networking

Networking: construa relacionamentos de impacto para os negócios

Construir e manter relacionamentos é fundamental para os negócios por várias razões. Eles impactam diretamente o sucesso e a sustentabilidade de uma empresa. E o networking é um conjunto de técnicas que contribuem muito para o sucesso pessoal e profissional.

Neste conteúdo, vamos explorar como o networking, quando empregado de forma eficaz, pode fortalecer as vendas, potencializar a gestão de talentos e facilitar a execução de projetos, oferecendo insights sobre estratégias para cultivar uma rede de contatos valiosa.

O que é networking?

Networking é o processo de estabelecer e nutrir relações profissionais que são mutuamente benéficas. 

No contexto profissional, podem haver dois tipos: o networking pessoal, focado em relações individuais, e o profissional, que constrói conexões estratégicas para avanço de carreira ou objetivos empresariais. 

O networking eficaz é essencial para o crescimento profissional. Ele abre portas para oportunidades, conhecimento compartilhado e recursos expandidos. Um ponto muito importante é que o networking deve ser visto como uma relação mútua de colaboração e ganhos profissionais. Quanto mais equilibrados os interesses num processo de networking, maiores os benefícios.

Confira os 8 principais a seguir.

Networking: 8 benefícios

benefícios do networking

1. Acesso a novas oportunidades

Relacionamentos bem construídos abrem portas para novas oportunidades de negócios, parcerias estratégicas e colaborações. Muitas vezes, pela trajetória ou repertório profissional, esses recursos poderiam não ser acessíveis pelos nossos próprios esforços. Conexões profissionais podem levar a recomendações profissionais, claro. Mas, esse é apenas o primeiro ganho: referências, insights, troca de experiências sobre um setor ou atividade, acesso a novos mercados e projetos são ganhos muitas vezes não tão valorizados e que podem mudar os rumos de uma carreira ou empresa.

2. Crescimento da reputação e de marca

A reputação de uma empresa ou profissional é muito influenciada pela qualidade de seus relacionamentos. Relações com impacto positivo na vida de clientes, fornecedores e outros stakeholders ajudam a construir uma imagem de marca confiável e respeitada. Isso acaba se tornando um ciclo virtuoso, pois por intermédio do bom networking, acabamos atraindo novos clientes e parceiros e retendo os existentes.

3. Melhoria da satisfação do cliente

Relacionamentos fortes permitem que as empresas entendam melhor as necessidades e expectativas de seus clientes. Isso melhora a oferta de soluções, que acabam se tornando mais personalizadas e eficazes. Além de aumentar a satisfação, não podemos deixar de mencionar o aumento da lealdade. Clientes leais se tornam também defensores da sua marca, ideia, produtos e serviços. 

4. Acesso a recursos e conhecimentos compartilhados

Uma rede de contatos ampla e diversa dá acesso a recursos, conhecimentos e habilidades compartilhados. Não por acaso, o termo começa com “net”, que significa rede, em inglês. Ter um novo insight ou conhecimento beneficia você, mas também a toda a sua rede – e vice-versa! Isso pode ser particularmente útil na hora de encarar problemas complexos, inovar e manter a competitividade. 

5. Apoio em momentos de desafio

Bons relacionamentos são cruciais em momentos de incerteza ou desafios. Buscar ou oferecer conselhos, compartilhar riscos ou apenas trocar ideias é um grande diferencial de suporte na sua vida e carreira.

6. Facilitação da comunicação

Cultivar relações de confiança impacta diretamente na comunicação entre a empresa e seus stakeholders. Isso contribui no alinhamento de expectativas e se torna ainda mais valioso em tempos de mudanças e em gestão de crises.

7. Aumento da eficiência e redução de custos

Relacionamentos consistentes ajudam em processos de negociação mais equilibrados, termos de contrato mais aderentes e redução de custos. Isso porque parceiros de negócios que desenvolvem a confiança mútua estão mais dispostos a oferecer condições favoráveis de trabalho, a encontrar um denominador comum Como resultado, espere colher economias significativas.

8. Desenvolvimento profissional e aprendizado contínuo

A interação com uma variedade de pessoas oferece oportunidades contínuas de aprendizado e desenvolvimento. E quanto mais diversa for a sua rede, conectando com pessoas de perspectivas e níveis de conhecimento diferentes, melhores ideias e perspectivas você terá. Não se trata apenas de se conectar com pessoas em condições melhores do que as suas: se trata de ter uma visão de mundo ampla e variada para tomar decisões melhores.

