Organize e Expanda a sua Empresa com o Plano de Marketing

Como empresas, estamos sempre em busca de novas possibilidades, estratégias e planos que nos ajudem a crescer, expandir nossas fronteiras e aumentar nossos números.

Entretanto, a grande dificuldade que se encontra é para achar uma fórmula perfeita que faça tudo isso por você, sem que tenha que perder muito tempo, dinheiro e esforço pelo caminho.E realmente não existe uma palavra mágica, mas sim um método perfeito para tal.

Estamos falando sobre o Plano de Marketing e como ele pode te ajudar a expandir!

De forma bem resumida, podemos entender ele como um planejamento estratégico que vai te auxiliar a tomar as melhores decisões para a sua empresa.

Desse modo, se quiser aprender como construir o seu próprio plano, continue conosco e boa leitura!

Como o Plano de Marketing faz minha empresa crescer?

Responder essa pergunta é fácil, afinal podemos simplesmente dizer que o plano vai te ajudar a estruturar sua empresa de uma forma mais otimizada. Mas dizer apenas isso é um tanto superficial, por isso vejamos este exemplo.

Imagine que iremos preparar um bolo, para tal pegamos uma receita na internet. Seus ingredientes são ovos, farinha, leite, óleo, fermento e chocolate. Mas o que mais nos interessa aqui é o modo de preparo.

Isso porque, de nada adianta ter todas as informações do que você precisa para fazer seu bolo se não tiver o passo a passo de “como fazer”.

Deste modo, podemos dizer que similar a nossa receita de bolo de chocolate, temos o plano de marketing.

Nele, veremos os ingredientes necessários para o crescimento da nossa empresa e também um “como fazer” totalmente personalizado para a sua realidade.

Assim, seguindo o que você descobrir e criando sua própria ‘receita’, verá que as chances do seu bolo dar errado vai diminuir muito, ou seja, será um sucesso certeiro para a sua marca.

Agora que já entendemos como o plano de marketing é capaz de fazer sua empresa crescer, é hora de partirmos para o que interessa, o nosso “como”.

Analise seu mercado

O primeiro passo para construir o seu plano de marketing é analisar o seu mercado, ou seja, ficar de olho na concorrência.

Para tal, sugerimos o uso da Análise SWOT.

Também chamada de Análise FOFA, e português, ela é a junção das iniciais das palavras inglesas Strength (Força), Weakness (fraqueza), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Juntas, tais campos conseguiram entender a fundo o funcionamento do seu mercado.

Podemos dividir essa matriz em duas partes, uma interna e outra externa. A parte interna vai tomar conta dos campos das forças e fraquezas, ou seja, ela vai procurar por pontos da sua própria empresa que se destacam e pontos que são vistos como inferiores ou precisem de melhoria.

A parte externa, a qual se dedica às oportunidades e ameaças, é uma análise da concorrência. Dessa maneira, para preencher essas lacunas, procure por pontos que seus concorrentes não estão suprindo e também por campos nos quais eles são excelentes, o que pode ser visto como uma possível ameaça para você.

Uma vez que tudo for coletado, basta organizar eles em uma tabela, com quatro diferentes campos para cada um das letras da sigla SWOT. Assim, terá uma organização visual de todo o seu mercado.

Conheça o cliente

Outro ponto de extrema importância é conhecer quem é o seu cliente, o que ele deseja e como ele deseja.

Para isso, trazemos mais uma sugestão, mas agora vamos falar sobre a persona!

Persona é um personagem fictício que representa o seu cliente ideal. Ela é construída através de pesquisas e coleta de dados do seu público, de forma a fazer com que se aproxime o máximo possível da realidade.

Algumas informações que uma persona deve conter são: Nome, idade, objetivos, dores, necessidades, marcas que admira, canais de comunicação, storytelling, objeções a empresa, entre outros.

Pense na sua persona como sendo um cliente que está sempre disponível para tirar suas dúvidas, para o qual pode perguntar “você compraria isso?” ou “você gosta daquilo?”.

Ao criar a sua persona verá que muitos insights irão surgir!

Trace objetivos

O terceiro passo dessa nossa jornada para a construção do Plano de Marketing é a definição dos objetivos da empresa.

O que você deseja conquistar? Quais são suas metas? Onde quer chegar com a sua empresa?

Ao estabelecer objetivos claros, tendo em vista as informações que coletou anteriormente, verá que escolher qual caminho seguir para chegar até elas ficará muito mais fácil. Dessa maneira, use este passo para focar seus esforços em traçar seus objetivos.

Lembre-se de ser ambicioso, mas mantenha o pé no chão para que crie metas que façam sentido para a sua marca neste momento.

Encontre sua estratégia

Na sequência, é hora de escolher uma estratégia de marketing para pôr em ação.

São várias as estratégias existentes por aí. Uma busca simples na internet te dará dezenas delas, mas a questão neste momento é achar a que se encaixa melhor para você.

Alguns exemplos de estratégias de marketing que podem ser escolhidas são:

  • E-mail marketing
  • Marketing de conteúdo
  • SEO
  • PPC
  • Vídeo Marketing
  • Mídias sociais

Estes são apenas alguns exemplos. Para escolher qual deve seguir, leve em conta não apenas as informações que coletou até o momento, mas as características de cada estratégia, uma vez que a relação entre tempo e gasto pode variar bastante entre cada uma delas.

Defina seu plano 

O que fizemos até o momento foi separar nossos ingredientes, assim, o último passo do plano de marketing é o nosso “modo de preparo”.

Uma todas as informações que coletou. Da sua análise swot até as possibilidades de estratégias, não deixe nada passar. Até mesmo insights que foram rejeitados podem entrar aqui.

A ideia é criar um documento que serve como banco de dados, no qual você poderá sempre consultar para compreender o que precisa e como precisa fazer para atingir seus objetivos.

Outra vantagem é que este documento te ajudará a sempre manter o seu planejamento bem atualizado.

Conclusão

O Plano de marketing é uma ferramenta de gestão que te ajudará a organizar sua empresa, para que foque seus esforços de tempo e dinheiro.

Ao direcionar todas as suas estratégias para um único fim, bem planejado, verá que será simples bater as suas metas e ver sua empresa crescer.

Agora que já sabe tudo o que precisa, o que acha de deixar um comentário com a sua opinião?

Este conteúdo foi escrito pelo Rodrigo Wiethorn, exclusivamente para o Blog da Scoreplan. Rodrigo é Administrador de Empresas pela UFSC, entusiasta de Tecnologias Web, Darwinismo, Economia Compartilhada, Marketing e Comportamento do Consumidor, temas estes abordados em seu blog ZMOT Institute e portais como Digitalks e Startupi. Atua como COO da Hostinger Brasil, apontada pela publicação The Huffington Post como uma das 5 empresas que está ajudando a mudar o mundo através do empoderamento das pessoas pela internet. Conquistou o Prêmio Top de Marketing e Vendas da ADVB/SC por 4 anos consecutivos (2017, 2018, 2019, 2020), assim como a certificação Great Place to Work (GPTW) por 3 anos (2018, 2019 e 2020), o Selo RA 1000 do site Reclame Aqui bem como o Prêmio Empresa Cidadã 2018 da ADVB/SC. 

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