Como e por que melhorar a comunicação dentro da empresa? Confira!
A eficiência com que a comunicação flui dentro da empresa é fator determinante nos resultados dela. Afinal de contas, colaboradores mal-informados, não conseguem entender os objetivos da organização, o que resulta em desalinhamentos, atrasos, retrabalhos e até insatisfação do público interno.
É por isso que esse processo precisa ser muito bem estruturado. As informações transmitidas devem ser claras e diretas para que não hajam ruídos. Só assim os colaboradores interpretarão a mensagem da forma que você planejou.
Quer entender melhor a importância da comunicação dentro da empresa e como melhorá-la? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
O que é comunicação interna?
É uma das atividades relacionadas a gestão estratégica de pessoas que cuida das informações que circulam no ambiente de trabalho. A comunicação interna funciona para esclarecer os colaboradores sobre tudo que acontece dentro da organização, alinhar metas e objetivos, além de melhorar o relacionamento entre a empresa e os funcionários.
Por que melhorar a comunicação dentro da empresa?
Porque problemas de comunicação prejudicam resultados. Simples assim! Quando o colaborador não recebe informações claras , ele pode fazer suposições e, de forma inconsciente, trabalhar na contramão do que a organização prega.
É assim que surgem os boatos e também acontecem desavenças entre colaboradores e liderança, gerando desmotivação e queda na produtividade. A comunicação interna tem função de fortalecer a cultura organizacional e alinhar os comportamentos e as ações dos colaboradores aos objetivos da empresa. Veja, a seguir, algumas razões para melhorar esse processo.
Aumenta o engajamento dos funcionários
Muitas vezes, a falta de comprometimento dos colaboradores está ligada à ausência das informações essenciais que irão garantir a qualidade do trabalho entregue. O funcionário precisa saber o que a empresa espera dele para alinhar seus afazeres às expectativas do negócio.
A comunicação interna atua nesse contexto para esclarecer quais são as metas e objetivos da organização, além de deixar claro ao colaborador qual é o papel que ele exerce dentro empresa. Isso gera uma sensação de pertencimento, fortalece a cultura organizacional e aumenta os níveis de engajamento.
Melhora o clima organizacional
A falta de informação provoca medo e insegurança. Dessa forma, o clima no ambiente de trabalho fica pesado, o que desmotiva os colaboradores. É por isso que é fundamental usar a comunicação interna para manter a transparência dentro da empresa.
Além do mais, esse fluxo de informações é multidirecional. Isso quer dizer que mensagens não são transmitidas apenas de superiores aos subordinados, mas também no curso inverso e entre funcionários do mesmo nível hierárquico. Com isso, é possível perceber um ambiente mais colaborativo e harmônico.
Fortalece o Employer Branding
Como a comunicação aumenta o engajamento, melhora o clima e estreita os relacionamentos internos, os funcionários têm prazer de trabalhar na organização, de modo a fortalecer o Employer Branding. Ou seja, a empresa fica com uma boa imagem como marca empregadora e melhora a atração e retenção de talentos.
Amplia os resultados financeiros
Empresas com uma comunicação interna forte são bem-vistas pelo mercado, o que garante uma vantagem competitiva e ajuda na atração de clientes. É claro que isso impacta positivamente os lucros do negócio.
Sem contar na contribuição para a redução de custos. Até porque a ausência de comunicação dentro da empresa reduz a eficiência operacional, pois gera atrasos, retrabalhos e gastos desnecessários.
Afinal, como melhorar a comunicação interna?
Tudo começa pelo planejamento. Se a sua empresa não tem uma estrutura de comunicação interna, é necessário fazer um diagnóstico e identificar quais são as principais lacunas nos processos. Dessa forma, é possível definir objetivos claros e criar um plano de ação baseado nas necessidades do seu negócio.
De modo geral, existem algumas condutas que trazem resultados positivos para qualquer organização. Veja quais são elas!
Crie canais oficiais para divulgação de informações
Você já ouviu falar na rádio corredor? Esse não é exatamente um canal de comunicação, mas sim um nome informal dado à rede de rumores na qual os colaboradores disseminam, por conta própria, conteúdos alarmistas e, na maioria das vezes, falsos sobre a empresa.
Esse canal ganha força quando a organização não disponibiliza meios de contato formais. Sendo assim, para garantir a veracidade e tornar as informações acessíveis, é importante investir em canais de divulgação online e offline oficiais como:
- mural de informações;
- revistas e jornais impressos;
- intranet;
- newsletter digital;
- e-mail corporativo;
- redes sociais corporativas, entre outros.
Esses pontos de divulgação são mantidos pela empresa e servem para transmitir informações estratégicas de forma clara e direta. No entanto, é importante estudar quais são os canais que fazem mais sentido para o público interno e, também, para o seu negócio. Não adianta criar uma rede social corporativa, por exemplo, se você não tiver estrutura para gerenciar os relacionamentos por lá.
Invista em campanhas motivacionais
Incentivar os colaboradores é fundamental para obter equipes de alto desempenho. O objetivo das campanhas é justamente oferecer estímulos para que os funcionários engajem e, trabalhem mais e melhor.
As dinâmicas motivacionais, por exemplo, além de ajudarem na integração e levantarem o ânimo dos profissionais, proporcionam aprendizado. Oferecer recompensas para quem atingir metas e objetivos também é uma forma de incentivo.
Dê feedbacks
Quando o colaborador não tem informações oficiais a respeito da sua performance, ele fica inseguro, pois não tem certeza de que faz o seu trabalho da forma correta. É por isso que é essencial fornecer feedbacks.
Esse processo consiste em mostrar ao colaborador quais são os seus pontos fortes e em quais aspectos ele pode/precisa melhorar. Além de ajudar o profissional a se desenvolver, implementar a cultura de feedback melhora a comunicação dentro da empresa.
Ouça os colaboradores
A comunicação interna não pode ser unidirecional. Se o colaborador ficar com alguma dúvida, por exemplo, é importante que ele tenha liberdade para questionar e receber esclarecimentos. Só assim você consegue ter certeza de que as mensagens enviadas são compreendidas da maneira certa. Portanto, deixe o espaço aberto para o diálogo. Essa receptividade permite que você identifique melhor quais são as lacunas da comunicação.
Garantir a eficácia da comunicação dentro da empresa é fundamental para alinhar expectativas e garantir que todos trabalhem pelo mesmo objetivo. Isso gera satisfação aos funcionários e aumenta a produtividade das equipes. Acredite: as organizações que trabalham muito bem esse aspecto conseguem mais resultados positivos.
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