7 tendências de negócios para 2023

7 tendências de negócios para ficar de olho em 2023

Há quem diga que o ano só começa depois do carnaval. Mas no mundo business, ele nunca para. No encerrar de cada ano também entra em pauta aquilo que vai permanecer e quais são as novidades previstas. É o que conhecemos por tendências, não é mesmo?

Pois bem, independente do ano, as tendências nos negócios trazem em sua base a mudança de comportamento dos consumidores. 2023 é, especialmente, o período que marca o fim da pandemia e, certamente, novos hábitos, tecnologias, ferramentas, programas vêm por aí.

Para quem é do mundo dos negócios é fundamental estar atento às tendências de mercado, afinal, toda oportunidade de crescer envolve se atualizar. E por isso, preparamos um conteúdo que traz as 7 principais tendências de negócios que você precisa ficar de olho em 2023.

Boa leitura!

Tendências de negócios para 2023

As tendências em 2023 variam de foco, mas com alguns fatores em comum.

Um deles é a flagrante preocupação com o aumento da eficiência dos processos, bem como o foco no cliente e na intensificação do uso da tecnologia.

Falando em tecnologia, é certo que, para seguir as próximas tendências, é essencial que as empresas comecem a levar o amadurecimento digital mais a sério.

Mas nem tudo se resume à aplicação de recursos tecnológicos. Como veremos a seguir, as questões ambientais também estão na ordem do dia.

Confira então quais são os tópicos que vão estar ainda mais presentes em 2023 e antecipe-se em seus negócios.

Desconplicando a execução do seu planejamento
Descomplicando a execução do planejamento estratégico da sua empresa.

Transformação digital acelerada  

Não chega a ser uma novidade a Transformação Digital, mas para 2023 ela deve assumir uma proporção sem precedentes.

Segundo uma pesquisa da WGSN, por exemplo, neste ano nada menos que 75% da população mundial estará conectada à internet.

Isso sem falar na expansão do trabalho remoto que, com a pandemia do coronavírus, ganhou um impulso que, ao que tudo indica, vai se intensificar.

É o que sugere um levantamento do Instituto Gallup, no qual 24% dos profissionais entrevistados esperam continuar trabalhando remotamente, enquanto 53% preferem trabalhar em um ambiente híbrido.

Supply chain mais segura e busca por autossuficiência

Os processos na cadeia de suprimentos não ficam para trás e, na esteira da Transformação Digital, também vêm passando por profundas mudanças.

2023 deve ser o ano em que o uso da tecnologia digital vai se acentuar nas empresas, como mostra um estudo da Gartner.

A evolução vai caminhar a passos largos nos próximos anos e, até 2026, pelo menos 75% das empresas estarão usando robôs nas operações dentro dos estoques.

O melhor exemplo disso é a Amazon, cujas entregas já são feitas por drones e, nos armazéns usa robôs para fazer o picking (coleta de produtos) para posterior despacho.

Reforço do ESG

Como destaca uma matéria no portal Valor Econômico, o interesse pela tríade formada por Enviroment (Ambiente), Social e Governança (ESG) nas empresas só fez aumentar em 2022.

A partir 2023, o assunto deverá ganhar ainda mais espaço, até porque teremos mais uma Conferência do Clima (COP 28) em Paris.

Quem não se ajustar a uma realidade corporativa cada vez mais antenada ao meio ambiente deve ficar para trás.

Afinal, em 2025, a previsão é de que o mercado sustentável passe a movimentar US$ 53 trilhões a título de investimentos, como aponta uma matéria da Bloomberg.

gestão do planejamento estratégico e orçamentário

Experiência imersiva do cliente    

Há quem diga que entre as tendências de negócios mais promissoras está a expansão do metaverso, no qual os clientes poderão participar de experiências imersivas.

Isso porque, a partir deste ano, as empresas deverão investir pesado em tecnologias de realidade aumentada para demonstrar produtos, mudando os paradigmas da experiência de compra.

Juntemos a isso o boom do comércio descentralizado, o d-commerce, em que o foco é a venda de produtos virtuais, como assinaturas e serviços de streaming.

Essa é mais uma tendência apontada pela Gartner como uma das 10 mais proeminentes, como destaca em seu relatório Trends 2023.

Profissões do futuro

Em pleno “surto” de quiet quitting, as empresas estão se deparando com um desafio que já vem se apresentando nos últimos anos: a cada vez mais acelerada extinção de funções e o subsequente surgimento de novas profissões.

Como já apontava a McKinsey em 2017, para 2030, cerca de 9% da força de trabalho mundial estará alocada em funções totalmente novas.

2023 deve ser o ano em que será dada a largada para essa renovação do mercado, com novas profissões surgindo e se consolidando.

O próprio Guia Salarial 2023 da Robert Half sinaliza para isso. Nele, profissões como Especialista em ESG e Analista de Inovação Digital despontam como as que deverão pagar os maiores salários.

Delivery total

Alinhadas à consolidação do consumo omnichannel, as empresas deverão também expandir ainda mais suas capacidades de entrega.

Para o próximo ano, deve ganhar força o conceito de delivery total ou delivery para tudo, segundo o qual não há produto que não possa ser entregue.

Esse é, aliás, um conceito lançado pelo relatório “Consumo e mercado no pós-pandemia” do Sebrae.

Ele aponta para a necessidade crescente de investimento por parte das empresas em experiências de entrega. Para isso, é fundamental melhorar em quesitos como personalização, transparência e, principalmente, em agilidade.

Superapps

Outra tendência em tecnologia apontada pela Gartner que em 2023 deve vir com tudo é a expansão dos superapps.

Segundo a consultoria, superapps são mais do que aplicativos. Eles combinam os recursos de um app, uma plataforma e um ecossistema em uma só solução, fornecendo um sistema para desenvolvimento de miniaplicativos pelo usuário.

Ou seja, mais do que apps, o que teremos daqui para frente são apps que permitem desenvolver outros apps para que o consumidor tenha soluções ainda mais sob medida.

Conclusão     

E você, já havia atentado para essas tendências de negócios ou acredita que outras novidades devem “bombar” em 2023?

Seja como for, é certo que a tecnologia continuará a ter um papel central para o desenvolvimento de negócios.

Assim sendo, quanto mais a empresa trabalhar para amadurecer digitalmente e para orientar suas decisões por dados, melhores serão os resultados no ano que está para chegar.

A Scoreplan, como sempre, estará ao seu lado, fornecendo soluções para apoiar o seu planejamento estratégico.

Navegue pela plataforma gratuitamente e confira você mesmo o que o nosso sistema pode fazer pelo crescimento do seu negócio.

Baixe agora o Infográfico com o passo a passo para fazer um bom planejamento orçamentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.