Como a tecnologia pode melhorar a performance da sua empresa

Melhorar a performance nos negócios é desde sempre um desafio, não importa o ramo de atuação. Concorrência acirrada, mercados restritos e crises recorrentes são alguns dos obstáculos a se superar quando o objetivo é alcançar novas metas. Como fazer então?

Neste artigo temos respostas para você. Vamos em frente?

Como melhorar a performance da sua empresa?

Assim como uma boa colheita depende da semeadura correta, empresas em geral também precisam preparar o terreno quando o objetivo é crescer. Nesse aspecto, e com base na experiência da Scoreplan apoiando o crescimento de grandes empresas, destacamos três componentes essenciais.

Desenvolva uma cultura de feedback

Para crescer como profissionais tivemos que aprender a estar abertos e receber críticas de maneira construtiva, ou seja, de modo que elas nos ajudassem a desenvolver pontos fracos, certo? Em empresas funciona da mesma forma; é preciso desenvolver um ambiente no qual as pessoas – colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros, sintam-se à vontade também para fazer críticas e não somente para dar elogios.

Esse ambiente se cria a partir do momento que você se dispõe a ouvir também – ao invés de só falar. E ouvir, sem ficar pensando em como você vai justificar o que está sendo colocado em pauta; ouvir, processar, analisar e agir – sendo que o “agir” pode ser justamente traçar um plano de melhoria ou ainda, justificar; já que nem todas as críticas devem ser levadas adiante, a questão central aqui é saber primeiro analisar – de modo imparcial.

Cultive um bom clima organizacional

Quando a comunicação é fluida, no sentido de ter uma cultura de feedback bem disseminada e por consequência transparência nos resultados, nasce confiança e, com isso, o clima organizacional como um todo melhora.

É claro, que um bom clima organizacional não depende só do fator comunicação, no entanto é mais de meio caminho andado, como costumamos dizer. A partir disso, a empresa já passa a ser um lugar em que os profissionais desejam permanecer.

Invista em novas tecnologias

Todos os nossos clientes entenderam o valor da tecnologia e tiveram bons resultados. Por isso, para melhorar a performance em seu negócio, não deixe de investir em sistemas e softwares de gestão. São eles que vão apoiar seus líderes em processos decisórios e levar sua empresa ao crescimento escalável.

Além disso, vale destacar que a tendência no Brasil é para novos investimentos em tecnologia. É o que diz o estudo Índice de Inteligência Empresarial 2019, da Zebra Technologies, publicado na revista Época. Segundo o levantamento, o total investido no ano passado por de US$ 6,4 bilhões, 45% a mais do que no ano anterior.

Como escolher o software ideal para o seu negócio?

Uma vez que o “terreno” esteja preparado, é hora de pesquisar no mercado por soluções que viabilizem uma nova fase de crescimento. É quando você precisará decidir por um software que seja capaz de atender às suas necessidades e que tenha a melhor relação custo-benefício. Veja o que fazer.

Identifique as necessidades da empresa

Sua empresa precisa controlar melhor o estoque? Está com dificuldades em definir ações e estratégias de marketing? Esses são alguns exemplos de possíveis necessidades a serem supridas antes de investir em tecnologia. Quais são as do seu negócio?

Avalie as funcionalidades

De pouca utilidade seria um software com apoio à gestão de estoque se sua empresa é focada na prestação de serviços. Portanto, antes de decidir, não deixe de certificar-se de que as funcionalidades do sistema são compatíveis com o seu nicho de atuação.

Solicite demonstrações do produto

Ninguém compra carro sem fazer um test-drive, não é? O mesmo se aplica no momento de adquirir um software que, antes de ser implementado, deve ser testado.

Quais são as funcionalidades do Scoreplan?

Veja quais são as principais funções e módulos do Scoreplan e como cada uma delas pode ajudar sua empresa a melhorar a performance. Confira.

Planejamento estratégico

Planejar e não executar é igual a perder tempo e, assim, não há empresa que saia do lugar. Quando se gasta tempo, não é possível a redução de custos, por isso, o software Scoreplan é projetado para tornar seu planejamento efetivo e não apenas uma bela apresentação em Powerpoint.

Gestão Orçamentária

Controlar fluxo de caixa e alinhar as finanças de modo que elas sejam mais previsíveis pode ser um trabalho penoso quando não se tem os recursos certos. Com o software Scoreplan, sua gestão orçamentária deixa de ser um peso, passando a ser mais leve, flexível e, acima de tudo, inteligente.

Indicadores 

Os Indicadores Chave de Performance (KPIs) podem se tornar mais um motivo para confundir a gestão quando não são compreendidos. A gente sabe disso e coloca à sua disposição um software em que a Hierarquia de Indicadores facilita a gestão por resultados e a identificar relações de causa e efeito ao lidar com os seus principais indicadores.

Plano de Ação

Outro desafio que ajudamos a solucionar é o alinhamento entre a estratégia e a ação. Com o apoio da plataforma Scoreplan, assim que as as ações são definidas, cada pessoa saberá o que precisa fazer, como precisa ser feito e o prazo para tal. Além disso, seus colaboradores passam a entender melhor os motivos por trás de cada atividade e os possíveis impactos de suas ações.

Gestão de Projetos

Quem quer melhorar a performance precisa conduzir projetos. Nesse caso, será necessário delegar funções, prever riscos, atribuir responsabilidades e atender a uma série de outras exigências. O Scoreplan permite que você faça tudo isso e, ainda melhor, pode ser controlado remotamente. Onde você estiver, seu projeto estará ao seu lado.

Análises & Diagnósticos

Você já deve ter pelo menos ouvido falar a respeito de ferramentas como a análise SWOT, certo? Ainda que ela possa ser utilizada sem a necessidade de um programa específico, com o Scoreplan sua empresa potencializa a utilidade dessa matriz fundamental. Ele ajuda, ainda, a estabelecer correlações entre cada ponto forte e fraco mapeado, ampliando a sua visão sobre o próprio negócio.

Então, agora que você já sabe o que fazer para melhorar a performance da sua empresa, que tal aproveitar seu tempo para fazer contato com a Scoreplan? Seja qual for o seu desafio, nós podemos ajudar a superá-lo!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.