Brassud ganha agilidade na tomada de decisão com o sistema de planejamento estratégico Scoreplan

A seguir, conheceremos a Brassud; os desafios do momento atual da empresa e como a implementação de um sistema de planejamento estratégico fez toda a diferença. Mas antes, vamos conhecer a empresa:

A Brassud, empresa localizada em Caxias do Sul – RS, foi fundada em 2011 tendo como core business a fabricação sob chassi; voltada para a linha de implementos rodoviários, e, posteriormente atuando também na transformação de veículos especiais.

Em 2012 a empresa começou a investir na prestação de serviços em corte, dobra e solda de componentes metálicos, se consolidando neste segmento. Ambas as linhas foram mantidas, porém devido ao crescimento houve uma separação; que resultou em duas empresas, marcas e plantas diferentes.

Atualmente a Brassud Componentes Metálicos possui amplo parque fabril, com máquinas de última que oferecem o que há de mais moderno no fornecimento de corte a laser.

Os Desafios

O Willian Pilati, Coordenador de Engenharia, nos contou que assim como muitas empresas, a Brassud fazia seu Planejamento Estratégico, bem como a gestão de seus indicadores, projetos e ações, sem apoio de um sistema de planejamento estratégico, ou seja, através de planilhas e documentos.

Utilizando a metodologia de BSC (Balanced Scorecard), a gestão da empresa percebeu que definia o Mapa e os Objetivos, mas, no decorrer do ano alguma coisa acabava se perdendo pelo caminho e o plano não era executado.

Sentindo a necessidade de mudar isso, a gestão da Brassud buscou no mercado um sistema de planejamento estratégico especializado. O Scoreplan.

Sistema de Planejamento Estratégico na Brassud

Fizemos um bate-papo online com o Willian, que compartilhou os detalhes dessa experiência. Assista o vídeo e entenda como o Scoreplan está ajudando a Brassud:

Atualmente a Brassud possui toda a sua gestão estratégica unificada no Scoreplan; Planejamento Estratégico com mapa BSC desdobrando desde os objetivos macro até as ações operacionais.

São mais de 20 indicadores sendo geridos, toda a parte de projetos, e ainda a gestão de riscos. Todas as reuniões estratégicas são feitas pelo sistema Scoreplan, que permite não só gerar Atas, como também ações, o que torna as reuniões muito mais produtivas.

Em suma, tudo o que estava em planilhas e documentos está agora unificado no sistema de planejamento estratégico da Scoreplan.

Quer falar sobre gestão de riscos? Scoreplan. Quer falar sobre projetos? Scoreplan. Indicadores? Scoreplan. Ações, Reuniões? Scoreplan.

Willian Pilati

O Willian nos relatou que o sistema Scoreplan proporcionou uma evolução na gestão de indicadores da Brassud:

Agora é possível fazer um acompanhamento mais frequente dos resultados, quinzenalmente e não só mensalmente, o que proporciona uma tomada de decisão mais ágil, na reversão de resultados não satisfatórios – ainda antes do fechamento do mês. Quando um indicador não atinge a meta, o Scoreplan já apresenta uma notificação e um campo para fazer análise crítica e tomar ação, o que facilita as tratativas para reverter.”

Além disso, ele complementa que o sistema é muito prático e intuitivo, o que facilita nos cadastros e análises.

Questionado sobre futuro, o Willian ressalta que a Brassud busca ser referência no seu setor e por isso precisa de uma plataforma como o Scoreplan, que mostre se eles estão no caminho certo.

Peça uma demonstração do sistema de planejamento estratégico e financeiro mais completo do mercado.