Ir para o conteúdo
  • login
logo-scoreplan
  • Softwares
    • Planejamento Estratégico
    • Qualidade
    • Projetos
    • Gestão de Pessoas
    • Planejamento Orçamentário
    • Gestão eletrônica de documentos
    • OKR
    • BSC
    • Ações
    • Indicadores
    • Ocorrências
    • Auditorias
    • Riscos
    • Inteligência Artificial da Scoreplan
  • Segmentos
    • Comércio
    • Indústria
    • Instituições e Entidades
    • Instituições Financeiras
    • Saúde
    • Serviços
  • A Scoreplan
    • Quem somos
    • A Plataforma
    • Cases
    • Serviços
    • Trabalhe Conosco
  • Parceiros
  • Conteúdos

    Blog

    Tudo sobre gestão, planejamento estratégico e muito mais

    Materiais Gratuitos

    Ebooks, Guias e mais.

    Scoreplan Academy

    • Certificações
    • Cursos Livres
    • Treinamentos
  • Contato
Peça uma demonstração
Peça uma demonstração
Novos 3 p'S da gestão
Foto de scoreplan
scoreplan
  • Publicado em julho 2, 2024

Conheça os novos 3 P’s da gestão: Pessoas, Processos e Propósito

A gestão das empresas passa por um momento de transformação. O que era tido como certo, já tem mais toda essa certeza. E o que parecia algo distante, precisa de mudanças para ontem. E é nesse ponto que entra o método 3 P’s, que divide a nova forma de gerenciamento entre Pessoas, Processos e Propósito. 

Criada pela consultora empresarial e sócia da Attrend Consultoria, Kárita Morais, os novos 3 P’s são a reformulação dos 3 P’s clássicos, que se referem a Pessoas, Processos e Produtos. Assim, a nova forma de ver os negócios troca o Produtos por Propósito, visto que hoje sentir-se trabalhando por algo maior virou um dos pilares das equipes de sucesso. 

Como nasceu o método 3 P’s 

O método 3 P’s surgiu da necessidade de adaptação do ambiente empresarial para o que o mercado demanda atualmente. Assim, vendo na prática o que as empresas passam no dia a dia, a criadora, Kárita Morais, elenca em três pontos o porquê do desenvolvimento da metodologia. 

São eles, a vontade de ajudar as companhias a pensar em processos de forma integrada, a necessidade de desdobrar o planejamento estratégico e a importância de disseminar a cultura da gestão de processos em todos os níveis organizacionais.

Como funcionam os 3 P’s

Para ter clareza sobre o método, é importante entender o que cada divisão entre Pessoas, Processos e Propósito significa. No final, todas elas estão interligadas, porém, para colocar a mão na massa, é essencial saber como cada uma delas funciona. 

Pessoas 

Uma empresa nada mais é do que a união de pessoas trabalhando em prol de um objetivo em comum. Assim, para ter resultados acima da média, é preciso focar em como tornar a vida delas melhor. E aqui que entra um dos principais papeis do gestor: fomentar um ambiente de segurança e de resultados para a sua equipe.

O foco em pessoas passa pela construção de uma matriz de comunicação, focada em auxiliar a compreensão da hierarquia empresarial. Juntamente, entra a definição de papeis e responsabilidades de cada profissional — prática que deve ser feita ainda antes da abertura de vagas. 

Ainda, o método dos 3 P’s mostra a relevância do relacionamento saudável entre os setores. Ao ter uma relação de qualidade entre os departamentos, os times conseguem ter um melhor entendimento e visualização dos fluxos de trabalho e saber o que cada área da empresa é responsável. 

Essa atividade não traz benefícios apenas para as pessoas, mas também para os objetivos do negócio, já que possibilita a identificação de gargalos. 

Processos 

Se tem uma coisa que toda a empresa precisa, é de processos bem definidos — independente do tamanho da organização. Nesse contexto, o Processos dos 3 P’s consiste em definir as bases do funcionamento do negócio pelo planejamento estratégico. Aqui, entram pontos como a determinação da visão, da cadeia de valor, do alinhamento estratégico e das diretrizes de foco do cliente.

Ter isso mapeado traz vantagens tanto para os gestores, quanto para os colaboradores. Para os gestores, o P de Processo facilita a gestão e o acompanhamento do desempenho, possibilita a visão do todo da empresa e mostra onde estão as oportunidades de melhorias. Já para os colaboradores, oferece uma maior clareza nas atividades, segurança na execução das iniciativas, conhecimento das metas e objetivos e o entendimento das suas responsabilidades. 

Propósito 

O propósito se traduz no porquê das pessoas fazerem algo. E, em um mercado cheio de mudanças, a procura por um trabalho que responda essa pergunta e traga realização é o que permeia os novos profissionais. E, para oferecer esses pontos para os colaboradores, entra a construção da cultura organizacional. Afinal, de acordo com pesquisa da Gallup, apenas 23% dos colaboradores se consideram engajados com suas companhias. 