Networking na gestão de pessoas

Na gestão de pessoas, o networking pode ser um importante catalisador para o desenvolvimento de talentos. Ele também impacta diretamente na promoção de uma cultura organizacional positiva e merece ser estimulado em todos os níveis organizacionais.

Estratégias eficazes incluem a criação de programas de mentoria, eventos de team building e plataformas de comunicação interna que incentivam a interação e o compartilhamento de conhecimentos entre os colaboradores.

Networking na gestão de projetos

Já na gestão de projetos, o networking é crucial na formação de equipes mais coesas e na identificação de parcerias estratégicas. 

Ele facilita a resolução de problemas ao permitir o acesso rápido a soluções e recursos externos. Também um aliado importante para promover a colaboração interdepartamental e com stakeholders externos.

Táticas eficazes de networking

Construir uma rede de contatos sólida requer mais do que apenas conectar-se com outros profissionais. É fundamental você pensar no networking como uma espécie de “relacionamento” profissional. De um amigo ou parceiro, esperamos autenticidade, reciprocidade e um compromisso contínuo com o relacionamento. O mesmo deve ocorrer em uma relação com as pessoas do seu networking. 

A seguir, confira duas formas importantes de fazer networking no contexto profissional.

A utilização das redes sociais para networking

redes sociais e networking

De todas as redes sociais, o LinkedIn é a mais importante para o relacionamento profissional. A rede oferece, gratuitamente, ferramentas para fortalecer as conexões. Desde a publicação de conteúdos, até encontrar pessoas novas por meio da sua rede ou da própria base de usuários da plataforma. 

Outras redes sociais também podem ser utilizadas, mas o Linkedin é a referência quando o assunto é networking.

Networking em eventos e encontros profissionais

Outro ambiente feito para o networking são os eventos profissionais. Na verdade, antes das plataformas digitais, os eventos eram as redes sociais que existiam. Mas não é por causa da ascensão da internet que a sua importância diminuiu ou desapareceu, pelo contrário.

Eventos presenciais e encontros setoriais trazem um componente indisponível no digital: o olho no olho, a presença física e o aumento de sincronia entre os interesses em tempo real.  Jamais desperdice uma oportunidade de encontrar ao vivo com a sua rede!

Desafios e soluções em networking

Embora o networking seja fundamental, ele apresenta desafios, como a dificuldade de estabelecer conexões autênticas e a gestão de uma rede extensa. Superar esses obstáculos envolve ser genuíno nas interações, oferecer valor antes de esperar receber e utilizar ferramentas de gerenciamento de contatos para manter a rede organizada.

Táticas de networking para introvertidos

networking para introvertidos

Ah, você é introvertido(a)… O networking pode parecer uma tarefa desafiadora – e até impossível para quem é mais reservado(a). Ainda assim, é perfeitamente possível transformá-lo em algo gratificante e eficaz. 

Como para os perfis mais extrovertidos, o primeiro passo é construir uma rede alinhada ao seu estilo pessoal. Nem sempre o tamanho da rede é o mais importante. A qualidade das conexões é o que conta. Restrições são vantagens disfarçadas, por isso, aproveite a sua característica para ser ainda mais seletivo(a) na construção da sua rede. Interações mais profundas e significativas, aliás, só enriquecem a qualidade do networking de qualquer pessoa. 

Uma boa tática pode ser focar em eventos menores ou encontros um-a-um (one to one). Assim, a conversa se torna mais intimista e menos intimidadora do que, por exemplo, em grandes conferências.

Para aumentar a autoconfiança, a preparação prévia também é uma boa aliada. Pesquise sobre as pessoas ou temas a serem discutidos de antemão. Isso pode dar ideias de conversa e fomentar diálogos mais significativos. 

O Linkedin também pode ser uma arma secreta para evitar o presencial e iniciar e cultivar relações profissionais no seu próprio ritmo. Colocando em prática as dicas trazidas aqui você vai encontrar o seu caminho.

O networking eficaz é uma alavanca na gestão de pessoas e de projetos. Além de conhecer novas pessoas, você tem acesso a novas ideias, talentos e oportunidades. 

Adotar uma abordagem alinhada ao seu perfil e valores amplia o alcance profissional, enriquece a cultura empresarial e fortalece as bases para o sucesso a longo prazo.

Quer aprimorar suas habilidades de networking e impulsionar sua carreira ou negócio? Explore nosso e-book Gestão de Desempenho Contínuo para descobrir estratégias e dicas valiosas. 

Acesse agora e transforme sua rede de contatos em uma fonte de oportunidades ilimitadas!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.