Scoreplan nova versão: o que já era bom ficou ainda melhor
A gente não cansa de exaltar a melhoria contínua aqui no blog da Scoreplan. Muito mais do que uma filosofia, entendemos que essa é uma necessidade para pessoas e empresas, no mesmo nível da gestão e do relacionamento.
Se é assim, então nada mais apropriado do que oferecer serviços cada vez melhores, o que no nosso caso significa melhorar nossas soluções conforme os desafios do seu tempo.
Felizmente, não estamos sozinhos nessa jornada. Desde o começo, o que mais recebemos são feedbacks construtivos dos usuários.
Como levamos muito a sério o conceito de customer centric, ou seja, focado 100% no cliente, foi a partir desses feedbacks que demos início a um longo processo de renovação.
O resultado disso é a nova versão do Scoreplan, cheio de funcionalidades desenvolvidas de acordo com o olhar de quem mais importa: nossos clientes e parceiros.
Esperamos que você também goste!
Melhorar é preciso
A Scoreplan nasce em razão dos diversos problemas que nossos profissionais detectaram no mercado, principalmente na parte de gestão estratégica.
Portanto, está em nosso DNA a pegada solucionadora, já que desde sempre nossa missão é levar aos gestores alternativas em planejamento estratégico.
Dessa forma, não podemos (e nem queremos) nos acomodar com os bons resultados que nossos clientes vêm tendo graças às nossas soluções.
Entendemos que onde não existe crítica, não existe crescimento. Nesse quesito, podemos nos considerar afortunados, já que nossos clientes praticamente cocriam melhorias para nosso sistema
Foi a partir dessas sugestões que levamos adiante a necessária renovação do nosso sistema, incorporando mais de 100 sugetões enviadas pelos nossos clientes e parceiros.
As novas funcionalidades
Como resultado de um árduo processo de aprimoramento, a nova versão Scoreplan incorpora mais de 150 melhorias, boa parte delas implementadas a partir da experiência de seus usuários.
Uma reformulação desse porte só se tornou possível graças à sinergia e dedicação de cada colaborador e colaboradora.
Estamos totalmente empenhados em levar para o mercado não só um sistema, mas um conceito em gestão para fazer as empresas brasileiras avançarem.
Não estamos nem um pouco de acordo com o que dizem as estatísticas, segundo as quais metade dos negócios fecham as portas depois de 4 anos por falta de gestão.
Tendo em vista o desafio de reverter esse quadro, abraçamos as necessidades dos nossos clientes, incorporando a nossa plataforma uma série de novas funcionalidades. Confira a seguir!
Assim como um veículo não pode ser guiado sem um painel funcional e visualmente inteligível, um software precisa contar com um dashboard que dialogue com o usuário.
Dashboard configurável
A partir disso, renovamos o painel do Scoreplan, que agora passa a ser configurável, ou seja, ao gosto do cliente.
Todos eles contam com os principais dashboards que usa no dia a dia, sem ter necessidade de localizar um por um.
Kanbans personalizáveis
A propósito, é no quadro de ações que se encontra a função Kanban, que na nova versão do Scoreplan pode ser em formato padrão ou dinâmico.
No primeiro, a visualização segue a estrutura normal, com três colunas representando as tarefas “Não iniciadas”, “Em andamento” e “Concluídas”.
Já os Kanbans dinâmicos contam com quantas colunas forem necessárias, indicada para ações e projetos.
Incorporação de sub-ações
Ações podem ser vinculadas a outras sub-ações na nova versão do Scoreplan, como em um efeito cascata.
Por isso, o painel de ações conta com o campo “Agrupadores”, em que podem ser consultadas e adicionadas ações com sub-ações.
Por exemplo: imagine que, para a ação “aumentar a prospecção de clientes”, sua empresa defina uma sub-ação para dar conta disso.
A partir disso, é criado um card estilo Kanban, no qual o progresso de cada sub-ação pode ser monitorado a partir de um percentual que sinaliza a proximidade de sua conclusão.
Em cada card, também constam informações sobre o responsável pela sub-ação, seu status, comentários e histórico de anexos.
Indicadores em forma de card ou lista
Responsividade é um conceito que também perseguimos em todas as soluções que desenvolvemos.
Por isso, a nova versão do Scoreplan permite que todas as suas funcionalidades sejam visualizadas em forma de lista ou cards.
Para quem acessa o sistema por celulares, por exemplo, a visualização em lista pode ser mais indicada, considerando as dimensões limitadas das telas de certos aparelhos. Ou, se a ideia for acompanhar apenas uma ação específica, pode alternar para a apresentação em card para uma visão mais abrangente.
Inserção de tags em cadastros
Em certos casos, localizar um projeto, uma ação ou um orçamento pode ser uma tarefa difícil em meio a tantas tarefas listadas.
Um recurso que incluímos para facilitar as buscas são as tags, similares às que são usadas em sites para listar conteúdos que tenham relação com um certo tema.
