liderança femina

Liderança Feminina: mulheres na gestão e, melhores índices de lucratividade na empresa

Não é de hoje que a liderança feminina se revela decisiva na condução de empresas, negócios e países.

Só nos Estados Unidos, por exemplo, 40% das famílias são lideradas por mulheres, como mostra a pesquisa Breadwinner Moms, do Pew Research Center.

Isso sem contar as nações nas quais as mulheres estão à frente dos principais cargos executivos e legislativos. É o caso da Nova Zelândia, em que Jacinda Ardern vem se destacando mundialmente pela sua postura na luta contra o coronavírus.

Em contrapartida, essa participação expressiva ainda não se reflete em igualdade de condições.

Como aponta uma pesquisa publicada no site da Fundação Robert J. Smith, embora as mulheres sejam maioria nos cursos de mestrado e de graduação nos Estados Unidos, elas estão presentes em apenas 10,9% dos cargos diretivos nas empresas.

Mudar esse status quo é uma tarefa que toda a sociedade precisa abraçar, até que as desigualdades de gênero sejam superadas.

Que tal começar lendo este artigo?

Liderança feminina: as mulheres na gestão empresarial

Segundo o último State of Women-Owned Business Report, da American Express, as mulheres estão à frente de 30% das empresas norte-americanas, gerando US$ 1,5 trilhão em receitas.

No Brasil,o percentual de mulheres em cargos de liderança ainda é baixo, apesar delas serem maioria. Elas correspondem a 52% da força de trabalho, como indica a pesquisa Great Place to Work.

Portanto, as mulheres estão marcando presença nas empresas, mas isso ainda não se reflete proporcionalmente nas funções mais estratégicas.

É algo para se pensar (e agir), até porque, segundo uma pesquisa publicada pelo Institute for Women ́s Leadership (IWL), empresas de propriedade de mulheres crescem 1,5 vezes mais.

Os benefícios à sociedade ao agregar diversidade também em suas lideranças

Que as mulheres são feitas para liderar, disso não restam dúvidas.

Essa capacidade de gestão está mais do que comprovada nas empresas nas quais elas ocupam cargos diretivos ou ao empreender.

Como acabamos de ver, empresas comandadas por mulheres são mais lucrativas e isso decorre em grande parte das vantagens que elas trazem ao assumir a linha de frente.

Lucros maiores são um indicador de performance dos mais importantes, mas não significa tudo quando se trata de medir o sucesso.

Do contrário, empresas lucrativas não naufragariam, algumas inclusive no seu apogeu.

A verdade é que a liderança feminina tem se mostrado um diferencial, em razão da maior capacidade que as mulheres naturalmente têm em dialogar e fazer conexões.

Confira então de que forma elas vêm provando o seu valor e que benefícios elas geram quando assumem o posto de “01” 

Melhora no clima organizacional

Como aponta a pesquisa Great Place to Work (GPTW), a rotatividade nas empresas com um bom clima organizacional é de apenas 7%, enquanto nas outras ela sobe para 24%

Nesse aspecto, a liderança feminina é um fator que faz toda a diferença, como sugere a pesquisa Diversity wins: How inclusion matters, da McKinsey. 

Segundo o estudo, empresas que contam com mais de 30% de mulheres nas posições executivas têm mais chances de apresentar melhor desempenho financeiro. Mas o estudo aponta, ainda, outros benefícios, como o estímulo à criatividade, além de potencializar a identificação com clientes e stakeholders.

Além disso, o relatório Women in the Marketplace, também da Mckinsey, revela que as mulheres em cargos de gerência são mais comprometidas em ajudar seus colaboradores.

É ou não é uma amostra de que as mulheres são líderes por natureza?

Mais produtividade

Como também aponta o IWL, as empresas com mais mulheres apresentam 15% mais chances de se sobressair perante a concorrência.

Esse é mais um sinal claro de que, com mulheres nas equipes e, principalmente, no comando das empresas, há reflexos positivos nos lucros e na produtividade.

Transmite uma imagem positiva

Como mostra uma pesquisa publicada na Você S/A, as empresas engajadas em promover a diversidade registram crescimento 61% superior às que não o fazem.

Isso vai ao encontro do que diz uma pesquisa da Randstad, segundo a qual 87% dos profissionais valorizam empresas que promovem a diversidade.

Portanto, toda empresa que pretende melhorar sua reputação e crescer acima da média precisa contar com mais mulheres em seus quadros. 

Promoção da equidade

Abrir espaço para as mulheres nos cargos diretivos e de alto escalação é o caminho para promover um ambiente empresarial mais justo e menos “selvagem”.

A equidade de gênero traz consigo não só ganhos materiais mas, sobretudo, passa uma mensagem poderosa: a de que o mercado é sensível às questões mais importantes para a sociedade.

Gera mais valor

Nem precisamos ir muito longe para concluir que empresas mais comprometidas com a igualdade de gênero tendem a ser mais bem vistas e, com isso, a gerar mais valor.

Em primeiro lugar, valor para a comunidade em que estão inseridas, ao comunicar indiretamente que valoriza o trabalho feminino.

Não menos importante, ao deixar as mulheres ocuparem aquilo lhes pertence por direito, estimulam um dos mais importante dos valores: a justiça.

Mulheres x homens em cargos de liderança

Ainda que os números revelem uma verdadeira “goleada” a favor das empresas com mulheres na liderança, ainda estamos longe de dizer que existe equilíbrio de forças.

No Brasil, a disparidade entre homens e mulheres em cargos de direção é brutal: apenas 3% das empresas contam como CEOs do sexo feminino.

No mundo, a IWL também aponta um percentual baixo, embora muito mais elevado, se considerarmos a realidade brasileira: 24%, enquanto nos Estados Unidos a proporção é de 21%.

Pontos fortes das mulheres nos cargos de liderança das empresas

Talvez a própria biologia das mulheres explique porque elas são tão bem sucedidas em cargos de liderança. Afinal, todas são naturalmente equipadas para lidar com múltiplas tarefas ao mesmo tempo, principalmente as que são mães.

Dessa forma, contar com líderes femininas acaba sendo um plus porque, dessa forma, a faceta “multifuncional” da mulher pode ser revertida a favor dos negócios.

A Scoreplan valoriza a força feminina

O dia internacional das mulheres é a data convencionada para celebrarmos a existência das mulheres, sem as quais não existiriam também os grandes homens. Afinal, como disse Malcolm X “as mulheres são nossas primeiras mestras”.

A Scoreplan sabe do potencial das mulheres e por isso aposta e investe nelas; não é à toa que representam mais de 50% da empresa, mesmo em cargos de liderança. FELIZ DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES à todas, e em especial as que fazem parte do time Scoreplan; colaboradoras e clientes!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.