Análise SWOT: entenda de uma vez!
A análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico que ajuda os gestores a identificar os pontos fortes e fracos de seus negócios, bem como quaisquer oportunidades e ameaças que possam existir em uma situação específica.
Uma análise SWOT é também é uma boa ferramenta para a estratégia geral de negócios e para usar como ponto de partida para discussões em equipe.
Sobre isso vamos conversar neste artigo.
Continue lendo para entender o que é análise SWOT e como usá-la na sua empresa!
O conceito de análise SWOT
Acrônimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), a análise SWOT, quando conduzida corretamente, pode ajudar a descobrir uma riqueza de informações e ser útil em várias situações.
Podemos resumir o conceito de análise SWOT como uma lista organizada dos maiores pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da sua empresa.
Uma análise SWOT é melhor conduzida por um grupo de pessoas com diferentes perspectivas e participações no negócio. Gestão, vendas, atendimento ao cliente e até mesmo clientes podem contribuir com uma visão válida. Além disso, o processo de análise SWOT é uma oportunidade para juntar sua equipe e encorajar sua participação e adesão à estratégia resultante da sua empresa.
Como fazer uma análise SWOT
Uma análise SWOT está longe de ser científica. Não há uma maneira objetiva de medir o quão bem ela é realizada. Depende da sua capacidade de observar e recordar fatores internos e externos que possam afetar sua empresa.
Tenha em mente: não se trata de fazer previsões precisas; também não se trata de saber o que planejar. Estamos falando de uma ferramenta, um meio, não um fim.
Veja, a seguir, três passos para a realização de uma análise SWOT:
Passo 1: Reúna as pessoas certas
Embora decisões importantes de negócios geralmente sejam feitas por fundadores e funcionários de nível superior, uma análise SWOT precisa de olhares multidisciplinares.
Passo 2: Organize uma sessão de brainstorming
Depois de montar sua equipe, organize uma sessão de brainstorming com todos os envolvidos. Você pode listar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças em conjunto (aplicável com pequenas equipes) ou pedir aos participantes que criem e enviem listas individualmente (no caso de equipes maiores).
Inclua tudo que aparece em cada categoria. Não se preocupe com a importância de cada observação nesta fase — a ideia é não perder nada.
Passo 3: Preencha as lacunas
Depois de esgotar as idéias de todos e apresentar quatro grandes listas, é hora de começar a preencher lacunas onde é necessária uma explicação adicional. Esta é uma oportunidade para você e sua equipe fazerem perguntas que determinarão a importância de cada item na lista — como você vai ver a seguir!
Usando uma matriz de análise SWOT
Uma matriz SWOT geralmente é representada como um quadrado dividido em quatro partes. Cada quadrante representa um elemento da análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades, ameaças).
A maneira mais fácil de começar a preencher cada parte do quadro é respondendo a uma série de perguntas. Use a lista abaixo para começar, com foco nas questões mais relevantes para sua empresa e situação atual:
Perguntas a considerar no quadro de Forças:
- O que sua empresa faz bem?
- Quais são as habilidades únicas da equipe?
- Qual conhecimento especializado ou especializado seu time tem?
- Qual experiência da empresa no mercado (inclusive comparando com a concorrência)?
- O que o seu negócio faz melhor do que seus concorrentes?
- Onde sua marca é mais lucrativa (produto, serviço?)?
Perguntas a considerar no quadro de Fraquezas:
- Em quais áreas é preciso melhorar?
- Quais recursos estão faltando?
- Que partes do seu negócio não são muito lucrativas?
- Onde seu time precisa de mais educação/capacitação e/ou experiência?
- O que custa muito tempo e/ou dinheiro para ser realizado?
Perguntas a serem consideradas no quadro de Oportunidades:
- Quais são os objetivos comerciais que você está trabalhando atualmente?
- Como é possível fazer mais com seus clientes já conquistados?
- Como você pode usar a tecnologia para melhorar sua empresa?
- Existem novos públicos-alvo que a marca tem potencial para alcançar?
- Existem produtos e serviços relacionados que oferecem uma oportunidade para sua empresa?
Perguntas a serem consideradas no quadro de Ameaças:
- Que obstáculos sua empresa enfrenta atualmente?
- Quais são os pontos fortes de seus maiores concorrentes?
- O que seus concorrentes estão fazendo que você não consegue fazer?
- O que está acontecendo na economia (regional ou nacional, conforme seu mercado de atuação)?
- O que está acontecendo no segmento em que sua empresa atua?
Usando dados compilados em uma análise SWOT
Uma das partes mais importantes da sua análise SWOT é usar os dados que você compilou para identificar novas estratégias e objetivos para sua empresa. Por exemplo, você pode:
- Criar um plano para aumentar seus pontos fortes ainda mais;
- Listar maneiras de trabalhar na construção de suas fraquezas;
- Definir metas para cada uma das oportunidades que identificou;
- Elaborar um plano para usar seus pontos fortes para diminuir as ameaças identificadas.
Em seguida, procure maneiras de combinar dados de quadrantes diferentes de maneiras ainda mais:
- Explore como você pode combinar seus pontos fortes e oportunidades para desenvolver novas estratégias;
- Tente combinar forças e ameaças para identificar as ameaças que pode eliminar;
- Veja suas fraquezas e oportunidades para criar uma lista de áreas prontas para melhorar;
- Faça uma lista de áreas para evitar que caia em debilidades e ameaças.
Depois de entender como compilar seus dados SWOT e encontrar maneiras de usá-lo estrategicamente, a análise SWOT será uma ferramenta que você pode usar uma e outra vez em sua empresa para explorar novas oportunidades e melhorar seu processo de tomada de decisão.
Que tal, você já faz análise SWOT? Gostou dos exemplos e das dicas que citamos neste texto? Deixe seu comentário!