Ir para o conteúdo
  • login
logo-scoreplan
  • Softwares
    • Planejamento Estratégico
    • Qualidade
    • Projetos
    • Gestão de Pessoas
    • Planejamento Orçamentário
    • Gestão eletrônica de documentos
    • OKR
    • BSC
    • Ações
    • Indicadores
    • Ocorrências
    • Auditorias
    • Riscos
    • Inteligência Artificial da Scoreplan
  • Segmentos
    • Comércio
    • Indústria
    • Instituições e Entidades
    • Instituições Financeiras
    • Saúde
    • Serviços
  • A Scoreplan
    • Quem somos
    • A Plataforma
    • Cases
    • Serviços
    • Trabalhe Conosco
  • Parceiros
  • Conteúdos

    Blog

    Tudo sobre gestão, planejamento estratégico e muito mais

    Materiais Gratuitos

    Ebooks, Guias e mais.

    Scoreplan Academy

    • Certificações
    • Cursos Livres
    • Treinamentos
  • Contato
Peça uma demonstração
Peça uma demonstração
Foto de João Paulo Colleoni
João Paulo Colleoni
  • Publicado em julho 20, 2021

O que é vantagem competitiva sustentável? + 5 dicas imperdíveis

A empresa que desenvolve uma vantagem competitiva sustentável sobre os concorrentes tem tudo para se perpetuar no mercado. Bons exemplos disso são gigantes como Uber, Airbnb, Spotify e Netflix. Eles começaram explorando modelos de negócios até então desconhecidos e, hoje, são referências em suas respectivas áreas de atuação.

Você também pode tornar a sua empresa uma verdadeira líder em seu mercado, desde que adote as estratégias adequadas.

Veja como começar a partir de agora!

O que é vantagem competitiva sustentável e qual a sua importância?

A principal característica da vantagem competitiva sustentável é que ela está ligada ao conceito de escalabilidade. Para resumir: trata-se da capacidade de uma empresa em conquistar fatias maiores do mercado, de forma que isso não implique custos significativos. Assim, esse é o melhor caminho para assegurar bons resultados por mais tempo. 

Como chegar a esse nível de competitividade?

Certamente, você já observou que não é da noite para o dia que se chega a um patamar competitivo sustentável. Um bom ponto de partida é tomar como referência as forças que moldam a concorrência, do professor Michael Porter.

A seguir, vamos ver o que isso significa?

1. Faça uma análise dos concorrentes

De acordo com Porter, para que uma empresa seja realmente competitiva, precisa ponderar o peso de cinco forças:

  • o poder de barganha dos clientes;
  • o poder de barganha dos fornecedores;
  • a ameaça da entrada de novos concorrentes;
  • a ameaça dos produtos substitutos;
  • a força dos concorrentes existentes.

Use essa ferramenta para analisar a concorrência junto com a matriz SWOT para potencializar seus resultados.  

2. Invista na gestão de risco

Estar no mercado é assumir riscos. Portanto, é preciso ter ferramentas que auxiliem sua empresa a detectá-los e contorná-los em tempo hábil. Uma maneira simples de se fazer isso é pela Análise Preliminar de Riscos (APR), na qual a empresa monta uma tabela com as possíveis ameaças, categorizadas por grau de intensidade. Chamado de índice de risco, ele vai de 1 a 3, com cada grau representando risco baixo, médio ou elevado.

3. Adote softwares de gestão

As empresas que destacamos no início têm em comum o uso intensivo da tecnologia, dos dados e da automação. Não por acaso elas se tornaram líderes em seus segmentos, já que o uso de sistemas especialistas é o melhor caminho para o crescimento escalável e sustentável.

4. Estabeleça métricas e monitore

O mestre e gestor William E. Deming disse com muita sabedoria: “não se gerencia o que não se mede”. Sendo assim, procure estipular indicadores-chave de performance (KPIs) que possam traduzir em números a evolução do seu negócio. Alguns dos mais usados são:

  • EBITDA (Lucros Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortizações);
  • ticket médio;
  • taxa de conversão;
  • retorno sobre investimento (ROI).

5. Entregue a melhor experiência aos clientes

Por último, mas não menos importante, não há como conquistar vantagem sobre a concorrência sem entregar a melhor experiência para o cliente. Foi assim que grandes empresas como McDonald’s, Starbucks e Apple se tornaram imbatíveis em suas respectivas áreas.

Isso sem contar que o consumidor de hoje é extremamente ligado a aspectos como atendimento e relacionamento. Ou seja, ele busca não só os melhores produtos e serviços, como experiências de consumo memoráveis. Ficou claro o que é vantagem competitiva sustentável e como começar a aplicá-la, certo?

Para complementar a leitura deste conteúdo, conheça as 6 principais peças do orçamento empresarial e como elas influem para o seu sucesso!

Conteúdo

Ebook
Gestão de pessoas baseada em dados

Gestão de pessoas baseada em dados

Baixe agora
Compartilhe esse conhecimento:
AnteriorAnteriorJá ouviu falar em reunião one-on-one? Veja 5 maiores vantagens
PróximoGestão do conhecimento: o que é, qual a importância e como aplicar?Próximo

Conteúdos relacionados

Leia mais
Leia mais
Leia mais

Outros Materiais que podem te ajudar

Ebook
Gestão de pessoas baseada em dados

Gestão de pessoas baseada em dados

Baixe agora
Webinar
Score Plus Gestão de Projetos

Score Plus Gestão de Projetos na vida real

Baixe agora
A Plataforma Web que todo o gestor precisa!
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração
Scoreplan
Plataforma web que ajuda empresas a atingirem seus objetivos e melhorarem seus resultados através de uma gestão visual e ágil de todo o Planejamento Estratégico e Orçamentário.
Linkedin Youtube Instagram Whatsapp Telegram
  • Política de Privacidade
  • Política Anticorrupção
  • Termo de ética e conduta
  • Termos Gerais e Condições de Uso

Institucional

  • Conteúdos
  • Contato
  • Conteúdos
  • Contato

Softwares

  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento Orçamentário
  • Gestão de Projetos
  • Gestão de Qualidade
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de OKR
  • Gestão de BSC
  • Gestão de Indicadores
  • Gestão de Auditorias
  • Gestão de Riscos
  • Gestão de Ações
  • Gestão de Ocorrências
  • Gestão eletrônica de documentos
  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento Orçamentário
  • Gestão de Projetos
  • Gestão de Qualidade
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de OKR
  • Gestão de BSC
  • Gestão de Indicadores
  • Gestão de Auditorias
  • Gestão de Riscos
  • Gestão de Ações
  • Gestão de Ocorrências
  • Gestão eletrônica de documentos

Segmentos

  • Comércio
  • Industria
  • Instituições e Entidades
  • Instituições Financeiras
  • Saúde
  • Serviços
  • Comércio
  • Industria
  • Instituições e Entidades
  • Instituições Financeiras
  • Saúde
  • Serviços
Assine nossa newsletter
Receba nossos conteúdos gratuitamente!
  • Email
  • Rua Jacob Luchesi, 3530,
    Caxias do Sul – RS
    CEP 95032-000
  • (54) 3039-9929
Top 100 instech
Top 100 open
Software Advice
Capterra-selo
Software Advice - Best Recommended
plugins premium WordPress

Peça uma demonstração

Agende uma demonstração rápida e gratuita e veja como a Scoreplan pode descomplicar a gestão da sua empresa!