Você sabe como montar uma árvore de indicadores?
Antes de montar uma árvore ou, hierarquia, de indicadores é essencial entender seu conceito. Usada para orientar as decisões de líderes e gestores, é uma ferramenta que se destaca por fornecer informações consistentes e relevantes.
Em um mercado altamente competitivo, ter soluções que fornecem informações para uma tomada de decisão ágil e certeira se tornou uma necessidade para qualquer negócio. Nesse contexto, o uso dos indicadores é uma forma inteligente de avaliar o desempenho e planejar melhor as ações.
O objetivo deste post é apresentar o conceito da árvore de indicadores e mostrar algumas dicas de como você pode fazer essa montagem de maneira eficaz. Continue lendo e veja como sua gestão pode ser melhorada com a ajuda de indicadores estruturados!
O que é uma árvore de indicadores?
A hierarquização dos indicadores de desempenho, é realizada por meio da árvore de indicadores. A ferramenta tem como objetivo relacionar de maneira mais adequada as causas e os efeitos produzidos por eles.
A disposição dos indicadores é definida de acordo com a categoria à qual pertencem. No geral, são direcionados a três grupos . É fundamental conhecê-los para que a hierarquização funcione corretamente. Veja, a seguir, cada uma dessas categorias.
Indicadores estratégicos
A função desses indicadores é fazer o alinhamento dos objetivos estratégicos da empresa, medindo o desempenho considerando períodos — mensal, trimestral, semestral ou anual — de modo que seja possível verificar se a performance do negócio está satisfatória e de acordo com os objetivos definidos.
Aqui, entram por exemplo indicadores como Receita e Lucratividade.
Indicadores táticos
Embora estejam mais próximos dos indicadores estratégicos, os táticos se caracterizam pela orientação e apontamento baseados em possibilidade e não em realidade — são mais analíticos e podem não oferecer respostas concretas.
Entretanto, com o uso de indicadores táticos é possível elaborar planos de ação com o objetivo de alcançar determinado resultado.
Um exemplo prático seria; o desempenho das vendas de uma determinada campanha – fazendo uma análise entre a receita prevista e a real.
Indicadores operacionais
O próprio nome sugere que se trata de indicadores práticos, usados na tomada de decisão, considerando execuções imediatas para prevenir ou corrigir processos e procedimentos de rotina.
São indicadores claros, que mostram exatamente o que deve ser feito, quando, como e por quem, para direcionar ações cotidianas. Para ter o efeito desejado, utilizam fórmulas com dados extraídos de diversas fontes, o que pode tornar sua gestão mais complexa.
Como montar uma árvore de indicadores?
Agora que você já sabe como se dividem os indicadores, já pode planejar a montagem da árvore da sua empresa. Para isso, é preciso antes mapear o que será mensurado e definir algumas diretrizes a fim de assegurar resultados mais precisos. Trouxemos algumas dicas de como você pode montar sua árvore de indicadores!
Tenha um Planejamento Estratégico
É essencial saber onde sua empresa deseja chegar, bem como o que será feito para alcançar esse objetivo. Com uma visão clara sobre a condução dos processos e a participação das pessoas nele, será mais fácil selecionar os indicadores e montar a hierarquia.
Para tanto, é preciso ter um planejamento estratégico, com objetivos e planos de ação definidos.
Acompanhe os Indicadores-chave
Mantenha o foco nos indicadores-chave, ou seja, aqueles que são considerados essenciais e possibilitam acompanhar melhor o desempenho de todas as estratégias criadas para o negócio.
Quem define a quantidade de indicadores é a gestão, em um trabalho conjunto com os profissionais envolvidos, tomando como base o que precisa ser mensurado para trazer os melhores resultados.
Os dados coletados, transformados em informações, ajudam na quantificação dos resultados, orientando para as ações de melhoria. Assim, as metas definidas são mais fáceis de serem cumpridas, apontando para os resultados almejados.
Tome o cuidado de utilizar indicadores que sejam objetivos e possam ser mensurados ou verificados com propriedade. Além disso, eles devem fazer sentido para o negócio.
Divulgue a árvore
Todas as pessoas que contribuem ou se relacionam com os resultados da empresa devem ter conhecimento sobre a árvore de indicadores e sua hierarquia. Desta forma entenderão o impacto de suas ações rotineiras e do seu empenho em cumprir metas, no futuro da empresa
A relação de hierarquia entre indicadores é fundamental
O que a árvore de indicadores faz é usar a representação hierárquica para facilitar o entendimento da relação estabelecida entre esses três níveis de indicadores. O topo relaciona os Indicadores de maior relevância, considerando as estratégias da empresa.
Em seguida, os indicadores são relacionados como táticos e operacionais, o que permite a visualização dos impactos provenientes da interação entre eles e como isso pode prejudicar ou beneficiar a empresa.
É importante salientar que cada empresa deverá estabelecer critérios e alvos de medição, de acordo com suas estratégias, objetivos, metas e realidade. O que vale para uma empresa pode não ser aplicável em outros negócios.
A árvore de indicadores é uma potente aliada da gestão, pois ajuda a definir critérios para gerir processos e pessoas e a identificar e atacar a causa raíz de resultados não satisfatórios. Uma gestão clara e transparente facilita a comunicação entre líderes e liderados e potencializa os resultados.
Como você percebeu neste artigo, a árvore de indicadores é indispensável à gestão estratégica eficiente. Portanto, saber como montar e utilizar essa ferramenta contribui significativamente para o sucesso do negócio.
Agora que você já sabe sobre a árvore de indicadores, o que acha de receber conteúdos atualizados diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter e conheça, em primeira mão, conteúdos relevantes sobre os mais diversos temas relacionados a gestão!