Orçamento base zero (OBZ): entenda o que é e como aplicá-lo na empresa.

Quando o mercado muda, a empresa precisa se adaptar a ele. Isso significa reestruturar sua gestão em busca de um desempenho melhor. Para tanto, o orçamento base zero (OBZ) pode ser a solução quando se trata do planejamento financeiro estratégico.

Responsável por garantir a eficiência e a melhoria dos resultados de um negócio, esse método de gestão do orçamento empresarial tem sido adotado com frequência em vários setores. Contudo, exige cuidados e atenção na aplicação.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste artigo e tire suas dúvidas!

O que é orçamento base zero?

Orçamento base zero, ou OBZ, é um método de planejamento financeiro. Ao definir o orçamento empresarial, em princípio não se consideram receitas, custos, despesas e demais movimentações registradas no passado. Por isso, “base zero”.

Nem sempre o cenário se repete, e muitas vezes o embasamento nos históricos acaba por gerar orçamentos inflados. No OBZ a ideia é analisar planos e necessidades estratégicas da empresa e definir o orçamento com base nisso.

Quais são suas principais vantagens?

Entretanto, será que vale mesmo a pena aplicar o OBZ na sua empresa? Aqui estão algumas vantagens para te ajudar a decidir e a entender.

Visão compartilhada dos diferentes gestores do negócio

Isso acontece porque, com o OBZ os gestores primeiro tem uma visão macro – sabem quais são os objetivos estratégicos da empresa. Após, fica sob sua responsabilidade analisar de que forma a sua área especificamente precisará atuar de modo a contribuir para o atingimento desses objetivos. Desta forma, os gestores conseguem elaborar planos para as suas áreas, definindo os recursos (orçamento) que serão necessários para colocá-los em prática.

Direcionamento equilibrado de recursos

O orçamento base zero ajuda a direcionar as finanças de uma maneira mais inteligente. O que acontece devido a uma análise das necessidades de cada departamento; os gestores devem analisar cada Custo e Despesa detalhadamente, desta forma conseguem identificar e eliminar gastos supérfluos, liberando orçamento para investir em outras áreas.

Quais as suas desvantagens?

Entretanto, algumas desvantagens também estão presentes na adoção do orçamento base zero. Fique atento ao que irei expor na sequência.

Maior consumo de tempo na construção

Os modelos de orçamento que são mais comumente utilizados pelas empresas são construídos de forma mais rápida, porque se baseiam em histórico. Já que este não é o caso da OBZ e como suas análises são bastante detalhadas e individuais, acaba precisando de mais tempo investido no processo.

Favorece o aparecimento de conflitos e barreiras

Cada gestor precisa parar, estruturar e analisar seu plano e orçamento para cada ação, e tudo isso pensando no macro – o que exige no mínimo: visão sistêmica. O OBZ é um modelo que obriga os gestores a saírem de sua zona de conforto, assumirem responsabilidades e pensarem no todo. Isso é bom, mas pode ser considerado uma desvantagem por favorecer conflitos. Também, dependendo a cultura organizacional, o modelo pode oferecer barreiras difíceis de transpor.

Não há resultados sem engajamento

Em suma, para o sucesso do orçamento base zero é indispensável que todos os gestores estejam alinhados e tenham uma visão imparcial das necessidades orçamentárias de seus departamentos.

Não há um método ideal/padrão para o planejamento financeiro das empresas. A escolha deve ser da empresa, de acordo com o que fizer mais sentido. O que pode ser interessante é benchmarking, ou até mesmo mesclar o OBZ com ciclos orçamentários de base histórica, de acordo com o cenário econômico, para testar.

Empresas em desenvolvimento podem garantir melhorias intensas com o orçamento base zero. Portanto, estude suas possibilidades e examine de perto o negócio, para se certificar de que essa metodologia se encaixa em seu momento.

Gostou de aprender mais sobre o assunto? Siga a nossa página no Linkedin e veja mais conteúdos como este.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.