Conheça boas práticas para a gestão de times remotos!

A busca por melhorias na gestão de times remotos tem sido mais comum nos últimos meses, desde que a pandemia exigiu que as pessoas ficassem isoladas umas das outras para conter a propagação do coronavírus. Contudo, trabalhar de forma remota já era um modelo antes muito utilizado por empresas de tecnologia, e também já vinha sendo adotado nos casos em que os colaboradores de uma empresa residiam ou atuavam em localidades diferentes das matrizes e filiais da empresa.

A possibilidade do home office não só diminui os custos da empresa, como também aumenta a gama de possibilidades no que diz respeito a atração de talentos e atuação em diferentes mercados.

Apesar dos inúmeros benefícios, o trabalho remoto só pode ser eficaz se houver uma gestão bem estruturada para garantir a continuidade de projetos e planos de ação, para que tudo seja entregue dentro do prazo e budget estipulado.

Então, quer saber quais práticas você pode adotar no seu negócio para uma boa gestão de times remotos? Continue a leitura e confira alguns exemplos!

Invista em boas ferramentas de comunicação

Se os gestores não criarem diretrizes quanto à comunicação da equipe, os colaboradores vão sentir uma flexibilidade maior do que deve existir nesse. Assim, defina os canais de comunicação que devem ser usados pela equipe, em quais dias e horários da semana deve haver reuniões e o prazo máximo de resposta para cada mensagem. Nesse último caso, é importante considerar as diferenças de fuso horário e de geolocalização.

Além disso, comunique de forma clara quais são as suas expectativas com relação à equipe; documente e compartilhe o que deve ser realizado e quais regras devem ser seguidas. Entretanto, não exagere no controle; a falta de confiança nos seus colaboradores pode torná-los inseguros.

Realize reuniões periódicas para alinhamento

As reuniões são muito importantes para garantir que sua equipe esteja alinhada, elas podem ocorrer de forma presencial ou virtualmente, através de videoconferências por exemplo. Em qualquer um dos casos, é fundamental definir antes o objetivo da reunião, quem participará e quais informações é preciso ter em mãos. Assim, elas podem se tornar mais produtivas.

Durante a reunião, se ela for realizada também de forma remota, priorize a câmera ligada de todos os integrantes, o que além de facilitar a comunicação, fortalece os laços de equipe. Ainda, reforce a importância de fones de ouvido e de que os microfones só fiquem ligados durante suas falas, para não causar ruídos ou interferência.

Procure fortalecer os vínculos

O distanciamento físico dos integrantes do seu time não pode ser um obstáculo para o fortalecimento do vínculo entre eles, o que inclui não apenas uma relação respeitosa entre os profissionais, mas também interpessoal – de cooperação.

Para isso, você pode procurar conhecer um pouco de cada membro da equipe, como os gostos pessoais, família, habilidades, hábitos educacionais etc. Isso pode ser possível pelo incentivo do uso de mídias sociais corporativas e pela troca de mensagens que não estão relacionadas ao trabalho, como fotos e experiências. As redes sociais que divulgam o trabalho da empresa podem ter postagens esporádicas relacionadas a isso, por exemplo.

Uma outra dica, é promover “happy hours”, dinâmicas e até um bate bate informal, seja por via vídeoconferência ou presencialmente (em tempos diferentes dos atuais) .

Ao seguir essas dicas, a gestão de times remotos pode garantir bons resultados e mais produtividade. Afinal, essa modalidade de trabalho deve ser bem aplicada para que assim tanto a equipe quanto a empresa possa sentir seus benefícios.

Então, gostou do nosso post? Deixe um comentário falando sobre o que você achou.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.