10 motivos para utilizar a Scoreplan
A Scoreplan é uma das principais plataformas de planejamento estratégico e orçamentário do mercado. E nem somos nós que estmos dizendo isso, mas sim os rankings, a exemplo das 100 Open Startups.
No entanto, muitos gestores conhecem a plataforma apenas pelo nome ou por ouvir falar por outros profissionais. Então, pensando nisso, nós preparamos uma lista com os 11 motivos pelos quais você deve adotar o Scoreplan para fazer a gestão estratégica da sua empresa.
Vamos lá?
1 – Planejamento com base sólida
Antes de começar, um dado importante: menos de 4% das empresas que entrevistamos, quando começamos com o projeto do Scoreplan, faziam Planejamento Estratégico.
Esse é um problema sério, visto que, de acordo com o SEBRAE, a falta de planejamento é o motivo número um para o fechamento de empresas — principalmente aquelas com pouco tempo de mercado.Em meio a isso, é latente a necessidade do uso de metodologias que te ajudam a planejar o futuro da sua organização.
Ao utilizar métodos de planejamento globalmente difundidos, você cria bases na experiência de empresas de todos os setores, com os mais diversos objetivos. Essa prática faz com que seja possível ter um olhar holístico do mercado, e não apenas dos aspectos empresariais internos
Além disso, quando você adota uma metodologia, passa a ter um guia de como precisa realizar determinadas atividades para ter os bons resultados que as outras companhias também tiveram.
Sabendo disso, a Scoreplan traz por padrão as metodologias de BSC e OKR. O Mapa BSC é uma das linhas estratégicas mais antigas e utilizadas no mundo. Já o OKR é uma metodologia mais recente, mas ainda assim ágil, estando dentro de grandes corporações, como o Google, IBM e Airbnb.
Ao utilizar a Scoreplan, você tem a abertura para criar o seu Mapa Estratégico com a metodologia de BSC, além de definir seus objetivos relacionados a ações, projetos e indicadores. Esse passo garante a execução do que foi planejado e, ainda, definie uma relação de causa e efeito entre as metas a fim de entender os resultados obtidos.
Do mesmo modo, ao utilizar os OKRs no nosso software de gestão. você cria os seus objetivos e atrela a eles seus Key Results, que também podem atrelar Iniciativas e até mesmo Indicadores.
2 – Execução do Planejado
Quando perguntamos para as empresas o motivo de não planejarem, a maioria disse que já tinha feito um planejamento estratégico, mas sem ter resultados. Porém, ao entender melhor, descobrimos que a falta de frutos estava atrelada à falta de execução das equipes Uma planilha ou um documento era criado, mas, depois era esquecido numa gaveta qualquer.
Para evitar esse impacto negativo, a Scoreplan foi embasada na ideia de que a execução representa, no mínimo, 50% do caminho para o sucesso. Na plataforma,. quando você cria o planejamento, você também cria planos de ação e iniciativas para cada objetivo.
Dessa forma, você define o que precisa ser feito. No caso de optar por usar a metodologia de BSC, você vai além nestas definições .Com o 5W2H, consegue dizer como as coisas precisam ser feitasto, por quem e quais os prazos. Também, a Scoreplan incorpora o conceito da RACI nas ações, em que você pode, além de definir o Responsável pela execução, indicar a Autoridade (o chefe, ou, o cara mais interessado na execução daquela ação). Junto, você pode incluir outros personagens como o Consultado e o Informado.
Outro ponto interessante é que a Scoreplan emite alertas sobre o vencimento das ações. Você pode definir quem; entre o Responsável, a Autoridade, o Consultado e o Informado da ação, irá receber esses alertas. Pode definir um, mais de um, todos… você é quem decide!
Sem falar na criação de projetos para cada objetivo. Com o módulo de projetos, você define fases, ações, responsáveis, prazos, orçamentos e consegue fazer o acompanhamento por meio do Gráfico de Gantt.
3 – Medição dos Resultados
Ao traçar um objetivo e definir um plano de ação ou um projeto, como você sabe se os resultados que você está obtendo estão realmente conduzindo a sua empresa para a direção certa?
Na Scoreplan, assim como você cria um plano de ação e/ou um projeto, você também desenvolve e atrela indicadores e Key Results aos objetivos. Ponto positivo, já que, como quem define as métricas e metas é você ou o time de gestão da sua empresa, é possível ver o quão a empresa está prosperando com base nesses indicativos.
Vamos a um exemplo para entender bem:
Digamos que um indicador chave da sua organização esteja com resultados ruins. Nessa situação, quando um indicador fica com os resultados abaixo da meta, a Scoreplan demanda, a partir das metodologias de FCA e 5 porquês, uma análise crítica, com o intuito de descobrir o que motivou a negativa.
4 – Decisões estratégicas intencionais
Para pensar estrategicamente, é dever de todo o gestor saber o contexto empresarial que o cerca. Mas, nem sempre isso acontece.
Então, para evitar erros desnecessários, reúna 5 pessoas estratégicas da sua companhia e pergunte-lhes quais são os 3 principais pontos fortes da empresa. Provavelmente, a resposta dificilmente será a mesma. Ou seja, pessoas diferentes têm visões diferentes de um mesmo ambiente e situação — o que agrava se incluirmos clientes e outros funcionários de nível tático ou operacional.
