Quais são os 5 princípios do Lean Manufacturing e como colocá-los em prática?
Você já ouviu falar a respeito do lean manufactuting e seus princípios? Desenvolvido no Japão pós-Segunda Guerra, a filosofia Lean se difundiu em meados de 1950 através da Toyota e seu até hoje aclamado Sistema de Produção (TPS – Toyota Production System). O Lean representou uma grande transformação em uma das maiores indústrias do mundo: a do segmento automotivo. Também chamado de Sistema Enxuto de Manufatura, hoje, é aplicado em diversos outros setores, até mesmo além da indústria.
Por isso, se você tem uma empresa e se preocupa em implementar melhoria contínua em cada um dos seus processos, precisa saber mais sobre essa metodologia.
O que é lean manufacturing?
A proposta do lean manufacturing é reduzir desperdícios entregando melhor qualidade no produto final, com o menor tempo de espera. Sua aplicação dentro de uma empresa visa, especialmente, o crescimento da competitividade.
Hoje, esse conceito representa um dos melhores caminhos para empresas que pretendem se desenvolver pensando em melhoria contínua, pois parece utópico conquistar; redução de custos, aumento de qualidade, redução do tempo de resposta e aumento de produtividade, mas, isso se torna possível através da eliminação de sete tipos de desperdícios promovidos pelo Lean: superprodução, tempo de espera, transporte, processos repetitivos, inventário, movimentos desnecessários e defeitos.
Quais são os 5 princípios do lean manufacturing?
Agora, é hora de conhecer os 5 princípios do lean manufacturing. Cada um deles abrange percepções diferentes, mas é seu trabalho em conjunto que permite a obtenção dos resultados. Veja só!
1. Valor
O primeiro princípio desse conceito é o valor. Que, por sua vez, precisa atender às expectativas do cliente. No sentido de que ele espera por aquele produto, a um preço determinado e no momento exato de sua necessidade.
Ainda, é importante lembrar de que o valor está diretamente ligado à qualidade. Ou seja, se um cliente está satisfeito com todas as características e funcionalidades de seu produto, ele considera que aquilo tem um valor.
2. Fluxo de valor
O fluxo de valor resulta da soma de todas as ações que tenham valor ou não para o cliente, mas que são necessárias dentro do processo produtivo. É possível dividi-las da seguinte maneira:
2.1. Etapas de valor
São todas as etapas que envolvem o processo de transformar matérias-primas em um produto final. É aqui que o produto se desenvolve com base em atributos que os clientes reconhecem e querem pagar para usar.
2.2. Etapas sem valor
As etapas que não agregam valor são aquelas que se repetem ou não têm grande importância dentro do processo produtivo. O cliente não sabe que elas acontecem, e é por isso que elas não apresentam valor para ele e sua redução é necessária.
3. Fluxo contínuo
No fluxo contínuo, uma peça de cada vez é produzida. Ela é encaminhada diretamente de um estágio do processo para o seguinte, sem nenhum intervalo ou desperdícios.
Com o valor especificado e o fluxo de valor bem determinado, as etapas sem valor são eliminadas. A partir disso, o fluxo contínuo abrange o maior número de ações dentro de um processo quanto possível
4. Produção puxada
Significa produzir o item apenas com demanda, na quantidade demandada e no momento necessário. Em outras palavras, produzir apenas o que o cliente comprou.
Assim, a produção puxada realiza o processo inverso de uma produção empurrada, por isso, não gera acúmulo de produtos finais ou estoques. Tudo é feito estritamente de acordo com a demanda, sem exceder nenhum tipo de limite.
5. Perfeição
Por último, existe a etapa de perfeição. Nesse estágio, todos os desperdícios foram eliminados e os quatro conceitos anteriores estão integrados de maneira satisfatória.
Em resumo, a perfeição confere que o processo oferece valor, de acordo com a vontade do cliente, e não envolve nenhum tipo de desperdício. Chegar nesse ponto da metodologia não é tarefa fácil. Entretanto, não o atingir de imediato não é motivo para desistência. Pelo contrário, insistir é o segredo para que todas as etapas fiquem alinhadas.
Como esses princípios podem aumentar a eficiência e o sucesso do negócio?
Na medida que você utiliza o lean manufacturing, seus clientes perceberão melhorias.
Isso também vale para os colaboradores e fornecedores. Eles sabem como o seu processo produtivo acontece e, para eles, é vantajoso fazer parte desse cenário, pois sentem-se seguros e engajados.
No entanto, é importante lembrar que é a implementação a longo prazo que causa um impacto positivo em seus resultados. O foco e empenho inicial de melhorar através da implementação dessa filosofia deve ser mantido ao longo de todo o processo e adiante. É necessário muito acompanhamento, para que desvios sejam identificados e tratados.
Além disso, é imprescindível que nenhuma princípio ou etapa seja deixado de lado.
Toda a equipe deve mudar sua forma de agir, de modo a contribuir com esse processo e os resultados desejados. Portanto, invista na conscientização e na disseminação de informações sobre o assunto, para moldar sua empresa aos princípios do lean manufacturing.
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