SPCanvas e PSACanvas o que é e como aplicar na Gestão de Projetos e Planejamento Estratégico
A melhor forma de garantir a execução de um planejamento estratégico é através de ferramentas que apresentam, visualmente, tudo o que está acontecendo (andamento, pendências, prazos, etc). Destacamos nesse artigo duas dessas ferramentas, pouco comuns: o SPCanvas e o PSACanvas. Vamos entender o que são e como aplicar no planejamento estratégico e na gestão de projetos.
O que é o SPCanvas
É uma ferramenta visual de apoio ao desenvolvimento ou revisão do planejamento estratégico. O SPCanvas (Strategic Planning Canvas – quadro de planejamento estratégico) tem como principal finalidade a participação de todas as partes interessadas permitindo uma maior colaboração. Sua construção também serve como ferramenta de apoio na melhoria da comunicação, considerando vários pontos de vista, e maior engajamento já que cada um se sente participante do processo.
O que é o PSACanvas
O PSACanvas (Project Strategic Alignment Canvas ou quadro de alinhamento estratégico de projetos) foi criado para ser uma ferramenta de apoio para priorizar a execução de projetos com base em seus alinhamentos com as estratégias e objetivos do planejamento estratégico do negócio. Determina também a prioridade de execução com base no uso de recursos críticos e suas restrições e estabelece uma seleção de projetos que realmente contribuirão para o desempenho estratégico da empresa.
Onde surgiram as metodologias
A metodologia de canvas (quadros ou tabelas) surgiu da necessidade de acompanhar a execução dos planos e objetivos de uma forma visual, permitindo melhor compreensão, integração e participação de todos os interessados no processo.
Um dos primeiros modelos foi o Business Model Canvas, proposto por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur e usado como ferramenta para aceleração de startups por Steve Black e serviu de referência para modelos como o SPCanvas, como ferramenta de apoio ao planejamento estratégico, e PSACanvas, modelo usado para priorização e seleção de projetos – criado pelo Adilson Pize.
Como aplicar na Gestão de Projetos e Planejamento Estratégico
O modelo SPCanvas foi desenvolvido para auxiliar na implantação do planejamento estratégico porque deixa visível, desde a definição de negócio como um todo, até os programas e projetos necessários para a execução das estratégias da empresa.
No modelo SPACanvas, temos a possibilidade de, através de critérios e prioridades, selecionar e visualizar quais os projetos que mais se alinham as estratégias e objetivos da empresa.
Como aplicar o SPCanvas no desenvolvimento do planejamento estratégico
O planejamento estratégico com a aplicação do SPCanvas é dividido em 5 etapas que são: bases estratégico-filosóficas (1); análise de ambientes (interno e externo) (2); objetivos estratégicos (3); estratégias (4) e; projetos (e programas) e processos de negócio (5).
Bases estratégico-filosóficas (1)
Espaço destinado a definição de missão, visão e valores da empresa. As discussões devem persistir até que o grupo envolvido chegue a um consenso sobre cada um desses aspectos. Os objetivos, ações e o futuro da empresa começam a ser construídos aqui.
Análise de ambientes (interno e externo) (2)
Para esta análise, no SPCanvas, é utilizada a matriz SWOT para identificação das forças e fraquezas (ambiente interno), oportunidades e ameaças (ambiente externo).
As forças são fatores internos que permitem uma condição favorável para a empresa em relação ao mercado. Fraquezas representam uma condição desfavorável da organização em relação ao mercado, algo que os concorrentes fazem melhor. Oportunidades são fatores do mercado sobre os quais não se tem controle, mas podem ser aproveitados proporcionando crescimento dos negócios da empresa. Ameaças são fatores externos, sobre os quais a empresa não tem controle, mas que, com decisões corretas pedem ser evitadas ou ter seus impactos negativos reduzidos evitando prejuízos ao negócio.
Definição dos objetivos estratégicos (3)
São os resultados que a empresa deseja alcançar no período de tempo do planejamento estratégico (3 anos, por exemplo). No SPCanvas, além de poder visualizar os objetivos, é possível, também, determinar a prioridade de cada um deles. A ferramenta usa a técnica de comparação por pares onde cada objetivo será comparado com todos os demais de acordo com uma escala de importância.
Estratégias (4)
No SPCanvas, é onde serão visualizados os caminhos que a empresa vai percorrer para que os objetivos estratégicos sejam atingidos. Cada objetivo poderá ter mais de uma estratégia, ou meio para que possa ser realizado. A ferramenta também permite ver quando uma estratégia contribui para a realização de mais de um objetivo.
Projetos (e programas) e processos de negócio (5)
São as ações que a empresa deve executar para que as estratégias sejam implementadas, que pode ser através de programas e projetos ou pelas operações cotidianas. São nas ações que os recursos da empresa serão consumidos e, além do SPCanvas, as empresas contam com o auxílio do PSACanvas para a visualização de quais projetos e operações mais contribuem para que as estratégias e objetivos se realizem.
Como aplicar o PSACanvas na gestão de projetos
O quadro do PSACanvas é composto por seis blocos que permitem visualizar, de todos os projetos propostos, quais serão selecionados e os critérios que envolveram essa seleção. Os blocos mostram:
– O quanto cada projeto está alinhado com as estratégias da empresa (1);
– Critérios complementares que determinam a prioridade de execução de cada projeto (2);
– Um banco de projetos ordenados de acordo com uma pontuação recebida (3);
– As restrições de execução de projetos que a organização tem devido à limitação de recursos (4);
– Quais projetos foram selecionados para execução (5);
– O resultado que os projetos selecionados trarão para a empresa no sentido de atingir seus objetivos estratégicos (6).
Para saber mais sobre estas ferramentas adquira o livro: Planejamento Estratégico e Alinhamento Estratégico de Projetos – Um guia prático aplicando os modelos SPCanvas e PSACanvas escrito pelo Adilson Pize.
Tudo o que acontece dentro de uma empresa deverá, direta ou indiretamente, gerar valor estratégico. Cada evento deve ser acompanhado e entendido por todos que se relacionam diretamente a ele. São muitas as ferramentas que permitem a disseminação das informações; as que proporcionam um acompanhamento visual das ações são as mais eficazes por proporcionar maior clareza, objetividade e consequentemente, engajamento.