Metodologia FCA (Fato, Causa Ação): o que é e para que serve
A metodologia FCA é muito simples. Ela vem sendo adotada com bastante frequências por gestores que querem resolver problemas estratégicos com rapidez e eficiência.
Neste artigo, resolvemos explicar conceitualmente o que é FCA e demonstrar para que ela serve.
Continue lendo para entender na prática do que estamos falando!
O que é a metodologia FCA?
Acrônimo de Fato, Causa e Ação, a metodologia FCA pode ser descrita como uma forma de realizar diagnósticos empresariais. Ela foi criada para auxiliar lideranças nas tomadas de decisões e pode ser aplicada durante qualquer período dos processos, agindo como um facilitador na solução de problemas e na geração de melhorias.
A FCA também serve para prevenir riscos e gerar conhecimento aprofundado sobre processos aplicados. Ela é utilizada tanto reativa como preventivamente, pois consiste em analisar não só os “sintomas dos fatos”, mas também a raiz dos problemas. A partir dela, é possível criar ações alternativas e formular soluções fáceis de serem implementadas.
Na prática, o método FCA pode ser utilizado nos problemas relativos ao processo produtivo, nas vendas, no desenvolvimento de projetos e até mesmo no engajamento de equipes.
Seu grande trunfo é ajudar no aprofundamento das causas dos problemas e facilitar a análise para tomar decisões mais coerentes com a realidade.
Como usar a metodologia FCA na sua empresa?
Dito isso, vamos agora a algumas indicações de como a metodologia FCA pode ser aplicada em um negócio.
Na prática, tudo começa com a identificação do fato a ser analisado. Em seguida, são consideradas as possíveis causas que deram origem a esse problema e, finalmente, um plano de ação é formulado para controlar e resolver a eventualidade.
Em termos ainda mais simples:
Mergulha-se no FATO
O FATO é o problema presenciado (externa ou internamente) pela pela empresa. Pode ser uma eventualidade que esteja afetando a operação, a performance ou os resultados.
Por exemplo, os gestores estão percebendo um aumento de 25% nos gastos com telefonia nos últimos meses.
Entende-se a CAUSA
A CAUSA é o conjunto de motivos que desencadearam o problema. Ela nem sempre está visível a olho nu; é preciso estudá-la e, tão rapidamente, formular maneiras de controlar seus efeitos.
Seguindo nosso exemplo citado no tópico anterior, a empresa começa a desenvolver a análise FCA e descobre que o gasto com telefonia cresceu porque os colaboradores têm utilizado esse recurso para fins pessoais — foi determinada a causa.
E parte-se para a AÇÃO
Como o próprio termo sugere, a AÇÃO é a atitude de que a empresa deve desenvolver para resolver o problema. Ela só é bem realizada depois da identificação do fato e de suas casas — sem isso, é possível agir de maneira equivocada.
Para solucionar o problema do aumento nos custos com telefonia, os gestores podem aumentar os controles de uso do telefone em todas as linhas, trabalhar a conscientização do desperdício de recursos, delimitar gastos mínimos por área (criação de centros de custos) e assim por diante.
A metodologia FCA torna seu negócio mais estratégico?
Por fim, é interessante pensar que a metodologia FCA é uma das ferramentas que podem ajudar uma empresa a ser mais estratégica.
Ela pode ser utilizada, inclusive, para o acompanhamento de projetos por meio de metas e indicadores de desempenho. Se as metas estão dentro do planejado, ótimo. Se não, a análise FCA facilita o entendimento do que está atrapalhando o andamento do projeto.
Um outro ponto em que a metodologia FCA pode ser incluída é nos sistemas utilizados para realizar planejamento estratégico.
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Você já utiliza a metodologia FCA em sua gestão estratégica? O que achou deste artigo? Deixe seu comentário!