Cultura de feedback: entenda como implementar na sua equipe

Uma das melhores formas de desenvolver a equipe é estabelecendo uma cultura de feedback. Isso porque quanto mais a tecnologia avança, mais o capital humano é determinante para os resultados das empresas. Embora isso possa soar paradoxal, a verdade é que os colaboradores precisam ter uma atuação cada vez mais analítica e estratégica.

Todo líder sonha com um time de alto nível, mas é preciso lembrar que tornar isso realidade é função dos gestores. É claro que contratar bem é importante, mas ajudar quem já faz parte do time a se desenvolver também é essencial.

Neste artigo, vamos mostrar como implementar uma cultura de feedback que consiga levar o seu time para outro patamar e ajude a empresa a alcançar suas metas. Acompanhe!

O que é cultura de feedback?

Antes de mostrar como implementar a cultura de feedback, é preciso entender o que ela é e como funciona. Muitos profissionais — tanto líderes quanto equipes — ainda demonstram uma certa resistência ao feedback porque o entendem como um “puxão de orelha”. Assim, acham que é aquele momento em que o chefe chama na salinha quando o colaborador faz algo que não deveria ou não faz o que deveria ter sido feito.

É fato que esse papel faz parte das funções do gestor, mas a cultura de feedback vai muito além disso. Como o nome aponta, trata-se da criação de uma cultura de reflexão coletiva sobre como cada um vem desempenhando a sua função.

Não se trata apenas de indicar, pontualmente, falhas na atuação de um colaborador, mas de pensar o desempenho de cada profissional — líderes e membros das equipes — e analisar o que está indo bem e o que precisa e pode ser melhorado. A partir disso, é possível traçar planos de ação que sejam capazes de endereçar esses pontos.

Também, é importante frisar que o feedback é uma via de mão dupla. Assim, não é apenas o gestor que deve avaliar o desempenho dos seus colaboradores, mas também a equipe precisa avaliar o gestor sobre a sua atuação como líder.

Por que implementar a cultura de feedback?

homem e mulher em uma reunião de feedback

Se você espera que o desempenho de determinado colaborador melhore, é preciso explicar o que deve ser corrigido. Nesse contexto, implementar a cultura de feedback é importante pois os pontos a serem melhorados podem parecer óbvio para os gestores, enquanto para os colaboradores não.

Assim, ainda existem muitos casos em que o gestor se sente incomodado com determinada atitude ou modo de trabalho de um colaborador, mas se mantém em silêncio. Esse comportamento pode gerar desentendimentos e acabar em demissões desnecessárias. Dessa forma, se houvesse a uma cultura de feedback, o gestor demonstraria sua insatisfação e o colaborador teria a oportunidade de melhorar.

Assim, a falta de feedback é ruim para todo mundo. A empresa não obtém os resultados esperados da atuação do colaborador e ainda precisa arcar com os custos da demissão. Isso sem contar que aquele posto de trabalho vai ficar vago, o que pode impactar a operação. Ainda, existem mais gastos com o recrutamento, seleção, contratação e treinamento de um novo profissional.

Agora, se houvesse uma cultura de feedback, o colaborador teria a chance de corrigir os pontos indicados pelo gestor, melhorar seu desempenho e o problema estaria resolvido. Ele também teria a oportunidade de mostrar para o gestor como ele pode ajudá-lo nessa questão e como aprimorar a comunicação entre ambos. Dessa forma, o processo se torna muito mais produtivo.

5 dicas sobre como implementar a cultura de feedback

Agora vamos ver, de forma bem prática, como implementar uma cultura de feedback na sua empresa e colher os benefícios que ela pode trazer. Confira!

Entenda a equipe

Nunca é demais lembrar que estamos falando de seres humanos, e não de máquinas. Por isso, para começar, é importante que os gestores conheçam bem o perfil de cada profissional da sua equipe e como eles funcionam em conjunto.

Isso inclui saber quem trabalha bem com quem e quais são os conflitos existentes no time. Para ajudar nesse processo, vale manter um documento para cada um dos profissionais e anotar pontos que sirvam tanto de embasamento para tomar decisões, quanto para serem abordados no feedback.

Elabore um modelo de feedback construtivo

O objetivo do feedback é ajudar o profissional e a equipe a se desenvolverem. Por isso, essa conversa deve ser construtiva. Assim, o gestor precisa se preparar antes de falar com seus liderados. Uma boa prática é conversar com outros líderes que tenham contato com o colaborador e colher novas impressões do profissional, a fim de formar um panorama mais completo e menos enviesado.

É natural que os colaboradores fiquem nervosos, afinal, afinal, ser avaliado é gera um sentimento de tensão. Por isso, receba-o bem, com um ambiente leve e quebre o gelo. No início da conversa, explique, de forma rápida e clara, como a dinâmica do feedback vai funcionar. 

Feito isso, comece o feedback pelos pontos positivos e reconhecendo o bom trabalho. É fundamental que os elogios sejam sinceros e reflitam a verdade. Em seguida, passe aos pontos de melhoria. Para que isso seja construtivo, não faça afirmações genéricas e procure exemplos que ilustrem o que você está dizendo.

Exemplificando, ao invés de falar “você é desorganizado”, cite algumas situações em que ele perdeu prazos de entrega e mostre como isso gerou consequências negativas. Por fim, peça que ele desenvolva um plano para melhoria. No nosso exemplo, seria para aprimorar a gestão do tempo.

Comece pelos níveis hierárquicos mais altos

É importante que essa mudança comece pelos níveis hierárquicos mais altos, assim os executivos e gestores vão sentir na pele como o feedback funciona. Dessa forma, é possível aproveitar as próprias experiências para entender o melhor padrão para passar o feedback aos seus liderados.

Outra boa opção é o RH explicar aos gestores sobre como explorar o máximo do feedback. Esse passo pode ser decisivo para o resultado positivo da conversa entre líderes e liderados.

Alinhe as expectativas

Além de ajudar a desenvolver os colaboradores, o feedback serve para alinhar expectativas. Muitos profissionais vêm de outras organizações, que têm culturas diferentes, e precisam passar por um período de ajuste para se adaptar à nova realidade.

Assim, as sessões de feedback também são uma oportunidade para que o colaborador entenda exatamente o que se espera dele. Por isso, é importante que o gestor seja claro, sincero e totalmente transparente. 

Saiba o momento certo de dar feedback

Algumas empresas adotam uma política de feedback periódico, como semestral ou anual. Essa é uma maneira de garantir que essa conversa tenha uma previsibilidade. No entanto, nada impede que existam feedbacks pontuais. Afinal, não é necessários esperar tanto tempo quando é possível resolver rapidamente com uma conversa. 

Por fim, busque tornar o feedback como algo normal para a sua equipe. Isso vai fazer com que os colaboradores se sintam menos nervosos e que entendam que é algo positivo para o seu desenvolvimento. Dessa forma, não vão se colocar na defensiva e poderão absorver e aproveitar melhor os apontamentos do gestor.

Agora você sabe como implementar uma cultura de feedback, já pode começar a adotar essa prática na sua empresa. Sabendo dessa importância, a Scoreplan desenvolveu um módulo específico para potencializar a gestão de pessoas das organizações. Nele, você pode montar o seu próprio painel de feedbacks, reuniões 1:1, termômetro emocional e organogramas específicos da sua organização.

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