Como implementar CFR e OKR: estratégias eficazes para engajar sua equipe
Vamos ser sinceros: um dos maiores sonhos da gestão é promover o equilíbrio entre a motivação da equipe e os objetivos estratégicos das empresas. Afinal, a rotina se tornaria mais leve para as duas partes, sem falar no aumento da produtividade e na formação de uma cultura positiva. Mas, e se dissermos que existem duas metodologias que podem tornar isso possível? Eis o grande papel de CFR e OKR nas empresas.
Então, continue lendo para saber como implementar CFR e OKR, estratégias eficazes para engajar sua equipe e conectar colaboradores aos propósitos da organização. Neste artigo, vamos te mostrar como cada metodologia funciona e como os gestores podem uni-las para conquistar os melhores resultados! Vamos lá?
O que é CFR?
A sigla CFR abrange Conversas, Feedbacks e Reconhecimento, sendo uma estratégia eficaz para promover a comunicação transparente entre a gestão e sua equipe. Ela é pautada em três pilares que, juntos, promovem um ambiente saudável e de relações verdadeiras, priorizando o desenvolvimento dos colaboradores e o engajamento genuíno.
Para entender o que é CFR, precisamos saber que a grande chave está na proximidade da gestão, que se torna ainda mais presente e ativa na vida dos profissionais. Assim, é possível acompanhar os projetos, as conquistas, os desafios e as expectativas de crescimento de cada um, além de alinhá-las aos objetivos da empresa.
Conversas no CFR
Tudo começa nas conversas! Elas são a base do CFR e a oportunidade perfeita para estabelecer conexões duradouras entre os líderes e os colaboradores. Sendo assim, a frequência das conversas é o ponto alto para garantir que esse pilar seja efetivo.
Afinal, nossa intenção é criar um ambiente de troca, confiança e diálogo contínuo! Isso só acontece quando o profissional sente que a gestão realmente deseja acompanhar sua trajetória, ouvir suas ideias e entender suas necessidades dentro da empresa.
Na prática, as conversas no CFR podem ser formais, como as avaliações de desempenho. Porém, nós indicamos que você tente uma nova dinâmica, mais próxima e descontraída.
Alguns líderes optam pela conversa individual com o colaborador e outros preferem sessões de brainstorming em grupo! Se escolher a segunda opção, certifique-se que a equipe possui um bom relacionamento.
Feedback no CFR
O papel do feedback no CFR é, justamente, auxiliar na evolução do colaborador e permitir que ele conheça suas áreas de desenvolvimento na organização. Ou seja, este pilar existe para que o líder possa destacar as habilidades que o profissional já tem e auxiliar no desenvolvimento de novas competências.
Por isso, a gestão deve estar atenta às conquistas e aos desafios de cada integrante do time. A partir disso, é possível oferecer retornos sobre sua atuação na empresa e traçar caminhos para melhorar o que ainda não está 100%. Na prática, o ideal é sempre enfatizar o lado positivo e, aos poucos, dar orientações concretas sobre as áreas que precisam de maior desempenho.
Acima de tudo, a liderança deve entender que essa é uma via de mão dupla. Portanto, é extremamente positivo encorajar os colaboradores a também oferecerem seu feedback! Assim, fortalecemos ainda mais o vínculo entre a equipe e a gestão, despertando motivação e confiança na rotina profissional.
Reconhecimento no CFR
Se você quer uma equipe engajada e produtiva, nossa dica é: aposte no reconhecimento! Afinal, quem não gosta de ver seu esforço sendo valorizado e recebendo destaque pela liderança?
O reconhecimento no CFR funciona como um grande motivador para potencializar o desempenho dos times e a vontade individual de crescer na empresa. Na prática, existem diferentes formas de expressar o contentamento da gestão, como, por exemplo: elogios públicos, prêmios, bônus, programas de incentivo ou oportunidades de desenvolvimento.
Até mesmo uma simples reunião com a equipe, em que a gestão parabeniza o time por suas conquistas, pode ter resultados extremamente positivos. Tanto a produtividade quanto o clima organizacional saem ganhando com essa prática!
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O que é OKR?
A sigla, em inglês, significa “Objectives and Key Results”. Ou seja, a estratégia é utilizada para definir os objetivos de uma equipe e acompanhar seus resultados-chave! Ela é extremamente indicada nos momentos em que a gestão quer direcionar os esforços do time para um só lugar.
Além disso, é possível medir (de fato, em números) o progresso de demandas específicas, trazendo uma visão mais palpável para os líderes. Mas, o destaque vai para a construção de metas conjuntas, em que a equipe pode decidir o que deseja alcançar, conforme a orientação dos gestores.
Essa simples prática aumenta a produtividade, pois os colaboradores se sentem parte das metas e, naturalmente, surge a dedicação para que todas sejam alcançadas. Neste momento, a gestão assume o papel de impulsionar e estimular a criação de objetivos desafiadores e ambiciosos, mas atingíveis.