No antídoto desse cenário, a Scoreplan oferece ferramentas de análise e diagnóstico. Alguns exemplos são: SWOT, TOWs, Diagnóstico de negócio, Diagnóstico de inovação, Pestel, Market Share e outras. Por meio do controle de permissões, é possível disponibilizar essas funcionalidades para pessoas específicas, o que facilita o compartilhamento de ideias e opiniões e melhora a assertividade do resultado das análises.
5 – Rastreabilidade e Segurança
Se você não usa um sistema especializado e ainda utiliza planilhas, se faça as seguitnes perguntas:
- “O quanto posso confiar nos dados e informações que armazeno?
- “Eu sei quem é o responsável por coletar todas essas informações?”
- “Como esse responsável pela coleta?”
- “Eu consigo garantir que não ouve erro de digitação?
Para todas ou quase todas as perguntas, a resposta provavelmente é: não.
Já, ao usar a Scoreplan, você é quem define o acesso e o nível de acesso de cada usuário. Ainda, o sistema gera logs de toda e qualquer alteração e guarda no histórico. Ou seja, cliente Scoreplan consegue ter tudo rastreado.
6 – Automatização, ganho de tempo e assertividade
Além de poder restringir acessos e rastrear alterações., na Scoreplan você garante exatidão nos dados dos seus indicadores, bem como suas atualizações automáticas.
Com a integração com o seu sistema de ERP, a Scoreplan assegura que os seus indicadores estejam sempre atualizados e busquem as informações direto do outro sistema (ERP). Com isso, nosso software de gestão evita erros de digitação e a análise incorreta das métricas.
7 – Gestão de Riscos
Como diz a frase feita “A única certeza da vida é a incerteza”. Assim, todas as empresas, e seus processos/projetos, estão expostos a riscos. Situação essa que ganha força em caso de falta de conhecimento dos gestores, levando à deficiência de uma gestão de riscos eficaz.
Nessa perspectiva, uma companhia sem uma política pronta para lidar com o incerto do mercado, abre espaço para acontecimentos que impactam negativamente a estrutura empresarial.
Por essa ser uma ameaça latente nos setores, a Scoreplan foca esforços nessa etapa. Uma das nossas singularidades funcionais está na Matriz de Gestão de Riscos, que possibilita aos gestores evitar surpresas, fazer a contenção de riscos de forma ágil e realizar ajustes antes de se tornarem ameaças.
8 – Acesso 100% web
Várias planilhas, cópias das cópias das planilhas e arquivos estáticos desatualizados. Uma informação em cada plataforma; dados operacionais no ERP, informações estratégicas no BI, planos de ação em planilhas, informações importantes em papeis e e-mails. Se identifica?
Infelizmente, esse ainda é o cenário interno da maioria das empresas, nos mais diferentes setores. Assim, ao necessitar de informações, os gestores não conseguem acessar os dados em tempo hábil para gerenciar projetos com agilidade.
Com o objetivo de dar fim nesse contexto, a Scoreplan é um sistema 100% online e integrado. Com ela, você faz a gestão dos seus planos de ação e projetos, acompanha indicadores, administra riscos inerentes ao seu negócio e ainda tem tudo isso vinculado a uma estratégia maior, a do Planejamento Estratégico. E a melhor parte, você pode fazer tudo isso de qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo.
09 – User Experience (UX)
A Scoreplan se baseia tem suas bases conceito de gestão à vista; faróis, pipelines e cores. Isso é usado para que o usuário não precise ir a fundo na informação para compreendê-la.
Por exemplo, para saber em quais indicadores as metas não foram atingidas, basta acessar o painel e ver qual valor está marcado em vermelho.
As cores e faróis instigam o usuário a melhorar a sua performance e intensificar o uso da plataforma, instintivamente ver números e barras subindo ativa o nosso lado competitivo.
Além disso, como toda a plataforma é embasada em metodologias globalmente difundidas, ela funciona como um “guia ambulante” mostrando qual é o próximo passo que o usuário precisa dar. Ou seja, é totalmente intuitiva.
10 – Gestão Orçamentária Financeiro
A capacidade de fazer uma gestão orçamentária de sucesso tem relação direta com a continuidade e o sucesso de uma empresa. Assim, a falta de controle, análise e planejamento acerca das receitas, gastos e custos envolvidos é motivo de prejuízos e, em alguns casos, até de encerramento de atividades.
Pode parecer um exagero, mas pensemos nos momentos de crise; sobrevivem as empresas que melhor se adaptam e conseguem gerir de forma inteligente seus recursos – por meio de ações certeiras, proatividade e gerenciamento financeiro.
Dessa forma, com a solução de gestão orçamentária da Scoreplan, você consegue criar orçamentos empresariais com diferentes planos orçamentários (Budget); acompanhar o Previsto x Realizado e criar diferentes modelos de demonstrativos para verificar os resultados obtidos (DRE).
Também, é possível responder às mudanças de forma ágil, monitorar e replanejar o negócio com base em um cenário atualizado e real (Forecast); simular cenários e garantir que as estratégias sejam pensadas com contexto de futuro.
Aqui, são 10 motivos, mas que podem se multiplicar em 20, 50, 100. Isso porque, além das 7 soluções macros da plataforma, existem outras inúmera funcionalidades dentro de cada módulo.
Para entender quais são eles e identificar os que mais conversam com o seu negócio, converse com um dos nossos consultores e peça uma demonstração gratuita.