Conceito de lixeira para cadastros
A gente sabe que, na maioria das empresas, projetos vêm e vão. Alguns, inclusive, nem chegam a sair da fase do planejamento.
Por outro lado, isso não significa que um projeto arquivado não possa ser retomado ou mesmo usado como referência para elaboração de um novo.
Dessa forma, incorporamos um novo conceito em lixeira, na qual os dados podem ser restaurados ou excluídos em definitivo.
Hierarquia de mapas estratégicos
Uma das missões da Scoreplan é apoiar as empresas em seus respectivos planejamentos estratégicos.
Na nova versão, os gestores podem organizar a estratégia por meio de mapas expandidos (BSC). Além disso, em cada objetivo estratégico é possível abrir os indicadores estratégicos, táticos ou operacionais e vinculá-los diretamente por esta tela.
O que muda com a nova versão
Considerando que a nova versão do Scoreplan foi todo desenhado a partir dos feedbacks que recebemos de nossos clientes, dizemos sem medo de errar que ele muda para melhor.
As novas funcionalidades incorporam as dezenas de sugestões que recebemos, de modo que, agora, a plataforma está muito mais ajustada às necessidades reais das empresas.
Elas incorporam melhorias fundamentais e que certamente vão tornar muito mais ágil o planejamento estratégico e o seu necessário acompanhamento.
Veja na sequência o que significam essas mudanças e de que forma elas vão facilitar a missão dos gestores.
Facilidade ao utilizar
Software de gestão e planejamento não precisa ser ultra sofisticado em seus comandos e na aparência.
Embora a atinga versão do Scoreplan já tivesse uma interface amigável, nós e nossos clientes sentíamos que dava para melhorar nesse quesito.
Por essa razão, os dashboards contam com comandos padronizados, além de ícones e botões comuns conforme a conveniência.
Na maior parte dos painéis, inserimos dois botões para selecionar todas as ações realizadas ou só as do utilizador. Nos painéis expansíveis, o usuário pode também expandir ou comprimir os agrupadores, podendo assim visualizar com mais rapidez o progresso das equipes.
Outra facilidade está no calendário, que agora exibe no topo da tela os compromissos ligados às ações, que podem ser consultados em detalhes ao clicar na data correspondente.
Mais agilidade
Quem trabalha com KPIs precisa lidar o tempo todo com números para balizar decisões.
Seria contraproducente se um software cuja finalidade é auxiliar o planejamento exibisse apenas indicadores sem estabelecer nenhuma correlação com a realidade.
Por isso, o Scoreplan foi desenvolvido valorizando a experiência do usuário, como no painel de ações, em que cada agrupador mostra as ações por pessoa.
Por mais ações que estejam atribuídas a um só especialista, a velocidade de carregamento é a mesma, afinal, quanto mais funções uma pessoa tiver, maior a necessidade de rapidez.
Intuitivo e padronizado
A padronização dos comandos é uma maneira de tornar o Scoreplan ainda mais intuitivo do que sempre foi.
Isso quer dizer que, ao navegar entre os diferentes dashboards, o usuário saberá intuitivamente onde está um certo comando, já que em todos eles há um padrão.
As cores personalizadas também ajudam nesse sentido, já que sinalizam cada uma para um tipo de indicador diferente, compatível com o que se espera de cada uma delas. Ou seja, quando você vê algo em amarelo, já sabe que é algo que demanda atenção, vermelho indica urgência e verde sinaliza que está tudo ok.
Visualização clean
Trabalhar com dados não pode ser sinônimo de caos. Pelo contrário, quanto mais números são analisados, mais organizada deve ser sua disposição e mais fácil deve ser o acesso.
Guiados por esse princípio, na nova versão do Scoreplan você visualiza todas as funcionalidades na coluna em azul à esquerda da tela. Cada uma delas conta com painéis em janelas pop-up automáticas que abrem ao passar do mouse.
Dessa forma, o usuário só precisa abrir o painel que ele desejar, sem a necessidade de abrir um monte de telas até chegar ao local pretendido.
Integração
Vale destacar que o Scoreplan não é um ERP.
Nosso objetivo ao renovar suas funções foi fazer dele uma ferramenta de integração entre pessoas e equipes, de forma que cada atividade e setor possa trabalhar em sinergia.
É diferente dos ERPs, sistemas em que diversos setores coordenam suas atividades de rotina em uma só plataforma.
No Scoreplan, a integração acontece mais no nível do planejamento estratégico e gestão das tarefas diárias.
De qualquer forma, oferecemos também uma API com integração com PowerBI, além de:
- Links para acesso a informação externa
- Integração automática do Orçamento
- Integração com calendários (Outlook, Google)
- Integração mais abrangente com outras APIs
Casos de sucesso Scoreplan
Dizem que o exemplo não é a melhor forma de educar, mas a única.
Concordamos totalmente com esse pensamento e é por isso que dividimos com o público o sucesso dos nossos clientes ao utilizar nossas soluções.