Em meio a esse cenário, cabe às companhias e gestores trabalharem por uma gestão que valorize os desejos e anseios dos membros das equipes. Até porque, todos estão ali por um motivo. Assim, desenvolver ações que conversem, mesmo que de forma indireta, com esses motivos é o caminho para a criação de um ambiente de bem-estar aliado a bons resultados.

O gestor deve ser o elo de ligação entre o colaborador e a empresa. Ou seja, ele precisa conhecer o que o seu time e empresa precisam para, então, pensar em como unir os propósitos. Aqui, o interesse genuíno vindo pelas pessoas dos cargos maiores e o entendimento das perspectivas de cada geração são práticas essenciais para um propósito bem trabalhado.

As competências do líder nos 3 P’s

Diante de tantas mudanças na forma de gestão empresarial, os líderes precisam se reinventar. E, por isso, eles precisam desenvolver novas competências para andar em sintonia com os novos 3 P’s e construir equipes qualificadas para o que o cenário presente pede dos profissionais.

Aqui, o que o novo mercado pede dos líderes são habilidades como: 

  • Visão estratégica: é preciso conhecer o negócio a fundo e ter nas mãos a estratégia da empresa
  • Análise de dados: os dados são o novo petróleo. É importante saber analisar os dados de mercado por meio de plataformas de gestão. 
  • Ferramentas de Gestão: precisam entender como implementar ferramentas que auxiliam no gerenciamento do planejamento estratégico e de pessoas. 
  • Foco em aprimorar a gestão: os líderes devem saber desdobrar as ações necessárias para empresa, desenvolver uma escuta ativa dos colaboradores e saber se comunicar de forma clara e objetiva. 

Como implementar os 3 P’s na sua empresa

Depois de entender o que os 3 P’s significam e o porquê os gestores devem se atentar a eles, é hora de saber como colocar o método em prática. Então, pensando em te mostrar com profundidade como a metodologia funciona, nós vamos fazer um evento ao vivo e gratuito com a Kárita Morais para ela explicar como as empresas conseguem implementar os 3 P’s nas suas gestões.

Para participar, é só clicar aqui ou no banner abaixo.

Novos 3P's da gestao

Conteúdo

Ebook
Gestão de pessoas baseada em dados

Gestão de pessoas baseada em dados

Baixe agora
Compartilhe esse conhecimento:
AnteriorAnteriorPlanejamento financeiro: guia para médias e grandes empresas
PróximoMapa estratégico: como refinar o planejamento da empresa?Próximo

Conteúdos relacionados

Leia mais
Leia mais
Leia mais

Outros Materiais que podem te ajudar

Ebook
Gestão de pessoas baseada em dados

Gestão de pessoas baseada em dados

Baixe agora
Webinar
Score Plus Gestão de Projetos

Score Plus Gestão de Projetos na vida real

Baixe agora
A Plataforma Web que todo o gestor precisa!
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração
Scoreplan
Plataforma web que ajuda empresas a atingirem seus objetivos e melhorarem seus resultados através de uma gestão visual e ágil de todo o Planejamento Estratégico e Orçamentário.
Linkedin Youtube Instagram Whatsapp Telegram
  • Política de Privacidade
  • Política Anticorrupção
  • Termo de ética e conduta
  • Termos Gerais e Condições de Uso

Institucional

  • Conteúdos
  • Contato
  • Conteúdos
  • Contato

Softwares

  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento Orçamentário
  • Gestão de Projetos
  • Gestão de Qualidade
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de OKR
  • Gestão de BSC
  • Gestão de Indicadores
  • Gestão de Auditorias
  • Gestão de Riscos
  • Gestão de Ações
  • Gestão de Ocorrências
  • Gestão eletrônica de documentos
  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento Orçamentário
  • Gestão de Projetos
  • Gestão de Qualidade
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de OKR
  • Gestão de BSC
  • Gestão de Indicadores
  • Gestão de Auditorias
  • Gestão de Riscos
  • Gestão de Ações
  • Gestão de Ocorrências
  • Gestão eletrônica de documentos

Segmentos

  • Comércio
  • Industria
  • Instituições e Entidades
  • Instituições Financeiras
  • Saúde
  • Serviços
  • Comércio
  • Industria
  • Instituições e Entidades
  • Instituições Financeiras
  • Saúde
  • Serviços
Assine nossa newsletter
Receba nossos conteúdos gratuitamente!
  • Email
  • Rua Jacob Luchesi, 3530,
    Caxias do Sul – RS
    CEP 95032-000
  • (54) 3039-9929
Top 100 instech
Top 100 open
Software Advice
Capterra-selo
Software Advice - Best Recommended
plugins premium WordPress

Peça uma demonstração

Agende uma demonstração rápida e gratuita e veja como a Scoreplan pode descomplicar a gestão da sua empresa!