case scoreplan CCGC e Fecoagro

CCGC e Fecoagro Leite Minas: parceria dupla de sucesso com a Scoreplan

Café, leite e um pedaço de queijo. Melhor do que essa combinação, só a parceria entre a CCGC e a Scoreplan. O Consórcio Central Grupo Cooperativo (CCGC) é cliente Scoreplan e, em conversa com nosso time, o Diretor Executivo da empresa, Nidelson Falcão, contou sobre a experiência da companhia com a plataforma e como ela integra o processo de gestão da organização.

Ainda, o gestor também falou sobre a adoção da Scoreplan na Fecoagro Leite Minas, em que também desempenha o papel de Diretor Executivo. 

Confira! 

Clientes de expressão

Minas Gerais é conhecida pela sua tradição na produção cafeeira e de laticínios. E, boa parte da qualidade dessa fama, passa pelas mãos da CCGC. A cooperativa conta com mais de 10 mil cooperados, espalhados por 50 municípios nas regiões de Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro, Noroeste e Centro Oeste do Estado de Minas Gerais. Anualmente, a organização é responsável pela compra de mais de 30 mil itens e faz negócios com mais de 3 mil fornecedores.

Conversando com a atuação da CCGC, a Fecoagro Leite Minas tem como objetivo valorizar a produção leiteira da região e, atualmente, é composta por 32 cooperativas.

O que levou à escolha da Scoreplan na CCGC

Amante dos estudos em gestão, Nidelson tem mestrado, doutorado e pós-doutorado na área. Devido ao seu conhecimento e por saber dos gargalos no mercado, ele deu início à criação do próprio software de gestão, em 2010. Porém, devido à dificuldade de encontrar bons programadores, de dar continuidade na ideia e da falta de recursos, a iniciativa não foi para frente.

Foi quando encontrou a Scoreplan. 

Pesquisando no Google sobre os softwares de planejamento estratégico, o executivo teve seu primeiro contato com a plataforma. Após ver diversas opções e apresentações dos players do mercado, avaliou as soluções da Scoreplan como a mais completa. 

“Para mim, como gestor, sentia muita falta de uma plataforma como a Scoreplan. É uma ferramenta muito completa. Vocês oferecem um sistema muito melhor do que aquele que eu imaginava em criar”, comenta Nidelson.

Além disso, o diretor pontua a facilidade de uso da ferramenta e o preço como diferenciais. “É uma ferramenta completa, que dá mobilidade e oferece um preço bom e justo. Além disso, vejo que vocês  buscam se aperfeiçoar de uma maneira muito rápida. Quando surge uma sugestão, logo atualizam”. 

Scoreplan: mostra os bons e identifica os pendentes

painel de indicadores da Scoreplan

Em uma empresa, ter uma visão clara do desenvolvimento do trabalho de cada um é essencial para alcançar os resultados esperados. Nesse contexto, Nidelson revela que a adoção da Scoreplan nas empresas auxilia na identificação da forma de trabalho de cada colaborador. Também, sinaliza o desafio de implementar a cultura dentro da empresa.

“A plataforma expõe os bons e mostra quem tenta esconder alguma coisa. Se o gestor que está no nível tático entende que a ferramenta vai ajudar, ele a implementa e a abraça. Aquele que está tentando se esconder, vai arrumar uma desculpa.O desafio está na implementação interna”, conclui o executivo.

Ainda, o Conselheiro comenta que a Scoreplan agrega valor na maneira de fazer as reuniões. De acordo com ele, a plataforma facilita a escolha dos assuntos que precisam ser discutidos e trarão resultados práticos, além de ajudar na lembrança dos temas já tratados em outras conversas. 

Uma parceria de resultados

Para definir o planejamento estratégico de uma empresa, seguir os princípios da administração é peça-chave para ter sucesso no alcance das metas. Dessa forma, esse é um dos pontos que a CCGC e a Fecoagro Leite Minas enxergam de valor na Scoreplan. Isso porque a plataforma traz os principais critérios da gestão dentro das suas funcionalidades, o que facilita a construção dos planos de ação e as tomadas de decisão.

Nesse contexto, quando perguntado sobre os resultados obtidos com o uso da Scoreplan, Nidelson resumiu em uma palavra: organização. 

“O grande ganho é a estruturação dos dados. Por exemplo, o diagnóstico do ESG é prático e te dá o número de questões e de percentual exato relacionados às atividades. A matriz RACI também colabora com a comunicação nas equipes, principalmente em formato horizontal”.

Confiança em primeiro lugar

Bons negócios só existem quando há uma relação de confiança mútua. E, para Nidelson, essa é uma característica presente no uso da Scoreplan. Para ele, a confiança na plataforma se baseia em três tópicos.

“Primeiro, que vocês não prometem o que não entregam. Segundo, o que vocês se propõem a fazer, vocês entregam a mais. E terceiro, não tem como você fazer um sistema de gestão “meia boca”. Ou você entra para valer, ou não entra. Isso sinaliza que a Scoreplan é séria e que está disposta a sempre fazer melhorias.”, elenca o diretor.

Ainda, o gestor frisa o lado social que a ferramenta desenvolve e o seu potencial de crescimento “Existem pequenos e médios empreendedores que precisam dessas funcionalidades no dia a dia. Vejo, em termo de missão da Scoreplan, um trabalho enorme, um potencial absurdo e incalculável”.

A Scoreplan tem muito orgulho de poder colaborar no desenvolvimento da gestão da CCGC e da Fecoagro Leite Minas. Por isso, nosso objetivo é levar facilidade e agilidade para dentro das organizações. 

Assim, a próxima empresa que queremos ajudar é a sua!

Peça agora uma demonstração gratuita e conheça as 7 soluções para tornar o seu dia a dia mais organizado e com mais resultados!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.