Indicadores: você conhece, realmente, os resultados que a sua empresa entrega?

Com certeza você sabe quanto sua empresa fatura todo o mês. Mas sabe dizer de onde vem esse faturamento? Ou então, sabe dizer se poderia estar faturando mais? Você poderia praticar margens de lucro maiores? Qual dos seus produtos poderia ter maior participação de mercado se sofresse uma melhoria? E qual seria essa melhoria? Saber responder a essas e muitas outras perguntas é saber quais os reais resultados que sua empresa está produzindo, e se você não tem certeza das respostas então é porque não tem uma gestão de indicadores adequada na sua empresa; consequentemente, não sabe os resultados reais que produz e pode ter muitos fatores comprometendo o desempenho do seu negócio.

É sobre isso que vamos falar nesse artigo.

O que são os Indicadores de Desempenho

Por definição, os indicadores de desempenho são um conjunto de dados mensuráveis que uma empresa usa para avaliar ou comparar sua performance em termos de cumprimento de metas.
Além disso, os indicadores servem para ajudar os gestores a entenderem as razões pelas quais não atingiram os resultados planejados. Escolher os indicadores certos é a chave, portanto. E isto, dependerá do segmento de atuação, do porte da empresa, do mercado em que está inserida, além é claro, de outras inúmeras variáveis que precisam ser estudadas e avaliadas caso a caso.
A questão é, que devemos usar quantos indicadores forem necessários para que o monitoramento dos resultados do negócio seja mais eficiente e possibilite melhor tomada de decisão.

A importância de acompanhar os Indicadores

Para que a melhoria aconteça precisamos medir nossas ações e os reflexos delas no mercado. Então, você precisa conhecer em números reais e informações o que sua empresa está realizando. Contar com achismos ou sorte, não é gestão. Se os pedidos de compra dos clientes estão chegando e o dinheiro está entrando na conta, isso só é resultado se você sabe exatamente porque está acontecendo e o que deve fazer para que esse processo se mantenha ou seja incrementado.
Imagine-se em um avião, querendo chegar ao destino em um determinado tempo para garantir que o combustível seja suficiente. Então, de repente, todos os instrumentos param de funcionar. Você não sabe mais em qual altura está voando, o ajuste de rota que deve fazer para chegar ao destino e quanto de combustível resta. Essa é uma situação nada confortável e você dependerá de muita sorte para terminar essa viagem bem. É assim também com uma empresa que não trabalha com indicadores.

Não vai crescer

Se você não sabe onde está, ou seja, não conhece os resultados que produz, o ambiente em que está inserido, quais são as suas forças e fraquezas, etc; ou, se sabe onde está mas não sabe como chegou – que ações o levaram até ali – não tem como saber o que precisa fazer para crescer mais.

Não vai faturar mais

Você não tem como ter resultados diferentes fazendo a mesma coisa, é um clichê sim, mas é também uma verdade absoluta. O que então você precisa fazer para faturar mais?
Faturamento é decorrente de vendas, e vendas são consequência de um bom programa e ações de marketing. Sem indicadores não existe uma base de apoio para que um programa de marketing consistente possa abrir novas frentes e incrementar o faturamento da empresa, por exemplo.

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Não tem nenhum controle sobre despesas e custos

Todas as vezes que você toma decisões que não são baseadas em informações e dados reais, você perde tempo e dinheiro.
O desperdício é o maior “ralo” de recursos financeiros de uma empresa. Se você está iniciando um processo de implementação de indicadores e não tem muita certeza por onde começar não precisa mais ter dúvidas. Comece pelo controle de despesas e custos porque, com certeza, sem o devido monitoramento, você está perdendo dinheiro com desperdícios de materiais, ou de tempo, com processos ineficientes, repetidos ou mal analisados.

Não vai ser melhor que a concorrência

O mercado está cada vez mais concorrido, e para estar à frente da concorrência você precisa ser melhor do que ela; seja em entregar mais qualidade, em ter um preço mais acessível, em entregar em menos tempo, enfim; inúmeros são os fatores que podem colocá-lo a frente do seu concorrente, o fato é que você precisa ser melhor em algo. Mas como você pode ser melhor em algo, ou saber que realmente é melhor em algo, se não tem indicadores?
Se seus concorrentes trabalham com indicadores e sua empresa não, você não vai conseguir entregar produtos e serviços melhores do que os deles e, em pouco tempo será superado.

Gerir uma empresa, nos dias atuais, não pode ser como voar em um avião sem instrumentos, usando e abusando da sorte ou achismos. O mundo dos negócios é para profissionais, e esses já perceberam que, para obter o sucesso pretendido devem estabelecer objetivos, monitorando indicadores de desempenho que demonstrem a todo o momento o que está certo e o que necessita ajustes de rumo, para que estes objetivos sejam atingidos. Somente com indicadores uma empresa pode, realmente, conhecer e interferir nos resultados que produz.

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