de desempenho?
5 dicas para definir os indicadores
Estabeleça seus objetivos
Indicadores não devem ser definidos aleatoriamente. Para usá-los de forma estratégica, é preciso saber o que se espera deles. Por isso, antes de defini-los, estabeleça quais são os objetivos que você espera alcançar, só então defina os indicadores que irão te mostrar o quanto esses objetivos estão sendo atingidos. Isso nos leva ao segundo ponto.
Faça análises críticas e crie um plano de ação
Sempre que um indicador apresentar resultados abaixo da meta, uma análise crítica é necessária. O objetivo da análise crítica é identificar a origem do problema, o causador da meta não atingida. Mas, não basta identificar o problema, é necessário também criar um plano de ação para correção.
Faça um mapeamento de processos
Estabelecer bons indicadores exige um bom conhecimento sobre os processos. Por isso, é fundamental estudar e detalhar as atividades realizadas por departamento e profissional.
O conhecimento e estudo dos processos pode ser materializado em um mapeamento. Além de formalizar o domínio sobre a dinâmica da empresa, isso ajuda a entender melhor as relações entre diferentes profissionais e equipes. Consequentemente, facilita a elaboração de indicadores ainda mais coerentes.
Adote um software especializado
Uma solução digital e integrada de gestão estratégica é o melhor meio de gerir indicadores; vinculando-os a objetivos estratégicos e criando, abaixo deles, mecanismos de melhoria contínua e orientação constante a resultados – como as análises críticas e planos de ação.
Além disso, com um software de gestão estratégica você conseguirá monitorar indicadores em tempo real e terá total rastreabilidade quanto a origem dos dados. Ou seja, você poderá confiar no que está vendo e assim, tomar decisões mais ágeis e inteligentes.
Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!