O que é matriz BCG, qual sua importância e como criá-la?

O mercado muda constantemente, por isso um produto, serviço ou método de vendas que é costumeiramente eficiente pode ter resultados negativos de maneira repentina. É o caso das vendas físicas que, em meio a quarentena, precisaram de adaptação para o online. Para analisar o futuro do seu negócio e traçar estratégias mais inteligente, você deve entender o que é matriz BCG.

A Matriz BCG é uma técnica criada nos anos 70, pelo empresário americano Bruce Henderson, com o objetivo de analisar o desempenho dos produtos e serviços de um negócio e a relação de aceitação pelo consumidor. Desse modo, é possível ter uma visão sistêmica, potencializar o fluxo de caixa e deixar de lado algumas estratégias e demandas que não vão trazer os resultados esperados.

Mas como fazer isso e quais as vantagens dessa técnica? Continue a leitura e tire essas e outras dúvidas sobre a matriz BCG.

Para que serve a Matriz BCG?

O método é dividido em dois blocos. O primeiro refere-se às taxas de crescimento do mercado e o outro à participação do produto/serviço no seu segmento de atuação. Cada um desses blocos também recebe duas divisões, em que são colocados os grupos de produtos/serviços, que são classificados de acordo com:

  • vaca leiteira: maturidade do negócio;
  • estrela: crescimento no mercado;
  • abacaxi: declínio no mercado;
  • interrogação ou em questionamento: introdução de um produto.

Cada uma dessas categorias representa o estágio de desenvolvimento do produto/serviço.

  • Interrogação: quando o produto/serviço ainda é considerado uma tendência e não apresenta lucros para a empresa;
  • Abacaxi: este é o tipo de produto/serviço que todo o gestor quer distante do seu negócio; não gera muita lucratividade e geralmente vem acompanhado de boas “incomodações” – o ideal neste caso é avaliar a possibilidade de retirá-lo do portfólio da empresa, ou, repensá-lo – neste caso é preciso avaliar bem se o investimento é válido;
  • Vaca Leiteira: é o tipo de produto/serviço que não demanda muito esforço de venda; “se vende”, e de quebra entrega faturamento e uma boa lucratividade para a empresa;
  • Estrela: assim como as Vacas Leiteiras, este tipo de produto/serviço também é responsável por uma boa parcela do faturamento da empresa, no entanto neste caso o investimento em marketing e vendas precisa ser maior para que se alcance os resultados desejados.

Quais as vantagens de utilizar a Matriz BCG?

Contar com produtos e serviços com alto crescimento e aceitação dos consumidores é um dos fatores que influenciam no sucesso de um negócio. A partir de um estudo da matriz BCG dos seus produtos e serviços você consegue ter insights sobre o desempenho e tomar decisões claras e assertivas.

Sendo assim, podemos dizer que a matriz BCG oferece maior vantagem competitiva para a empresa, já que esse método também possibilita a análise do cenário dos concorrentes em relação aos seus produtos.

Lembre-se: decisões tomadas sem embasamento, aumentam as chances de que os investimentos não apresentem bons resultados.

Como a Matriz BGC deve ser criada na empresa?

Agora que você já entendeu a importância e quais os conceitos relacionados a criação da Matriz, é preciso realizar a representação gráfica. Mas antes é importante entender que você precisa conhecer muito bem o seu portfólio de produtos e serviços, bem como os dados de cada um deles acerca dos feedbacks do mercado – somente isso irá garantir que a análise seja certeira.

Tendo esses dados em mãos; desenhe um gráfico cartesiano, liste os produtos/serviços da sua empresa – considerando às taxas de crescimento do mercado e à participação dos seus produto/serviço no mesmo, e identifique em quais quadrantes cada um dos seus produtos e serviços está alocado.

Matriz BGC Scoreplan

Agora, estabeleça seu planos de ação!

Ao entender o que é matriz BGC é possível utilizá-la para se livrar de produtos e serviços com baixo desempenho. Ou, melhor ainda, criar planos de ação para transformá-los em novos sucessos (Estrelas e Vacas Leiteiras).

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