Como implementar CFR e OKR em estratégias eficazes para engajar sua equipe

Como implementar CFR e OKR: estratégias eficazes para engajar sua equipe

Vamos ser sinceros: um dos maiores sonhos da gestão é promover o equilíbrio entre a motivação da equipe e os objetivos estratégicos das empresas. Afinal, a rotina se tornaria mais leve para as duas partes, sem falar no aumento da produtividade e na formação de uma cultura positiva. Mas, e se dissermos que existem duas metodologias que podem tornar isso possível? Eis o grande papel de CFR e OKR nas empresas.

Então, continue lendo para saber como implementar CFR e OKR, estratégias eficazes para engajar sua equipe e conectar colaboradores aos propósitos da organização. Neste artigo, vamos te mostrar como cada metodologia funciona e como os gestores podem uni-las para conquistar os melhores resultados! Vamos lá? 

O que é CFR?

A sigla CFR abrange Conversas, Feedbacks e Reconhecimento, sendo uma estratégia eficaz para promover a comunicação transparente entre a gestão e sua equipe. Ela é pautada em três pilares que, juntos, promovem um ambiente saudável e de relações verdadeiras, priorizando o desenvolvimento dos colaboradores e o engajamento genuíno.

o que é CFR? conversas, feedbacks e reconhecimento

Para entender o que é CFR, precisamos saber que a grande chave está na proximidade da gestão, que se torna ainda mais presente e ativa na vida dos profissionais. Assim, é possível acompanhar os projetos, as conquistas, os desafios e as expectativas de crescimento de cada um, além de alinhá-las aos objetivos da empresa.

Conversas no CFR

Tudo começa nas conversas! Elas são a base do CFR e a oportunidade perfeita para estabelecer conexões duradouras entre os líderes e os colaboradores. Sendo assim, a frequência das conversas é o ponto alto para garantir que esse pilar seja efetivo.

Afinal, nossa intenção é criar um ambiente de troca, confiança e diálogo contínuo! Isso só acontece quando o profissional sente que a gestão realmente deseja acompanhar sua trajetória, ouvir suas ideias e entender suas necessidades dentro da empresa.

as conversas são a base do CFR

Na prática, as conversas no CFR podem ser formais, como as avaliações de desempenho. Porém, nós indicamos que você tente uma nova dinâmica, mais próxima e descontraída.

Alguns líderes optam pela conversa individual com o colaborador e outros preferem sessões de brainstorming em grupo! Se escolher a segunda opção, certifique-se que a equipe possui um bom relacionamento.

Feedback no CFR

O papel do feedback no CFR é, justamente, auxiliar na evolução do colaborador e permitir que ele conheça suas áreas de desenvolvimento na organização. Ou seja, este pilar existe para que o líder possa destacar as habilidades que o profissional já tem e auxiliar no desenvolvimento de novas competências.

Por isso, a gestão deve estar atenta às conquistas e aos desafios de cada integrante do time. A partir disso, é possível oferecer retornos sobre sua atuação na empresa e traçar caminhos para melhorar o que ainda não está 100%.  Na prática, o ideal é  sempre enfatizar o lado positivo e, aos poucos, dar orientações concretas sobre as áreas que precisam de maior desempenho.

Acima de tudo, a liderança deve entender que essa é uma via de mão dupla. Portanto, é extremamente positivo encorajar os colaboradores a também oferecerem seu feedback! Assim, fortalecemos ainda mais o vínculo entre a equipe e a gestão, despertando motivação e confiança na rotina profissional.

Reconhecimento no CFR

 Se você quer uma equipe engajada e produtiva, nossa dica é: aposte no reconhecimento! Afinal, quem não gosta de ver seu esforço sendo valorizado e recebendo destaque pela liderança?

O reconhecimento no CFR funciona como um grande motivador para potencializar o desempenho dos times e a vontade individual de crescer na empresa. Na prática, existem diferentes formas de expressar o contentamento da gestão, como, por exemplo: elogios públicos, prêmios, bônus, programas de incentivo ou oportunidades de desenvolvimento.

Até mesmo uma simples reunião com a equipe, em que a gestão parabeniza o time por suas conquistas, pode ter resultados extremamente positivos. Tanto a produtividade quanto o clima organizacional saem ganhando com essa prática!

reconhecimento fortalece o vínculo entre equipe e gestão

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O que é OKR?

A sigla, em inglês, significa “Objectives and Key Results”. Ou seja, a estratégia é utilizada para definir os objetivos de uma equipe e acompanhar seus resultados-chave! Ela é extremamente indicada nos momentos em que a gestão quer direcionar os esforços do time para um só lugar.

Além disso, é possível medir (de fato, em números) o progresso de demandas específicas, trazendo uma visão mais palpável para os líderes. Mas, o destaque vai para a construção de metas conjuntas, em que a equipe pode decidir o que deseja alcançar, conforme a orientação dos gestores.

Essa simples prática aumenta a produtividade, pois os colaboradores se sentem parte das metas e, naturalmente, surge a dedicação para que todas sejam alcançadas. Neste momento, a gestão assume o papel de impulsionar e estimular a criação de objetivos desafiadores e ambiciosos, mas atingíveis.

