A importância de contar com um software de planejamento estratégico

O planejamento estratégico é fundamental para que a empresa cresça de forma sustentável, ou seja, para que o crescimento não coloque em xeque o bom funcionamento do negócio; a qualidade do serviço e produto entregue para o cliente final, a saúde financeira da empresa, a utilização adequada de recursos e etc. Afinal, por mais que a expansão seja saudável, se não for feita de forma organizada e estratégica, pode trazer mais prejuízos do que benefícios.

A tecnologia pode ser uma aliada importante nesse processo. Um software de planejamento estratégico é uma solução tecnológica voltada para a aplicação de metodologias que tornam a definição e a execução dos planos de ação orientadas a dados.

Neste artigo, você vai entender em profundidade por que cada vez mais gestores têm implementado esse tipo de ferramenta em suas operações. Também vai ver exemplos de como usá-lo a seu favor. Acompanhe!

 

Qual é o principal desafio que as empresas têm com seus planejamentos estratégicos?

Comecemos com uma reflexão acerca do principal dilema dos gestores empresariais: o engavetamento de seus planos de ação.

Muitas organizações fazem o planejamento estratégico (PE) e depois param, acreditando que é um processo que precisa ser feito apenas uma vez. Elas deixam o “livro” na gaveta e quando alguém as questiona se existe um PE, mostram orgulhosamente um calhamaço muito bem detalhado.

O planejamento estratégico não é isso. Aqui no blog, nós temos trazido essa provocação aos nossos leitores: planejamento estratégico é cultura, é um processo contínuo que precisa driblar seu principal vilão — a falta de execução.

Não executar faz com que o planejamento estratégico seja apenas um processo burocrático, que não proporciona resultados práticos no negócio. E isso está errado!

Em nossa experiência, temos notado que as empresas que agem assim normalmente estão presas a uma concepção antiga de planejamento estratégico. Elas não inserem a tecnologia em seus esforços de planificar e colocar em prática o que foi pensado. Daí que não há uma convergência com o que já vem sendo realizado em outras rotinas.

A área comercial tem seu CRM (Sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente) e o pessoal do administrativo conta com um ERP (Sistema de Gestão Empresarial), mas a diretoria não tem o planejamento estratégico e sua execução automatizados. Dessa forma, na correria do dia a dia, os planos de ação acabam sendo engavetados.

 

Como um software de planejamento estratégico facilita a execução?

Ao contar com um bom software especializado em planejamento estratégico, a empresa passa a trabalhar sob metodologias globalmente difundidas. E isso faz com que suas estratégias sejam traçadas de forma mais coerente, visando eficiência nos resultados.

Afinal, embora o conhecimento dos gestores seja fundamental, quando se trata do futuro do negócio, só isso não é suficiente para garantir bons resultados.

Com o Scoreplan, sistema que otimiza e integra os processos de elaboração, execução e acompanhamento de objetivos, indicadores e planos de ação, por exemplo, essa dificuldade é contornada.

O sistema é construído sob as seguintes metodologias:

Esses métodos oferecem aos gestores e seus liderados maneiras mais sistematizadas de planejar e realizar as atividades.

Confira, a seguir, um detalhamento das vantagens que esse tipo de solução oferece.

 

Como escolher um software de planejamento estratégico?

No mercado há alguns softwares para planejamento estratégico. Mas qual deles escolher? Quais são as melhores opções disponíveis? Veja alguns pontos que devem ser considerados neste momento.

Verifique se ele utiliza metodologias universais

Um ponto importante é avaliar se a solução contém metodologias universais. Isso significa que ele aplica, em seu algoritmo, algumas das metodologias que são consagradas no ambiente corporativo e que são fundamentais para um bom trabalho no dia a dia.

Por exemplo, um sistema de planejamento estratégico precisa ter, minimamente, as seguintes ferramentas:

  • plano de ação;
  • ferramenta de brainstorming;
  • análise de Pareto;
  • BSC, entre outras.

As ferramentas presentes também devem conseguir dialogar com outras soluções importantes do mercado, de forma que consigam trocar informações e trabalhar de forma conjunta.

Caso contrário, seus colaboradores terão retrabalho, o que pode prejudicar o andamento dos trabalhos e a performance do seu negócio. Por exemplo, se for preciso inserir informações em duas ferramentas, isso gera um gasto de tempo que poderia ser redirecionado para outras tarefas, caso existisse uma comunicação entre as duas soluções.

Analise as opções de segurança da informação

Toda solução tecnológica precisa ter parâmetros de segurança da informação que garantam o sigilo, a privacidade e a inviolabilidade dos dados que circulam na empresa.

Afinal, cada vez mais essas informações são estratégicas e, portanto, precisam ser protegidas para não caírem em mãos erradas, nem surgir o risco de a empresa sofrer com ações como sequestro de dados, ou ransomware.

Um bom software de planejamento estratégico é, também, constantemente atualizado para que sejam reduzidas as falhas que podem gerar brechas para invasões e obtenção de dados de forma fraudulenta, bem como cibercrimes.

