5 motivos pelos quais sua empresa vive de “apagar incêndios”
“Apagar incêndios” é uma rotina na sua empresa? Saiba que não são poucos os gestores que gastam mais tempo na resolução de problemas empresariais do que colocando seus planos de ação realmente em ação.
Mas isso não precisa, nem pode, ser assim. Algumas atitudes de gestão podem ajudá-lo a virar essa chave. Sobre isso vamos te ajudar a refletir ao longo deste artigo. Confira!
Motivos que te fazem perder tempo na resolução de problemas empresariais
1. Falta de Planejamento
Um bom planejamento é a base de tudo o que a empresa faz; seja o plano macro, no qual todos os envolvidos amparam suas ações, e que orienta as metas e os objetivos estratégicos, seja em projetos específicos.
Quando não há planejamento, não há prioridades, e com isso todas as demandas extras que surgem no dia a dia acabam sendo realizadas, enquanto aquilo que é realmente importante fica para trás. Sem planejamento fica difícil controlar riscos e antever necessidades que podem, e vão, surgir durante no dia a dia operacional.
? Em dúvida se o seu planejamento estratégico está adequado? Baixe o e-book: 5 sinais de que a sua empresa precisa de um Planejamento Estratégico URGENTE!
2. Não ter orientação e priorização para o estratégico
O planejamento ineficiente (ou, no extremo, o não planejamento) leva a uma cultura de pouca orientação ao longo prazo.
Tanto os líderes quanto seus liderados não conseguem perceber que é preciso priorizar o que é estratégico. Aí, qualquer coisa pode ser considerada mais importante do que as diretrizes mestras da empresa.
É muito importante orientar todos os envolvidos no negócio para que seja possível traçar bons planos de ação de médio e longo prazo.
? Leia também: A importância da Sincronização Estratégica!
3. Não acompanhar os planos de ação
No ímpeto de lidar com os desafios que surgem no dia a dia da operação, os planos de ação são deixados de lado.
Os responsáveis não lembram mais que precisam realizar suas tarefas, os líderes esquecem que precisam acompanhar e cobrar os liderados e, muitas vezes, até o sentido dos planos se perde.
A consequência deste comportamento, tão comum no meio empresarial, é o não atingimento das metas e objetivos.
? Veja como lidar com isso; baixe o e-book: Gestão de Planos de Ação!
4. Não analisar a causa-raiz dos problemas
Muitos problemas se tornam repetitivos. Não há lições aprendidas e eles tornam a acontecer.
Isso ocorre porque as pessoas acabam optando sempre pela solução mais rápida — e geralmente paliativa —, o que faz com que o ciclo se repita ininterruptamente.
5. Abandonar os planos de ação diante dos problemas
Um outro motivo pelo qual a efetiva resolução de problemas empresariais não acontece é a facilidade com que os gestores abandonam seus planos de ação.
Ao menor contratempo, elas optam por improvisar ou reconfigurar os direcionamentos, quando poderiam realizar os ajustes e seguir com o planejado.
Esses desvios abrem vastas margens para que a cultura de “apagar incêndios” se solidifique cada vez mais. É preciso romper com esse costume.
Algum desses motivos são detectados na sua empresa? Leia agora: Saiba como resolver problemas com eficiência, e mantenha o Planejamento do seu negócio a todo vapor!