Para entender o que é OKR, precisamos lembrar que a estratégia consiste em ciclos. Esses ciclos variam conforme as necessidades da empresa, mas geralmente têm duração de três meses. Durante esse período, é essencial acompanhar o progresso dos resultados e revisar as metas com certa frequência, realizando ajustes sempre que necessário.

Objetivos no OKR

Os objetivos no OKR devem ser descritivos e motivadores. Eles cumprem o papel de direcionar os esforços da equipe e trazer uma visão ampla do que se deseja alcançar em determinado período de tempo. Além disso, devem ser estratégicos e de fácil entendimento, para que todos tenham a mesma interpretação. Confira o exemplo:

Objetivo: aumentar em 20% a felicidade dos clientes com nosso atendimento até o final do trimestre.

objetivos no OKR é uma estratégia utilizada para definir objetivos da equipe

Resultados-chave no OKR

Já os resultados-chave no OKR funcionam como indicadores e medidas que mostram se o objetivo está sendo alcançado. Eles devem ser específicos e mensuráveis para que a equipe possa avaliar o sucesso das metas, além de pautar suas ações durante o ciclo.

Geralmente, estabelecemos de três a cinco resultados-chave por objetivo do OKR. Confira a continuidade do exemplo:

1: elevar de 4.0 para 4.5 a pontuação média de satisfação dos clientes na pesquisa trimestral.

2: reduzir de 24 horas para 12 horas o tempo médio de resposta do suporte.

3: aumentar em 20% a taxa de retenção dos clientes.

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Relação entre CFR e OKR

relação entre conversas, feedbacks, reconhecimento e OKR?

Você já deve ter percebido que as metodologias são complementares e aplicáveis simultaneamente. Afinal, enquanto uma busca estimular o engajamento dos colaboradores, a outra pode direcionar esses esforços para os objetivos estratégicos da organização.

Sendo assim, equipe e empresa podem encontrar uma sintonia para suas ambições, o que beneficia todos os envolvidos. Além, é claro, de tornar a rotina profissional muito mais leve e repleta de propósito, contribuindo para a retenção dos melhores talentos.

Para simplificar a relação entre CFR e OKR, vamos desmembrar e ligar os pilares de cada um? Assim, é possível visualizar como eles se relacionam na prática!

Conversas e objetivos

As conversas têm a intenção de acompanhar o profissional e promover a troca de ideias com a gestão. Por isso, é possível usar esse espaço para dialogar sobre a atuação específica do colaborador nos objetivos. Também vale ouvir sua experiência em relação ao OKR e mostrar como seu trabalho é essencial para conquistar os resultados conjuntos.

Além disso, é o momento ideal para que a liderança escute as dúvidas e se coloque à disposição caso surjam desafios pelo caminho. Desta forma, você será um verdadeiro aliado e pode evitar que as metas e prioridades se percam ao longo do ciclo de OKR.

Por fim, quando relacionamos conversas e objetivos, também precisamos manter a frequência de diálogo com cada membro do time. Assim, é possível garantir que todos estejam na mesma página, cientes do seu papel na totalidade da empresa!

Feedback e resultados-chave

usar feedback e resultados-chave pode salvar o seu ciclo de OKr

Por isso, indicamos estar atento e fornecer feedbacks contínuos sobre o desempenho de cada um durante o período, orientando melhorias e novas abordagens, caso necessário. Também se torna mais fácil perceber se a atuação do profissional está gerando frutos, pois temos números e indicadores que mostram o progresso dos objetivos. 

Mas, como já falamos antes, essa via deve ser de mão dupla! Sendo assim, o colaborador também deve ficar à vontade para dar seu feedback sobre o andamento do OKR, relatando obstáculos e sugerindo melhorias no processo.

Reconhecimento

Quando unimos CFR e OKR, sabemos exatamente quais são as conquistas do time e como reconhecer o papel de cada colaborador no atingimento das metas. Afinal, definimos juntos onde queríamos chegar e quais esforços seriam necessários para isso, alinhando a atuação individual e coletiva da equipe.

Por isso, quando algum profissional atua diretamente em um resultado-chave ou quando o time conquista um objetivo dentro do ciclo, é hora de dar destaque! Ver seu trabalho sendo útil para os objetivos da gestão e receber o devido reconhecimento por isso é essencial para elevar o engajamento. Além, é claro, de estimular a busca por novas conquistas.

como CFR e OKR podem andar juntas?

Afinal, para que o modelo OKR dê certo, precisamos de pessoas comprometidas e isso é resultado da cultura de alto desempenho, estimulada pelo CFR.

Conclusão

Por fim, destacamos que a dupla CFR e OKR é responsável por promover a comunicação aberta e aumentar a produtividade na rotina das empresas. Essa combinação poderosa, se bem implementada, pode trazer resultados notáveis e definitivos para o sucesso da organização, despertando transparência e colaboração entre líderes e liderados.

Vale aplicar as metodologias aos poucos e entender como sua equipe se relaciona com as dinâmicas. Para facilitar algumas etapas, preparamos um PACK de OKR com materiais que vão fazer sua empresa alcançar os objetivos estratégicos! Baixe e comece a utilizar esse método que foi essencial para o crescimento de empresas como Google, Walmart, General Eletric e LinkedIn.

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