Analise o custo-benefício

Também é importante considerar o custo-benefício para a organização acerca do software escolhido. Há opções que são muito baratas, mas oferecem poucas funcionalidades que podem, de fato, beneficiar o planejamento estratégico do negócio.

Por outro lado, há soluções que têm um valor mais elevado, mas contam com diversas funcionalidades acessórias que podem ser dispensáveis para seu negócio, de forma que sua aquisição não compense.

Assim, é importante fazer uma lista de prós e contras de cada solução encontrada e verificar o custo-benefício de cada uma delas, escolhendo aquela que seja mais vantajosa com o menor custo para a empresa.

Verifique se apresenta um gerenciamento fácil das informações

Lembre-se que muitos dos colaboradores que vão operar o software não são especialistas na área de tecnologia. Com isso, é fundamental que seja intuitivo e fácil gerir as informações ali.

O dashboard deve ser de fácil acesso e apresentar informações claras ao operador. Caso contrário, ele terá dificuldades em utilizar o sistema e, com isso, não conseguirá operá-lo para realizar as tarefas necessárias.

 

Qual a linha do tempo para acompanhamento de atividades de um software de planejamento estratégico?

Um software especializado como o Scoreplan oferece uma linha do tempo em que é possível sempre saber qual o é o próximo passo a seguir e quando ele precisará ser dado.

Assim, entregando ao processo uma sequência lógica de atividades e ações a serem realizadas para que a sua estratégia obtenha sucesso, executar o planejamento estratégico passa a ser até mais interessante.

Fluxograma bem definido e de fácil visualização

A lógica de atuação de um software de planejamento estratégico como o Scoreplan, por exemplo, é a seguinte:

A lógica de atuação de um software de planejamento estratégico como o Scoreplan, por exemplo, é a seguinte:

1. Definir Missão, Visão e Valores;

2. Fazer Diagnóstico do Negócio e/ou Análise SWOT;

3. Criar Mapa Estratégico;

3.1. Definir Objetivos Estratégicos;

3.1.1. Definir Indicadores;

3.1.1.1. Definir Metas;

3.1.2. Definir Iniciativas;

3.1.2.1. Definir ações;

3.1.3. Vincular objetivos estratégicos — um depende do resultado de outro;

4. Comunicar e Distribuir;

5. Monitorar Mapa Estratégico;

5.1. Indicadores e Metas — fazer análises críticas;

5.2. Acompanhar Plano de Ação.

Comunicação sem ruídos

Ao contar com um software especializado, o processo de comunicação, que sempre é um gargalo nas empresas, passa a ser sistemático.

Isso acontece a partir das permissões de acesso e alertas emitidos automaticamente pelo sistema. Eles informam responsáveis, autoridades e demais envolvidos sobre os prazos, fornecem acompanhamento do andamento das atividades e também apresentam os resultados.

Sistematização das atividades

Um software de planejamento estratégico também ajuda a sistematizar as atividades que precisam ser realizadas.

Esse tipo de ferramenta ajuda a monitorar o andamento das atividades e os resultados obtidos. Também proporciona a realização de análises críticas para ajustes de curso e permite identificar a causa raiz dos problemas, o que facilita na hora de traçar metas mais coerentes.

Vinculação de objetivos para visualizar causas e efeitos

Com o apoio de um software especializado como o Scoreplan, é possível vincular objetivos, de modo que seja possível enxergar a causa e o efeito — a dependência de um e outro — e, consequentemente, o “porquê” dos resultados.

Integração com o ERP para aumentar a confiabilidade das informações

O Scoreplan faz integração com outros sistemas de ERP, o que faz com que o trabalho manual de alimentação dos indicadores seja eliminado. Além disso, a confiabilidade das informações também aumenta.

Essa integração também permite que as informações estejam sempre disponíveis, não dependendo de uma pessoa atualizá-las para que sejam avaliadas.

Fim dos problemas com versionamento de planilhas

Um software especializado possibilita acesso universal e unificado de toda a estratégia, evitando problemas com o versionamento de planilhas. Também é possível acessar as informações de qualquer lugar e qualquer dispositivo, de forma que os gestores consigam acompanhar a execução de suas estratégias mesmo estando ausentes.

O uso de um software especializado elimina a necessidade de uma pessoa ficar coletando dados e gerando gráficos para reuniões de direção. Afinal, todo esse processo é feito de forma automática, bastando um comando para que tudo esteja pronto rapidamente.

Como você viu, um software especializado em planejamento estratégico leva a transformação digital para dentro da inteligência do seu negócio. Ele ajuda a sistematizar o pensamento estratégico, facilita a execução do que é planejado e simplifica todos os processos.

Assim, a cultura de planejar, executar e acompanhar indicadores se torna mais orgânica, uma vez que acontece a união da tecnologia com metodologias inovadoras. Confira, neste vídeo, como é simples usar um software de planejamento estratégico, e veja como ele realmente facilita a execução do plano.

O que você achou das informações que trouxemos neste artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de expor sua opinião? Deixe um comentário aqui embaixo!