Black Friday 2019: faça um bom planejamento estratégico e lucre de verdade
Você já está trabalhando no planejamento estratégico da Black Friday 2019? Essa data é muito aguardada por milhares de empresas brasileiras. Afinal, durante o período são gerados milhares de negócios, movimentando cifras que chegam à casa dos bilhões de reais todos os anos.
Entretanto, para garantir bons lucros nessa data é necessário adotar algumas medidas estratégicas e organizacionais. Pensando na importância deste assunto, resolvemos escrever este artigo.
Nele, você descobrirá como deve ser feito o planejamento estratégico para garantir bons resultados durante a Black Friday. Acompanhe a leitura!
A importância do planejamento estratégico na Black Friday
Não é novidade para ninguém que a Black Friday é uma data esperada por milhares de pessoas, sejam elas consumidores aguardando fazer bons negócios ou lojistas que querem ver seus negócios faturando alto na data.
Entretanto, para que isso ocorra é necessária a realização de algumas etapas de planejamento estratégico. Afinal, um aumento repentino no número de vendas — apesar de ser muito bom para o negócio — pode gerar necessidades extraordinárias que, se não forem atendidas, prejudicarão o potencial gerador de resultados da data.
Imagine, por exemplo, uma empresa que insere um determinado produto na Black Friday e, antes mesmo da metade do dia, todo o seu estoque é adquirido, sendo que ainda há clientes que desejam adquirir tal bem. Consegue perceber a perda de lucros em potencial?
Por isso o planejamento é tão importante. Com ele, você poderá fazer previsões e criar procedimentos para atender toda a demanda e obter os lucros esperados com a Black Friday.
A elaboração de um bom planejamento estratégico
Agora que você entendeu a importância de um bom planejamento estratégico para garantir bons resultados na Black Friday, mostraremos algumas dicas práticas para você desenvolver esta ferramenta em seu negócio. Acompanhe!
Saiba escolher os produtos
O primeiro passo é saber escolher bem os produtos. Sim, você não precisa colocar toda a sua loja em promoção. É possível selecionar apenas alguns que podem oferecer resultados mais interessantes com o volume de vendas. Essa escolha pode envolver fatores como:
- margem de lucro;
- volume em estoque;
- facilidade de obter mais itens com fornecedores;
- dificuldade de saída, podendo oferecer promoções para fazer produtos parados em estoque girarem com mais facilidade, entre outros elementos que julgar necessários.
Ofereça descontos reais
Na mente de muitas pessoas a Black Friday ainda é conhecida pelo jargão: “tudo pela metade do dobro”. Infelizmente, em alguns estabelecimentos isso ainda é uma realidade e você, que deseja ter sucesso com a data, precisa saber como mudar isso.
Para tanto, é importante que você ofereça descontos reais e oportunidades que não poderão ser conquistadas quando chegar o fim da Black Friday. Além de aumentar o seu grau de credibilidade no mercado, fazer isso ativará o gatilho da urgência na mente dos consumidores, fazendo com que eles tomem decisões de compra com mais rapidez.
Invista em anúncios antes da data
Para um lojista, a Black Friday inicia-se muito antes da data, que em 2019 será no dia 29 de novembro. Sendo assim, você precisa começar a investir em anúncios desde já. Inicialmente, faça apenas uma preparação, sem identificar produtos e preços, apenas para deixar seus clientes com certo grau de curiosidade.
Em seguida, quando se aproximar o dia das vendas, você pode criar anúncios demonstrando os produtos que serão oferecidos, os descontos que podem ser conquistados e, principalmente, os prazos e limitações que existirão, caso o cliente não aproveite as oportunidades.
Entretanto, precisamos voltar no ponto que mencionamos no tópico anterior. Tudo isso que será divulgado nos anúncios precisa ser real e, efetivamente, proporcionar benefícios percebidos para o consumidor.
Esteja bem estruturado
Outro ponto que deve compor o seu planejamento estratégico é a estrutura do seu negócio. Para receber um número maior de clientes em um único dia, será necessário investir em algumas modificações na sua estrutura física e organizacional, bem como, nos estoques de produtos.
Em termos físicos, se a sua loja é virtual, é necessário organizar toda a operação de envios para que eles sejam efetuados dentro do prazo estipulado. Além disso, é importante revisar a capacidade dos servidores dos sites para evitar que eles caiam durante o dia.
Em lojas físicas, é importante abrir mais espaços para inserir mais produtos ou, simplesmente, remover aqueles que não estarão em descontos para inserir os que foram escolhidos para serem comercializados no dia.
A sua estrutura de pessoal também precisa ser mais robusta. Inclusive, planeje a contratação de mais funcionários para atuarem apenas no dia 29/11, se identificar que isso é necessário.
Ainda sobre a questão estrutural, você deve ter muita atenção ao estoque de produtos. Não é difícil encontrar empresários que perdem vendas pelo simples fato de não planejarem bem o seu estoque para a Black Friday.
Se você já passou por uma situação semelhante, deve saber bem que, ter pessoas entrando em seu estabelecimento dispostas a comprar e não ter os itens desejados em estoque é ainda pior do que não ter clientes entrando em sua loja.
Portanto, o planejamento de estoque é algo que precisa ser feito com muita cautela e também faz parte do planejamento estratégico da sua empresa.
Crie campanhas específicas para clientes fidelizados
Também é interessante que você crie campanhas específicas para clientes que já são fiéis ao seu negócio. Isso porque, pessoas que já estão acostumadas a comprar em um estabelecimento, normalmente, têm grandes chances de comprar mais itens na mesma loja.
Portanto, criar campanhas específicas para essas pessoas pode ser algo extremamente interessante e proporcionar resultados tangíveis. Além disso, adotar essa estratégia também aumentará ainda mais o grau de satisfação dessas pessoas, tornando-os ainda mais fidelizados ao seu negócio.
O planejamento estratégico para a Black Friday é essencial para que você tenha uma boa lucratividade com a data. Nesse sentido, negligenciar essa tarefa pode fazer com que você não tenha os resultados esperados e não consiga explorar todo o potencial lucrativo que este dia pode proporcionar ao seu negócio.
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