URLA ganha Precisão e Agilidade nas Decisões e Sinergia em Gestão, com a adoção do Scoreplan


A Uberlândia Refrescos (URLA ou COCAUDI) é uma franqueada da The Coca-Cola Company no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais, que há 44 anos contribui com o desenvolvimento sustentável atuando no mercado de bebidas.

São 24 mil clientes, mais de 2 milhões de consumidores e aproximadamente 1.350 colaboradores.

Sede da URLA em Uberlândia, MG

Até meados de Setembro de 2020 cada área (setor) da URLA controlava seus indicadores em planilhas; os estratégicos por sua vez, eram consolidados em controles paralelos, alimentados periodicamente pelo time do PEC – Planejamento Estratégico, Controladoria, projetos e Inovação – staff da Superintendência.

Os planos de ação também eram criados e geridos em planilhas, desta forma, considerando o tamanho da empresa e suas distintas operações, a montagem das apresentações para análises, demandava um operacional pesado e alto volume de retrabalho das equipes.

Após algumas tentativas frustradas de uso de modelos em Excel, e percebendo o quanto tais modelos eram custosos e morosos para a empresa, a equipe de PEC começou a buscar soluções que atendessem essa necessidade de centralização e integração das informações.

Outro desejo da empresa para esta solução, que era inviabilizado naquele momento em função do uso de planilhas, era a possibilidade de criar uma árvore de indicadores (hierarquizar: estratégicos – táticos – operacionais), algo relevante no processo gerencial da gestão estratégica – alinhada ao MEG*Modelo de Excelência em Gestão (Fundação Nacional da Qualidade).

O Scoreplan foi a solução escolhida pela URLA para superar tais barreiras e; melhorar seus níveis de produtividade, lucratividade e alinhamento entre estratégia e operação.

Conversamos com a Andréa Brandão, gestora do PEC:

Andréa Brandão,
Gestora do PEC

Recomendamos o Scoreplan para empresas de qualquer porte e segmento; a solução é muito versátil, simples e funcional – e, além disso, tem um custo x benefício muito interessante. Destaco como diferenciais, a integração dos módulos para gestão, monitoramento e tomada de decisão, que – até o momento, atende perfeitamente nossas demandas. Também, a agilidade na implantação e um bom atendimento ao cliente.”

Segundo Andréa, o Scoreplan facilitou a operacionalização das rotinas de atualização e gestão, e possibilitou um excelente acompanhamento de ações, o que acabou por atribuir mais agilidade aos processos da URLA.

A versatilidade da ferramenta em aplicar controles de gestão de indicadores e acompanhamento integrado, é um ponto a ser destacado”.

Questionada sobre os benefícios da implementação do Scoreplan, ela destacou:

“Nossas reuniões de RAC (Reuniões de Análise Crítica) junto as áreas e alta gestão, se tornaram mais produtivas – atuando nos principais de desvios identificados. Percebemos uma melhora considerável no registro de FCAs, o que nos tornou mais efetivos em nossas tomadas de ação. Nosso trabalho foi simplificado através de modelos padronizados, relatórios, personalizações e acesso de qualquer lugar por qualquer dispositivo.”

A URLA é cliente da Scoreplan desde Novembro de 2020. Atualmente, a empresa utiliza a ferramenta para gerir todo o Planejamento Estratégico e seus desdobramentos através de Indicadores e Ações. São mais de 240 indicadores já cadastrados e sendo acompanhados. Toda a equipe de gestão, além de pessoas-chave em cada área, fazem uso da ferramenta. Veja alguns depoimentos:


PMO

Guilherme Medeiros
Analista de Projetos

“Atuo no PMO (Escritório de Projetos) da URLA, onde tenho a responsabilidade de fomentar e apoiar a implementação de programas de inovação e projetos. Ao utilizar o Scoreplan percebi que a ferramenta é muito intuitiva, de fácil navegação e utilização pelo usuário. Tentando extrair valor dessa ferramenta nas rotinas do PMO, percebemos que ela poderia contribuir em nossos controles de auditoria dos projetos. A utilização do Scoreplan tem se mostrado bem aderente a necessidade do PMO em auditar os projetos visando garantir que sejam adotadas as melhores práticas de gestão, acompanhar os indicadores de projetos para que sejam conduzidos de forma padronizada. Já estamos rodando o processo há 4 meses, e desde então tem sido muito produtivo, tem nos possibilitado acompanhar a evolução dos gerentes de projeto quanto à aderência aos tópicos do checklist de cada projeto, permitindo então uma gestão completa do PMO no acompanhamento e gestão dos indicadores.”


Planejamento Estratégico

Marcus Vinicius
Analista de PE

“Integro o time do PEC, e entre minhas atribuições está a de apoiar a elaboração e monitoramento dos indicadores e ações vinculados ao nosso Mapa Estratégico. A ferramenta Scoreplan nos possibilitou centralizar a gestão dos nossos indicadores e ações, favorecendo também uma visão holística de nossos objetivos estratégicos.  Seus recursos são intuitivos, isso tem nos ajudado a ganhar adeptos no uso da ferramenta, dinamizar nossas reuniões de análises críticas, controles de orçamento, além de alicerçar nosso caminho rumo a árvore de indicadores. ” 


Controladoria

Samuel Martins
Analista de Controladoria

“Integro o time de Planejamento Estratégico e Controladoria, atuo na gestão de resultados gerenciais e orçamentários da URLA. Meu contato com o Scoreplan é bastante estratégico, vimos a oportunidade de conduzir os planos de ação de desvios nos indicadores orçamentários, utilizando a visão simples e completa na criação de FCA. Nosso plano é utilizar a ferramenta de forma que nos auxilie nas tomadas de decisão, já que atualmente não temos essa prática na empresa.  Isso nos permitirá um controle interno robusto com possibilidade de ganhos financeiros futuros – seguindo boas práticas de gestão.” 


Qualidade

Poliana Souza
Líder do Sistema de Gestão Integrada

“Meu nome é Poliana Souza, sou Líder do Sistema de Gestão Integrada, sou ponto focal na gestão de indicadores estratégicos, táticos e orçamentários da Asseguração da Qualidade e Meio Ambiente. A oportunidade de mensurar todos os indicadores em apenas uma ferramenta é excelente, faremos dessa forma a tão sonhada árvore de indicadores, e assim teremos como conduzir os desvios da gestão de indicadores em apenas uma ferramenta. Para contribuir com essa implementação, o SGI estruturou junto ao PEC a visão de indicadores levantados pela gestão por processos junto as áreas, o que permitirá acompanhamento de todos os indicadores de processos dentro do Scoreplan, e assim evitará retrabalhos, aplicando a melhoria contínua em todos os processos da empresa, mantendo histórico e deixando a gestão facilitada à liderança da área e Alta Direção, de modo que as informações sejam resguardadas, permitindo o acompanhamento com a evolução das gestões.”


Quer fazer como a URLA? Peça uma demonstração do Scoreplan e entenda como podemos melhorar os resultados da sua empresa.