Conheça então a trajetória de alguns dos nossos clientes depois que o Scoreplan passou a fazer parte das suas rotinas.
Brassud
A Brassud foi fundada em 2011 tendo como core business a fabricação sob chassi na linha de implementos rodoviários, atuando posteriormente na transformação de veículos especiais.
Assim como muitas empresas, seus gestores faziam o Planejamento Estratégico, por meio de planilhas e documentos.
Atualmente, a Brassud controla toda a sua gestão estratégica no Scoreplan, com mapa BSC desdobrando desde os objetivos macro até as ações operacionais.
Segundo as palavras do coordenador Willian Pilati, com nossas soluções:
“Agora é possível fazer um acompanhamento mais frequente dos resultados, quinzenalmente e não só mensalmente, o que proporciona uma tomada de decisão mais ágil, na reversão de resultados não satisfatórios – ainda antes do fechamento do mês. Quando um indicador não atinge a meta, o Scoreplan já apresenta uma notificação e um campo para fazer análise crítica e tomar a ação necessária.”
Theodosio Randon
Marcelo Medina é Coordenador da Theodosio Randon e chegou até nós com um problema: a dificuldade dos gestores em enxergar as informações em tempo real e confiar nos resultados apresentados, já que a coleta e tratamento dos dados era manual.
Com a implementação do Scoreplan, hoje a empresa faz a sua gestão de indicadores, projetos, riscos e todo o Planejamento Estratégico com análises semanais – o que, segundo Marcelo, encurtou o ciclo de tomada de decisão.
URLA
Até meados de Setembro de 2020 cada setor da Uberlândia Refrescos controlava seus indicadores em planilhas; os estratégicos por sua vez, eram consolidados em controles paralelos, alimentados periodicamente pelo time de Planejamento Estratégico.
O Scoreplan foi a solução escolhida pela URLA para superar tais barreiras e melhorar seus níveis de produtividade, lucratividade, alinhando estratégia e operação.
Segundo Andréa Brandão, gestora do setor de planejamento:
“Recomendamos o Scoreplan para empresas de qualquer porte e segmento; a solução é muito versátil, simples e funcional – e, além disso, tem um custo x benefício muito interessante. Destaco como diferenciais, a integração dos módulos para gestão, monitoramento e tomada de decisão, que, até o momento, atende perfeitamente nossas demandas. Outro ponto super positivo é a agilidade na implantação somada ao bom atendimento.”
Sumig
Há anos, a Sumig incorporou o Planejamento Estratégico como peça chave no seu processo de gestão, passando a fazer parte da cultura da empresa.
Apesar disso, até recentemente seus líderes sofriam com o manuseio de diversas planilhas para o controle das ações e indicadores advindos do Planejamento.
Depois da implementação do Scoreplan, quem dá o novo tom das operações na empresa é Felipe Alvares, Coordenador de TI:
“Informações centralizadas e mais visuais, reuniões mais objetivas, maior assertividade nos números dos indicadores, mais facilidade no gerenciamento das ações e um maior envolvimento da equipe de coordenação”.
Minha empresa precisa de um sistema de gestão?
Se o seu negócio está em expansão, sim, ele precisa de um sistema de gestão.
Ou, se você já tem algum tipo de controle, mas ele é feito por planilhas, então afirmamos com segurança que, cedo ou tarde, sua empresa precisará migrar para um sistema mais robusto.
Seja qual for a sua necessidade, não há crescimento sem o apoio dos recursos e ferramentas certas. Como vimos, os clientes da Scoreplan são a prova viva de que só assim uma empresa se habilita a voar mais alto.
Programa de alianças de parcerias Scoreplan
O programa de alianças Scoreplan é focado em empresas de tecnologia e consultorias em 3 níveis. Já para os nossos clientes, temos um programa de indicação dentro do próprio sistema, ampliando as possibilidades de ganhos recorrentes.
Conheça em detalhes mais essa iniciativa e potencialize ainda mais os ganhos que seu negócio tem ao implementar o Scoreplan!
Sobre a Scoreplan
Somos uma startup que nasceu em 2018, em Caxias do Sul, cidade serrana do Rio Grande do Sul.
A Scoreplan surgiu com o propósito de resolver a falta de um processo estruturado de Planejamento Estratégico e de orientação aos resultados dentro das empresas. Somos uma plataforma SaaS para Planejamento Estratégico e Orçamentário. Também é nossa missão ajudar a solucionar o problema da falta de execução do planejamento por falta de definição de um plano de ação.
Ajudamos a descentralizar a gestão estratégica, unificando o que antes era feito por planilhas, controles manuais e sistemas paralelos que não se comunicam.
Em 2021, entramos como TOP1, na categoria Indtech do prestigioso ranking 100 Open Startups, que reconhece as empresas de base tecnológica mais atraentes para o segmento corporativo. Em 2020, também estivemos presentes no ranking, figurando a posição 9 das TOP10, na categoria Construtech.