Para entender o que é OKR, precisamos lembrar que a estratégia consiste em ciclos. Esses ciclos variam conforme as necessidades da empresa, mas geralmente têm duração de três meses. Durante esse período, é essencial acompanhar o progresso dos resultados e revisar as metas com certa frequência, realizando ajustes sempre que necessário.
Objetivos no OKR
Os objetivos no OKR devem ser descritivos e motivadores. Eles cumprem o papel de direcionar os esforços da equipe e trazer uma visão ampla do que se deseja alcançar em determinado período de tempo. Além disso, devem ser estratégicos e de fácil entendimento, para que todos tenham a mesma interpretação. Confira o exemplo:
Objetivo: aumentar em 20% a felicidade dos clientes com nosso atendimento até o final do trimestre.
Resultados-chave no OKR
Já os resultados-chave no OKR funcionam como indicadores e medidas que mostram se o objetivo está sendo alcançado. Eles devem ser específicos e mensuráveis para que a equipe possa avaliar o sucesso das metas, além de pautar suas ações durante o ciclo.
Geralmente, estabelecemos de três a cinco resultados-chave por objetivo do OKR. Confira a continuidade do exemplo:
1: elevar de 4.0 para 4.5 a pontuação média de satisfação dos clientes na pesquisa trimestral.
2: reduzir de 24 horas para 12 horas o tempo médio de resposta do suporte.
3: aumentar em 20% a taxa de retenção dos clientes.
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Relação entre CFR e OKR
Você já deve ter percebido que as metodologias são complementares e aplicáveis simultaneamente. Afinal, enquanto uma busca estimular o engajamento dos colaboradores, a outra pode direcionar esses esforços para os objetivos estratégicos da organização.
Sendo assim, equipe e empresa podem encontrar uma sintonia para suas ambições, o que beneficia todos os envolvidos. Além, é claro, de tornar a rotina profissional muito mais leve e repleta de propósito, contribuindo para a retenção dos melhores talentos.
Para simplificar a relação entre CFR e OKR, vamos desmembrar e ligar os pilares de cada um? Assim, é possível visualizar como eles se relacionam na prática!
Conversas e objetivos
As conversas têm a intenção de acompanhar o profissional e promover a troca de ideias com a gestão. Por isso, é possível usar esse espaço para dialogar sobre a atuação específica do colaborador nos objetivos. Também vale ouvir sua experiência em relação ao OKR e mostrar como seu trabalho é essencial para conquistar os resultados conjuntos.
Além disso, é o momento ideal para que a liderança escute as dúvidas e se coloque à disposição caso surjam desafios pelo caminho. Desta forma, você será um verdadeiro aliado e pode evitar que as metas e prioridades se percam ao longo do ciclo de OKR.
Por fim, quando relacionamos conversas e objetivos, também precisamos manter a frequência de diálogo com cada membro do time. Assim, é possível garantir que todos estejam na mesma página, cientes do seu papel na totalidade da empresa!
Feedback e resultados-chave
Por isso, indicamos estar atento e fornecer feedbacks contínuos sobre o desempenho de cada um durante o período, orientando melhorias e novas abordagens, caso necessário. Também se torna mais fácil perceber se a atuação do profissional está gerando frutos, pois temos números e indicadores que mostram o progresso dos objetivos.
Mas, como já falamos antes, essa via deve ser de mão dupla! Sendo assim, o colaborador também deve ficar à vontade para dar seu feedback sobre o andamento do OKR, relatando obstáculos e sugerindo melhorias no processo.
Reconhecimento
Quando unimos CFR e OKR, sabemos exatamente quais são as conquistas do time e como reconhecer o papel de cada colaborador no atingimento das metas. Afinal, definimos juntos onde queríamos chegar e quais esforços seriam necessários para isso, alinhando a atuação individual e coletiva da equipe.
Por isso, quando algum profissional atua diretamente em um resultado-chave ou quando o time conquista um objetivo dentro do ciclo, é hora de dar destaque! Ver seu trabalho sendo útil para os objetivos da gestão e receber o devido reconhecimento por isso é essencial para elevar o engajamento. Além, é claro, de estimular a busca por novas conquistas.
Afinal, para que o modelo OKR dê certo, precisamos de pessoas comprometidas e isso é resultado da cultura de alto desempenho, estimulada pelo CFR.
Conclusão
Por fim, destacamos que a dupla CFR e OKR é responsável por promover a comunicação aberta e aumentar a produtividade na rotina das empresas. Essa combinação poderosa, se bem implementada, pode trazer resultados notáveis e definitivos para o sucesso da organização, despertando transparência e colaboração entre líderes e liderados.
Vale aplicar as metodologias aos poucos e entender como sua equipe se relaciona com as dinâmicas. Para facilitar algumas etapas, preparamos um PACK de OKR com materiais que vão fazer sua empresa alcançar os objetivos estratégicos! Baixe e comece a utilizar esse método que foi essencial para o crescimento de empresas como Google, Walmart, General Eletric e LinkedIn.